Um episódio muito louco…

Faz tempo que seriados estadunidenses são exibidos em terras tupiniquins (que eu adoro, diga-se de passagem), mas um problema sempre assolou nossas emissoras: vale a pena manter o nome original, mesmo que exija uma “interpretação lingüística”?A solução, claro, foi criar títulos (ou subtítulos, mantendo o nome original) em português. Eles devem resumir a série e ainda ser comercialmente viáveis. Uma tarefa e tanto.

Claro que alguns casos são exemplos de como se pode errar a mão…

Poderíamos ficar conversando dias e dias sobre esse assunto, porém separei alguns que chamaram mais a atenção de alguns telespectadores brasileiros. Vamos a eles…

ALF O ETEIMOSO

Um alienígena estranho com uma família tradicional americana. Uma comédia bacana, um boneco bem articulado, mas como vender isso aqui, se o nome do seriado é o nome do ET? Ôpa… ET! Um trocadilho bacana com “ET”? “É Teimoso”! Uau, hein.

Não precisei de muito esforço para ver que foi uma idéia infeliz.

SMALLVILLE, AS AVENTURAS DO SUPERBOY

Esse é um título que ainda pode dar problema. Criado para todos identificarem (afinal, o que seria Smallville?) e para fazer uma ligação com Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman, esse subtítulo se tornou perigoso a partir do momento em que as famílias dos criadores do Super estão processando a DC, dona do herói, por direitos autorais do nome “Superboy”. Por conta disso, o Superboy atual dos quadrinhos já foi morto. E esse título?

UM MALUCO NO PEDAÇO

Como vocês notarão nessa lista, o SBT é campeão de títulos “incríveis”.

Um Maluco no Pedaço é estrelado por um jovem Will Smith, que ainda era um rapper iniciante que usava como nome artístico o codinome Fresh Prince. Como na história ele se muda para Bel-Air, nada mais natural que a série se chamar Fresh Prince of Bel-Air. Mas como explicar isso? Mais fácil estereotipar as atitudes de Smith e colocar uma gíria para parecer descolado…

PUNKY – A LEVADA DA BRECA

Punky Brewster é uma série que conta a triste história de Punky, abandonada pelos pais, que acaba sendo encontrada por um velhinho que era bravo, mas acabou derretendo e ficando bonzinho.
Lindo.

E O QUE “A LEVADA DA BRECA” TEM A VER COM ISSO?!?

Punky aprontava? Sim. Mas “levada” chega a ter uma conotação de criança mal-educada, coisa que Punky raramente era. E “breca” foi a gíria que encontraram na época? Espero que não, já que existe um filme chamado A Levada da Breca. De 1938.

VIDA DE ARTISTA

Existiu um seriado chamado Friends. Após seu final, os produtores seguiram com um personagem, Joey. Por conta do sucesso de Friends, o nome Joey foi suficiente para chamar a atenção do público. Infelizmente, isso não salvou a série na segunda temporada.

O SBT comprou Friends e começou a passar em seus horários malucos. Antes mesmo de seu final, comprou Joey e decidiu passar numa faixa noturna que chamou de – prepare-se – “Ataque de Risos”.

Porém, a série perdeu o chamativo (o nome) quando foi rebatizada de Vida de Artista. Ou seja, poderia ser um seriado sobre o cotidiano da Lindsay Lohan (bebida, droga, calcinha, clínica) que o nome ainda serviria. Ficou sem identidade.

LANCES DA VIDA

“-One Tree Hill é um seriado adolescente, com namoros, desencontros, etc.
– Então que nome vamos colocar?
– Um dos personagens joga basquete.
– Basquete… basquete… Já sei, lance!
– Mas tem que ter um toque filosófico.
– Lances DA VIDA!
– Uaaaaaaau! Excelente!”
Ou foi isso ou é tiração de sarro.

MULHER-GATO

O título se encaixaria perfeitamente no seriado Birds of Prey, se não fosse o fato de que NÃO TEM A MULHER-GATO NELE!
A série é protagonizada pela filha do Batman (que aparece ridículo no piloto) e Mulher-Gato, e possui uns poderes meio bizarros, contando com a ajuda da Oráculo para resolver crimes em Gotham.
Enfim, é algo que supera o filme protagonizado por Halle Berry.

VERONICA MARS, A JOVEM ESPIÃ

Partindo do princípio que Veronica é uma detetive, e não espiã, nem tem muito o que explicar.

BARRADOS NO BAILE

Bom, Beverly Hills 90210 fala de um grupo de amigos que mora em Beverly Hills, e 90210 é seu CEP. Eles ficam em namoricos, casamentos, problemas no trabalho, na escola, etc…

Mas ninguém é barrado em baile algum. Aliás, eles promovem o baile. Eles moram em Beverly Hills.

Até hoje eu quero saber quem teve essa idéia pra esse nome. Porque, no mínimo, viu o seriado errado. Talvez algum episódio repetido de Super Vicky

Podemos notar que o SBT foi o campeão de presença, Porém a Globo também faz das suas. Essa raramente traduz os nomes dos seriados (Lost é Lost, e 24 virou 24 Horas já que o título “24” sozinho poderia não fazer sentido). Mas quando traduz…

Recentemente o SBT começou a exibir em suas telas, às quintas depois do Jornal do SBT a série Grey’s Anatomy, que conta a história de alguns residentes em um renomado hospital americano, porém em sua chamada o famoso “estrangulador de nomes – SBT” rotulou a série de NOVELA. Por favor, por quê novela?

E a lista se segue quase infinitamente. Paremos para analisar e vocês vão entender meus comentários.

Um forte abraço a todos e boa semana.

Anúncios

Um pensamento sobre “Um episódio muito louco…

  1. Rachei de rir disso…
    Vc tem tooooda razão, o SBT eh o mais phoda…
    Queria saber os requisitos basicos pra esse emprego no sbt…
    Huhauahuah

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s