G.U.R.P.S.

GURPS sigla que significa Generic Universal Role Playing System. (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação), é um sistema de RPG genérico, criado pela Steve Jackson Games em 1986, famoso pela sua flexibilidade, abrangência, versatilidade, dinamismo e detalhismo. Foi publicado em 1990, e se tornou um imenso sucesso. Ele apresenta regras, sugestões e esclarecimentos para conduzir aventuras em diversos ambientes, desde os clássicos de capa e espada até viagens espaciais aos confins do universo.

Sua terceira edição é a mais famosa e que tem mais livros publicados: comporta cerca de 240 livros que tratam dos assuntos mais variados, da idade da pedra até o futuro distante, passando por quase todo tipo de realidade fantástica imaginável. Todavia, os títulos mais presentes são os de ficção científica (Transhuman Space, Lensman, Hellboy, Traveller) e os históricos (World War II, Greece, Japan, Imperial Rome, etc). Sendo considerado o RPG mais realista e um dos mais vendidos consegue um lugar de honra no Museu da Fama em 2000.

Em Agosto de 2004, teve sua quarta edição lançada nos EUA, com uma proposta de renovar de forma sutil a mecânica do sistema e de forma intensa a qualidade gráfica das publicações, que foi melhorada.

A quarta edição vem ganhando espaço no mercado dentro e fora do RPG sendo usada como referencia para criação de games e simuladores de realidade.

No Brasil, foi o primeiro sistema de RPG a ser traduzido, e teve diversos títulos lançados pela Devir Livraria, inclusive uma série de livretos que ambientavam jogos em tempos históricos brasileiros como Quilombo dos Palmares e nas Bandeiras. Porém, o volume de lançamentos nacionais ficou muito abaixo da quantidade de títulos lançados em inglês, e versões nacionais de muitos livros importantes do sistema nunca foram lançadas.

Apesar desses problemas e mesmo com as explosões do Mundo das trevas e do d20, ele ainda conta com um grande número de fãs nos dias de hoje. Esse número têm diminuído no Brasil, devido à falta de suporte por parte da editora responsável pelo título.

A mecânica do sistema GURPS é baseada no uso de três dados de seis faces. Em outros RPGs vários tipos de dados menos comuns são usados, como o de quatro lados na forma de um tetraedro e mesmo um de vinte lados.

As regras de GURPS abrangem todos os gêneros de ficção da literatura e do cinema. Apenas com o Módulo Básico, já é possível criar campanhas inteiras e extensas. Além disso, os mestres e jogadores que desejarem se aprofundar em determinados assuntos ou cenários dispõem dos suplementos, livros auxiliares que se especializam num único tópico.

Esses suplementos, incluem continentes medievais, cortes de nobres mosqueteiros, futuros distantes, viagens espaciais, cultura oriental, ambientes históricos (também apresentados na linha Mini Gurps), magia, terror, conspirações, tecnologia avançada, super-heróis, poderes psíquicos e muito mais.

Aqui segue a lista de suplementos traduzidos para o português (ou criados no Brasil):

Mini Gurps, GURPS Modulo básico 2ª Edição, Gurps Psiquismo, Gurps Grimório, Gurps Império Romano, Gurps Conan, Gurps Ultratech, Gurps Illuminati, Gurps Horror, Gurps Fantasy, Gurps Magia, Gurps Cyberpunk, Gurps Supers, Gurps Escola de Super-heróis, Gurps Viagem Espacial, Gurps Tredroy, Gurps Artes marciais e GURPS Lite 4ª Edição

As fichas de personagens são divididas em três partes principais, quais sejam, atributos (diz respeito às características básicas dos personagens como força, destreza, inteligência e vitalidade), vantagens/desvantagens (que dão uma descrição de algumas peculiaridades a respeito do personagem como facilidade em certas habilidades, sentidos aguçados, etc.) e perícias (descreve as habilidades específicas do personagem como dissimulação, furtividade, acrobacias, tocar instrumentos, etc.).

Para a realização de algum tipo de ação mais elaborada exige-se um teste no qual são lançados os dados esperando obter um valor menor ou igual ao valor numérico que representa a dificuldade da ação em questão. Além disso o sistema GURPS utiliza um grande número de tabelas (tabela de reações, de empregos, etc) onde cada número representa um resultado específico.

Resumindo, GURPS ainda é um dos melhores no que se propõe, mas no Brasil essa realidade têm mudado. Suas boas vendas em países de menos tradição mostra que onde se tem suporte, se tem retorno.

Anúncios

3 pensamentos sobre “G.U.R.P.S.

  1. Estou passando pra deixar um abraço para o pessoal do Zona Neutra…

    e é claro… para elogiar o trabalho de vocês, e comentar que eu leio suas matérias.

    abraços…

    Mestre Meyer
    PcPronto

  2. Só tenho a agradecer…
    Estarei, logo passe esse “abafa” do AnimaVale, mais participativo no seu blog também, pois como nunca escondi, sou fã assumido de GURPS e a temárica de seu blog tem tudo que me interessa…
    Abraço…

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s