Por que o AnimaVale?

Bem, gostaria de falar um pouco o “por que” desse evento.

Em primeiro lugar creio que o RPG possa ser usado como ferramenta lúdica em quaisquer ambientes e dessa forma, nada mais interessante que juntar o útil ao agradável. Juntar amigos de vários lugares, em um único ambiente, para jogarem misturados à gente que nunca viram. Isso mostra que não existe competição no RPG e que ele pode ser tomado como ferramenta muito útil de várias formas. Espero ter a visita de educadores no evento, para que eles possam notar que o nosso “jogo” nada mais é que um passatempo que chegou num patamar da evolução, onde sua temática pode ser utilizada mesmo em salas de aula. Não é esse o principal objetivo, mas com certeza é um dos mais importantes.

Levando em consideração que nossa região é bem grande, outro objetivo do AnimaVale é juntar as pessoas de cidades vizinhas para que possam se conhecer, criar laços de amizades e que juntas possam se divertir por algumas horas. No nosso cenário atual, de desemprego, desigualdade social e de nível cultural baixíssimo, um evento desse tipo pode alavancar muitas boas idéias. Pode evitar que pessoas estejam em lugares errados e fazendo coisas com as quais se arrependam depois. Pode mostrar que não se precisa de dinheiro para se divertir.

Eu mesmo pensei no AnimaVale por ter visitado um evento similar em Bela Cruz (cidade vizinha à Acaraú) onde fui com 4 amigos e fomos muito bem recebidos. Pena que o evento de lá não tenha tido ainda a sua segunda edição, mas todos estão no aguardo.

Como já comentei, o nível cultural da nossa região é baixíssimo. Não vou falar politicamente, pois o objetivo não é criticar, nem elogiar.

Mas vemos que nossos alunos perderam a vontade de estudar. O comentário que mais se ouve em qualquer lugar que se ande é “tomara que chegue dezembro, para acabar as aulas”. Pôxa, sei que é cansativo, pois já passei por isso, mas se a gente ouvisse isso somente no último bimestre, seria compreensível, mas isso acontece durante todo o ano. Nossa biblioteca publica parece ser visitada por jovens que precisam fazer pesquisas e trabalhos escolares. Só isso…

Que os jovens me respondam: Quando você a última vez que você foi à biblioteca para pegar um livro para ler, por gosto próprio? Sei que existem aqueles que ainda fazem isso, mas são pouquíssimos.

Ainda falando em cultura, não lembro de nenhuma banda ou grupo musical que toque músicas regionais. Pelo menos não em Acaraú. E isso está relacionado a todas as formas artísticas culturais da nossa região.

Culturamente falando, o AnimaVale tem esse objetivo também. Mostrar aos visitantes o que temos de interessante em nossa cultura. O teatro pode ser uma boa ferramenta social, quando se pode investir o próprio tempo para isso. O artesenato é uma das formas de extravasar e mostrar alguns talentos que todos têm, só falta ímpeto para fazer e mostrar.

Como todos já devem saber, teremos também a mostra de animes. Esse é um dos objetivos mais divertidos que muitos têm por aí a fora. Mas poucos se lembram de que a cultura japonesa vem se fundindo à nossa gradativamente, sem que muitos percebam.

Quando se fala em cultura japonesa, muito pensarão em: mulheres submissas aos homens, em diferentes tipos de política, nas mais variadas coisas. Mas através do animê, isso vem acontecendo, nós querendo ou não.

Vejamos alguns exemplos.

  • Em Bleach, e Death Note (e por que não, em Dragon Ball) vemos muita coisa sobre o que a cultura japonesa acha do que chamamos no oriente de “morte”. Através de seus “shinigamis” e seus “Enmas” muitos conhecemos como os orientais pensam e o que acham da morte.
  • Há dez anos atrás não se ouvia tanto em sushi e sashimi, em nenhuma parte do Brasil.
  • No texto de Alex (Sushi), aqui mesmo no Zona Neutra, podemos conhecer um pouco mais da cultura japonesa.
  • Em Samurai X, todos conhecemos como funciona realmente a hierarquia japonesa, com seu imperador e seus coronéis.
  • No Sana (maior evento do nordeste relacionado à animes e um dos maiores do Brasil), vemos a quantidade de jovens que gostam dessa temática e que a conhecem tão profundamente quanto conhecem a história do nosso país (que se aprende obrigatoriamente nas escolas).

E vários outros motivos eu poderia citar para comprovar isso, mas assim meu texto ficaria cada vez mais longo (mais ainda?!). Deixemos para outra oportunidade. Conversaremos sobre o que mais nos interessar…

Outra coisa muito importante que me motivou a levar a cabo esse projeto foi uma situação muito chata que ocorreu em junho passado. Estávamos jogando Magic, num local aberto ao público, em Acaraú e depois de alguns minutos fomos proibidos de continuar jogando. A situação foi resolvida rapidamente, nós paramos de jogar, sem nenhuma discussão e sem reclamação. Simples.

Acontece que o TCG (Trading Card Game) Magic: the Gathering é um jogo de cartas colecionáveis onde se jogam duas pessoas (geralmente), sem apostas e sem nenhum contato físico (que possa gerar algum atrito pessoal). No jogo, o que vale é a estratégia e a rapidez de raciocínio. Nada mais violento que jogar Damas, Ludo ou o tão conhecido Baralho.

O desconhecimento do dono do local onde aconteceu essa situação nos foi prejudicial por causa da má reputação que vinculou ao jogo e às pessoas (não propositalmente, é claro, mas consequentemente.) e ele perdeu uma boa fonte de consumo, pois todos sabem que onde se joga esse TCG, muita comida e bebida são consumidas. Mas um cartaz do evento vai ser oferecido ao Shopping Jangada e esperamos muitos visitantes entre os freqüentadores de lá no AnimaVale…

Por essas e outras que eu aposto minhas fichas que o AnimaVale será um sucesso, não só agora, mas em todas as oportunidades em que acontecer…

Até mais…

Alexandre Nordestinus

Anúncios

Um pensamento sobre “Por que o AnimaVale?

  1. Parabéns pela iniciativa. Como sou de Belo Horizonte, sei bem como é essa perseguição com RPG e afins. O segredo e continuar mandando brasa, conversando numa boa e organizar eventos para educar as pessoas do que realmente se trata os jogos.

    Boa sorte para vocês e reporte como foi o evento, com fotos e tudo!

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s