PROJETO: EU CONTO PARA FAZER HISTORIAS

Recentemente fui à passeio, acompanhar minha esposa e minha filha numa bela manhã para assistirmos a uma apresentação de alguns alunos da educação básica de Acaraú. Acontece que eu terminei querendo fazer um pequeno resumo do que vi lá, pois adorei a iniciativa dos criadores do projeto e do apoio da Secretaria de Educação do município (através de professores e coordenadores) e, principalmente, das crianças.

A Secretaria de educação distribuiu os alunos por escolas e depois por bairros. Os vencedores de cada etapa se classificaram para uma final (que eu fui assistir).

É bom ver que em Acaraú temos muitos bons contadores de histórias. As crianças se apresentaram em ordem aleatória, e cada uma delas contava uma fábula. Agora, alguns podem dizer: “Mas o que tem demais crianças contando histórias?”

Aí eu digo que há dois pequenos detalhes que podem chamar a atenção do amigo leitor.

1 – As crianças tinham no máximo 5 anos de idade;

2 – As crianças contaram todas as fábulas, interpretando todos os personagens e sem ler nada durante toda a apresentação.

Impressionante o desempenho de cada uma delas, que estão de parabéns. E ainda teve o cosplay (para os desinformados: cosplay é uma atividade onde o interprete se veste como o personagem, o mais parecido possível).

Ta bom, eram personagens infantis, mas quem nunca ouviu as histórias da Branca de neve, dos três porquinhos ou do Pinochio? E quem pode dizer que é fácil?

O contar histórias é uma das artes mais antigas que se tem notícia (se não a mais velha!). Os neandertal fizeram sua parte, na pré-história, deixando seus contos para que os nossos historiadores e paleontólogos as encontrassem e as remontassem.

Filme, animê, conto, desenho animado, tele-novela, radio-novela. Tudo não passa de uma história sendo contada. E nada melhor que começar na idade que essas crianças têm hoje.

Mais uma vez parabéns aos envolvidos no projeto. Onde os desenvolvedores do projeto vêem crianças com boa oratória, eu vejo bons futuros jogadores de RPG (o que é exatamente a mesma coisa).

O que achou desse post?

