Regras para Planeswalker

garrukOs planeswalkers são poderosos aliados que você pode convocar para lutar ao seu lado. Mas como eles funcionam?

Os cards de planeswalker são embaralhados no seu deck no início do jogo, como qualquer outro card. Você só pode jogar um planeswalker no momento em que puder jogar um feitiço. Um planeswalker é uma permanente, portanto, quando uma mágica de planeswalker que você controla é resolvida, ela entra em jogo sob seu controle. (Observe que os planeswalkers não são criaturas.)

Cada planeswalker tem um subtipo. Por exemplo, Sarkhan Vol diz “Planeswalker — Sarkhan” em sua linha de tipo. Se dois ou mais planeswalkers que têm um subtipo em comum estiverem em jogo, eles serão colocados nos cemitérios de seus donos.

O número no canto inferior direito do card de planeswalker é a sua “lealdade”. Ele entra em jogo com aquela quantidade de marcadores de lealdade. Se estiver em jogo sem nenhum marcador de lealdade, ele será colocado no cemitério de seu dono.

.

Habilidades de planeswalker

Cada planeswalker tem uma quantidade de habilidades ativadas. Você só pode jogar uma dessas habilidades no momento em que puder jogar um feitiço, e somente se nenhuma das habilidades do planeswalker tiver sido jogada naquele turno.

O custo para jogar uma habilidade de planeswalker é adicionar ou remover uma determinada quantidade de marcadores de lealdade dele. Por exemplo, o símbolo significa “Coloque um marcador de lealdade neste planeswalker”, e o símbolo significa “Remova três marcadores de lealdade deste planeswalker.” Você não pode jogar uma habilidade com custo de lealdade negativo a menos que o planeswalker tenha no mínimo aquela quantidade de marcadores de lealdade.

Lutando com um planeswalker

Os planeswalkers podem ser atacados. Quando declara criaturas atacantes, você decide se cada um ataca o seu oponente ou um planeswalker que aquele oponente controla. Seu oponente pode bloquear normalmente, independentemente do que cada criatura está atacando. Se uma criatura causa dano de combate a um planeswalker, aquela quantidade de marcadores de lealdade é removida dele.

Outras fontes podem causar dano aos planeswalkers. Se uma mágica ou habilidade que você controla causaria dano a um oponente, em vez disso, você pode fazer com que ela cause dano a um planeswalker que aquele oponente controla. Portanto, embora não possa usar um planeswalker como alvo de Choque, você pode fazer com que o Choque que tem seu oponente como alvo cause 2 pontos de dano a um dos planeswalkers dele, em vez de ao jogador. Você não pode dividir o dano de uma fonte entre um jogador e um planeswalker. O dano causado a um planeswalker resulta naquela quantidade de marcadores de lealdade removida dele.

Fonte: Devir Livraria
About these ads

36 pensamentos sobre “Regras para Planeswalker

  1. “Cada planeswalker tem um subtipo. Por exemplo, Sarkhan Vol diz “Planeswalker — Sarkhan” em sua linha de tipo. Se dois ou mais planeswalkers que têm um subtipo em comum estiverem em jogo, eles serão colocados nos cemitérios de seus donos.”

    tah errado isso

    a propria wizard enviou folhetos na época que os planeswalker foram lançados , e tem nas regras atuais : não é permitido mais um de planeswalker em campo , não interessa o “sub-tipo”
    eu não posso baixar um planeswalker vermelho e outro azul , apenas um dos dois podem ficar em campo, do mesmo geito q se o oponente tiver um planeswalker qdo eu jogar um , o dele eh destruido , e vice-versa

  2. Essas putaria q fode o jogo , q merda essas Planeswalker :/ , num sei como funfa , mais cade a força e a defeza do bichano ?????

  3. e se eu usa uma mágica que ganha vida ou posso direciona “essa quantidade” pro planinalta?

  4. e se eu usa uma mágica que ganha vida EU posso direciona “essa quantidade” pro planinalta??***

    ESCREVI ERRADO NA ANTERIOR ^^

  5. Gente, observem que eles entram com numeros de MARCADORES !!!!!!!!!!!!
    espero ter ajudado …

  6. minha duvida é a seguinte o texto a acima diz que: +1 “Coloque um marcador de lealdade neste planeswalker”, então quantas vezes se pode colocar um marcador de lealdade durante um turno???

