Texto de estréia

2d6 – qual resultado vai dar?

Tadaima¹!!!Bem-Vindos^^~

Chamo-me Alex. Alex Cervantes (na verdade Pongitori, mas como aqui a gente usa codinome no lugar do sobrenome… 8D~), aos que não me conhecem, morei até meus 18 anos na terrinha, já joguei MUITO RPG com a maioria dos caras que circulam por aqui e pra eles, dispenso apresentações, aos demais espero ter o prazer de rolarmos muitos dados ainda… ^^~

Quando você joga um dado de 20 lados você tem, óbvias, 20 variáveis. A probabilidade de que saia o número ‘7’, aqui meramente ilustrando o exemplo, é de 1 para 20, ou seja, você tem 5% de chances de que o tal do ‘7’ seja o número que vai sair da rolagem.

É a partir dessa lógica que surgiu a idéia do Aleatoriedades… de forma tão caótica quanto o convite, foi o ‘sim’, a criação do nome, do conceito, da introdução e de toda a proposta… Pq não existe NADA melhor que um bom Guerreiro Caótico de D&D… pra que você possa fazer O QUE BEM ENTENDER… \o/

Então não esperem nada óbvio, aliás, não esperem nada… ^^’

Nem mesmo que a coluna seja atualizada no dia que eu prometer… ;D~

Mas juro que vou tentar, a princípio, fazê-la semanalmente.

E pra dar início à coluna bombando… Vou logo chutando o pau da barraca!! Permitam-me falar de um tema batido, sim tá todo mundo comentando do tal do SANA, e é isso que eu farei hoje, só que vou apresentá-lo numa outra ótica.

Contagem regressiva para o SANA ‘8’, não é mesmo?! O meio otaku/ rpgista/ magician2 e afins está em polvorosa aguardando o MAIOR evento do gênero do Norte/Nordeste. Sem dúvidas até aí?! Mas… Como eu não sou nenhum otário, vou apresentar aqui alguns pontos, a mim, um tanto quanto ‘obscuros’ do evento.

Entendam bem antes de tudo. Sou estudante de Turismo pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, me formo nesse ano. Algumas das disciplinas que constam na minha grade curricular são ‘Administração de Eventos’ e ‘Marketing’, portanto tenho procedência para fazer o que farei a seguir.

UM EVENTO FEITO POR NÓS – O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de julho próximos, e sequer, a programação está fechada, isso mostra o quão organizado eles são. Mas tendo em vista os anos anteriores teremos exibições de Animes (claramente baixados pela internet), exibições de AMVs3 (‘nós’ os produzimos e os inscrevemos para que sejam exibidos), apresentações de Cosplayers (‘nós’ temos todo o custo para montá-lo e não recebemos nenhum apoio da organização?!), entre outros, sendo assim grande parte do que é exibido no evento está disponível na internet em Fansubs4 e/ou não gera quase nenhum custo à organização, até as pessoas da organização não recebem nada para estarem alí.

O MAIS DO MESMO – Quantas vezes iremos ao Sana e veremos animes e mais animes, apresentações de gente que dubla anime (sendo que a GRANDE maioria dos otakus ODEIA dublagem), veremos os mesmos torneios de Magic/ Pokémon, participaremos de mais quantas mesas de RPG?? E quanto às novidades?? E quanto inovar para o público?? Quanto à arriscar coisas que nunca foram feitas com medo de ‘errar’?? O evento cresceu fato!! Em 2001 foram cerca de 240 pessoas reunidas num pequeno auditório da Unifor. Em 2007, na sua sétima edição, aproximadamente 32 mil pessoas circularam pelos diversos espaços do Centro de Convenções de Fortaleza.

Todos os eventos de Anime de que eu tenho notícia seguem essa linha de raciocínio: animes + AMVs + cosplayers + apresentações. Mas parece que só aqui eles se guiam pela premissa de que “time que tá bom não meche”.

Entre muitas coisas que eu poderia citar como pontos fracos da organização as principais seriam criatividade e audácia.

Em termos técnicos o evento é porcamente planejado e executado. E não me venham tentar justificar que é um evento de fãs para fãs. Já não é mais. O evento cresceu muito nesses 7 anos, hoje existe, inclusive, uma fundação que surgiu por conta do crescimento do evento. Sendo assim, dinheiro público circula pelos salões do SANA. O evento já tem condições de se sustentar com recursos próprios, pq não investir numa produtora de eventos para profissionalizar algo que é feito por amadores (enquanto isso as pessoas que hoje o ‘montam’ poderia dar suporte de ‘conteúdo’)?? Eu não me atrevo a dizer o motivo pois estaria fazendo acusações sérias. Basta que vcs vejam o porte dos Patrocínios5 (que, diferente dos Apoios6, investem no evento com dinheiro). O SANA é conceituado e só continua a existir no formato atual pela demanda, gigantesca, interessada na temática do evento. Público esse que não é exigente e é sedenta por qualquer coisa relacionada, e digo, sem dúvida de estar sendo omisso, burra, não no sentido de ofender, mas burra por não exigir qualidade crescente compatível com o crescimento do próprio evento.

Entendam-me, eu GOSTO do SANA (embora não pareça… ^^’ ). Eu iria pro evento caso estivesse em Fortaleza no período. Apenas tenho uma visão crítica do mesmo. Agradeço ao empenho de, quase, todos que dispõem de seu tempo para fazê-lo acontecer sem sequer receberem nada por isso. Tenho dúvidas quanto a ‘boa intenção’ de outros. SENDO EU, faria diferente.

Alguém aqui sabe o que é um Taikô??

…ou um Matsuri??

São atividades muito comuns em outros eventos por aí. Mas aqui, sabe-se Deus quando vcs terão a chance de presenciar uma apresentação desse tipo no que depender do SANA. E olha que eu já fiz algumas recomendações nesse sentido à organização.

Que preferiram afimar apenas ‘não terem recursos’,e preferem trazer Akira’s Kushida’s e Kouji’s Wada’s da vida, não que suas presenças não abrilhantem o evento, mas é trocar 6 por meia dúzia.

Finalizando. É louvável tudo que foi conquistado pelo SANA, graças a ele Fortaleza desponta no cenário dos eventos para esse público. Mas minha grande insatisfação é quanto a não-profissionalização do evento.

Gomen Nasai7 por qualquer coisa… ^^’

E façam suas apostas para a próxima coluna!! Prometo estar menos ácido… =P

Gômen Arigatô8!! Pela atenção… ^^~ Espero que tenham gostado!! \o/

Iterashai9!!

*reverência*

Itekimasu10!!

1 Quando se chega em algum lugar (jap.);

2 Termo que eu vou ficar usando para me referir aos jogadores de Magic, bem como Rpgista está para jogadores de RPG;

3 Anime Music Vídeo (ing.), Vídeo Musical de Anime (port.);

4 Grupos de fãs que legendam animes para diversas línguas e os disponibilizam na internet gratuitamente;

5 Ajuda o evento com dinheiro;

6 Ajuda o evento com os serviços aos quais se presta, uma gráfica, por exemplo, poderia imprimir os folders do evento como forma de ajudá-lo;

7 Perdão (jap.);

8 Muito Obrigado (jap.);

9 Voltem em breve (jap.);

10 Estou saindo (jap.).

O que achou desse post?