  7. Ele coloca +X marcadores de acordo com a habilidade, porém ele só pode usar uma habilidade por turno, ou melhor dizend ele só pode usar habilidade uma vez por turno. NÃO, VC NÃO PODE USAR MAGICAS QUE DÃO VIDA PARA UM PLANESWALKER… afinal ele é contado por marcador de lealdade.

    Cada jogador pode ter 1 planeswalker em campo e não um único planeswalker no campo…. Indiferente do Tipo apenas 1 PW por player.

  8. pode colocar equipamentos nos planes tipo artefato manto ou vc vontrola a permanente encantada
    e tmb podemos destrui ela com terror ??

  9. mais uma coisa abilidade de proliferar eu posso visa ela a um planeswalk???

  10. A regra do subtipo continua valendo sim,está no site da wizards of the coast e se encontra em ingles,mas diz q só é destruído o PW q possuir o mesmo tipo de outro que vc controla,ou seja,vc pode possuir dois PWs em jogo ded que não sejam do mesmo subtipo.

  11. pelo amor de deus… como eu faço pra por um marcador de lealdade em um planeswalker?

  12. @DEVILROCKER: Como vc coloca os marcadores de lealdade vai depender de cada Planeswalker.

    Todos eles iniciam o jogo com o valor apresentado no canto inferior esquerdo da carta.

    No caso do Garruk para colocar mais marcadores de lealdade sobre ele durante o jogo é necessário desvirar dois terrenos. Removendo tres marcadores você em jogo uma ficha de criatura 3/3.

    Espero ter ajudado, se as existir mais duvida pode perguntar.

  13. [ No caso do Garruk para colocar mais marcadores de lealdade sobre ele durante o jogo é necessário desvirar dois terrenos. Removendo tres marcadores você em jogo uma ficha de criatura 3/3.

    Espero ter ajudado, se as existir mais duvida pode perguntar. ]

    acho que se vc subir um marcador dele vc desvira dois terrenos e nao desvirando dois terrenos vc sobe um marcador…e outra é -1 coloca uma ficha 3/3 e -4: As criaturas que você controla recebem +3/+3 e ganham atropelar até o final do turno.

    acho que é isso !!!

  14. “Se uma mágica ou habilidade que você controla causaria dano a um oponente, em vez disso, você pode fazer com que ela cause dano a um planeswalker que aquele oponente controla. Portanto, embora não possa usar um planeswalker como alvo de Choque, você pode fazer com que o Choque que tem seu oponente como alvo cause 2 pontos de dano a um dos planeswalkers dele, em vez de ao jogador.”

    Isso não faz sentido. Se eu quero que o dano seja causado ao planeswalker, como ele não pode ser alvo da mágica ou habilidade? Não vai fazer diferença eu declarar o jogador ou planeswalker como alvo, se no final, o planeswaler é o alvo…

  15. Aparecido, na verdade faz sentido sim, tudo em Magic é detalhado desta maneira pra não haver confusão, provavelmente deve ser algo relacionado às regras, e querendo ou não isso o deixa mais forte.
    Por exemplo, se você tiver manto então seu Planinauta não pode ter um Raio redirecionado a ele, justamente porque você não pode ser alvo, tá vendo como faz toda a diferença?

  16. @gelcila

    …Mas como que o jogador consegue ter manto??? Manto não vai somente para as criaturas, se não, qual carta faz isso?

    …Dúvida! – O que significa “em qualquer momento em que puder jogar um feitiço”
    Quais são esses momentos durante o jogo.

    Valeu!!!

  17. Eu posso reanimar um planeswalker?? como eu posso recuperar ele caso tenha sido destruido??

  18. joao disse:
    18/05/2011 às 08:12
    @gelcila

    …Mas como que o jogador consegue ter manto??? Manto não vai somente para as criaturas, se não, qual carta faz isso?

    …Dúvida! – O que significa “em qualquer momento em que puder jogar um feitiço”
    Quais são esses momentos durante o jogo.

    Valeu!!!
    ———————————————————————————

    Cara pelo que eu conheço manto vai em apenas criaturas, pq n tem como um jogador levar manto sendo q isso eh q não pode ser alvo de magicas e nem habilidades, se pudesse isso o jogador seria indestrutivel…

    Qualquer momento que possa jogar um feitiço eh logo apos vc ter passado sua fase de compra e desvirado os terrenos e antes de vc declarar ataque com as criaturas… esse eh o momento que poderá lançar um feitiço

    espero ter solucionado sua duvida, e caso eu tenha errado em algo por favor me corrijam!

  19. Venom disse:
    18/05/2011 às 09:58

    “Cara pelo que eu conheço manto vai em apenas criaturas, pq n tem como um jogador levar manto sendo q isso eh q não pode ser alvo de magicas e nem habilidades, se pudesse isso o jogador seria indestrutivel…”

    existe sim pelo menos uma carta q da manto pro jogador, um encantamento branco chamada ” Mascara de Marfim ” porem é antiga, mas de certa forma da ” manto” pro jogador.

  20. bons termpos até a 5 edição.. sem essa putaria de indestrutivel, o oponente não ganha e vc não perde.. vc não pode me matar.. vc é invencivel.. equipamento.. essas merdas ferraram com o MTG

  21. (Me corrijam caso esteja errado)
    Pelo que entendi, os PW são como jogadores. Qualquer habilidade ou mágica que possa ser direcionada a um jogador poderá ser direcionada a um PW. Evidentemente você deve usar o bom senso: não adianta você fazer o PW como alvo de uma mágica que diga ”O jogador alvo descarta uma carta” ou ” olhe a mão do jogador alvo” porque os PW não possuem cartas para jogar. Eles são um suporte ao jogador.
    Contudo me surgiu uma dúvida: Foi dito que ”se você tiver manto então seu Planinauta não pode ter um Raio redirecionado a ele, justamente porque você não pode ser alvo”, mas isso não parece fazer sentido, uma vez que o PW é um outro jogador. Então caso a carta diga: ”O jogador alvo não pode ser alvo de mágicas e habilidades controladas pelo seu oponente” você deverá direcionar ou a você ou ao PW.
    Não seria isso? Caso não, tente explicar a seguinte situação:
    Imagine que eu tenha em campo Liliana Vess e jogue a carta linha de força da Santidade. O encantamento diz que eu não posso ser alvo de mágicas ou habilidades controladas pelo meu oponente, logo meu PW também não poderá ser alvo de um Raio?

  22. Posso atacar com o meu planeswalker?
    Se um opnete me atacar com as criaturas dele, eu posso defender com o meu planeswalker?

  23. Estão esquecendo do True Believer. Relançou na décima edição. O texto diz: “Você não pode ser alvo de mágicas ou habilidades”

  24. O testo diz que “você” não pode ser alvo.
    Para usar no planeswalker teria que dizer “o jogador alvo”

  25. Pessoal existe a Mascara Imperial que também impede que o jogador não seja alvo de magicas ou habilidades, agora se isso afeta o PW também ja é outra historia xD.

  26. tenho uma duvida… se puderem me ajudar! então se dois Planeswalker idênticos estiverem em campo vão para o cemitério, mesmo que esse segundo for apenas outro card que por conta de uma habilidade se transformou neste planeswalker?

  27. Aew aconteceu algo comigo jogando mas eu nao sei se meu oponente tava certo ou se me passou a perna eu o ataquei com 4 criaturas com atropelar ai ele simplesmente desviou todo o dano para o PW q ele controlava daria uns 12 de dano nele (o que acabaria com os pontos de vida dele) o PW dele devia ter no maximo 3 pontos de lealdade.
    Isso pode msm?

  28. Gostaria de saber se quando eu direciono o meu ataque em diretamente nos pontos de vida do oponente o mesmo pode redirecionar todo o dano para o planinauta? Tpw eu ataco ele com 6 goblins e 3 deles passam e eu escolho ir direto nos PVs dele…então ele diz que “pode” fazer com que todas as minhas criaturas atacantes causem dano apenas no planinauta…isto está correto?

  29. Claro que o jogador pode ter manto, por ex: o adepto da verdade que da manto ao controlador http://www.magicjebb.com.br/site/busca.php?nome=Adepto+da+Verdade

    para colocar marcador no PW é sempre no inicio de sua manutenção, para remover marcador vc pode fazer isso antes da faze de combate e depois que a faze de combate terminar, mas nunca em resposta e nunca em um turno que não seja o seu, a menos que vc tenha alguma carta que lhe permite fazer isso, mas não conheço nehuma até o momento.

  30. Como assim não pode targetar um planeswalker mas posso direcionar o dano da magica conjurada no qual o jogador oponente e o alvo? …

    Portanto, embora não possa usar um planeswalker como alvo de Choque, você pode fazer com que o Choque que tem seu oponente como alvo cause 2 pontos de dano a um dos planeswalkers dele, em vez de ao jogador

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s