Blogs do nordeste…

Vendo o mapa da minha pátria amada no RPG.blogs notei que há uma difusão muito grande de RPG nas regiões do centro-sul tupiniquim. Não sei exatamente o motivo para tal evento, mas com certeza podemos citar que as principais editoras que trabalham no nosso ramo são do sul/sudeste brasileiro. Isso pode não ter um peso TÃO importante na decisão pessoal de uma pessoa criar um blog, mas ajuda, pois o acesso à livros, novidades são mais fáceis.

Vejam bem, não estou dando desculpas, mas sim expressando meu ponto de vista.

Mas o propósito de meu post não é para ver vantagens ou desvantagens de uns ou outros, mas para falar dos blogs “nordestinus”.

Então vamos lá. Vou comentar um pouco da cada um deles, levando em consideração os cinco últimos posts. Por ordem alfabética temos:

Minas Morgul [Juazeiro do Norte/CE] tem uma leitura limpa e bem didática. Têm planos de aumentar o seu alcance, criando um site [boa sorte!] e falam sobre os mais diversos assuntos. Porém sofrem do mesmo mal que muitos, o de não ter o material de que comentam. Vi que falaram sobre o jogo de O Senhor dos Anéis e sobre o livro Ao Cair da Noite. De acordo com o que entendi, Vmoe [autor de todos os posts que li, e me parece ser o único escritor do blog] não tem os jogos [por favor, corrija-me, se estiver errado…]. Não que a resenha tenha ficado devendo, mas tenho certeza de que se fosse um material que tenhamos em mãos, talvez ficasse melhor.

Pensotopia [João Pessoa/PB] tem muito de opiniões e é muito interessante o modo como eles tratam os artigos que escrevem. Aquele que escreveu o post que fala sobre “Ao Cair da Noite”, passou a impressão de ter o livro em mãos e por isso teve mais facilidade em falar de números e fichas de personagens. Uma crítica construtiva para eles é que coloquem no post o nome de quem o escreveu. Tá bom, na capa do blog tem os links divididos por autor, mas para pessoas que buscam o blog através de agregadores ou sites de buscas, fica mais complicado. Leva uma boa vantagem sobre os outros blogs, por ser escrito por cinco pessoas. E pelo que me parece, todos têm bons olhos críticos.

RPG Sem Compromisso [Acaraú/CE] é bem interessante no que trata de opinião pessoal. Seus melhores posts [de acordo com o número de respostas] são onde Emilson fala de suas opiniões e idéias. Gosto também da maneira de como ele traz de volta matérias antigas, lançadas em livros que não são mais publicados ou em revistas fora de circulação. Peca na falta de feed/RSS de comentários, pois pode ajudar muito na atualização de algumas pessoas que se interessam por certos posts. Trabalha bem a diplomacia com os blogs parceiros, fazendo um pouco de publicidade e revertendo a propaganda em ajuda mútua.

O último do nordeste é o meu próprio e seria totalmente estranho falar de mim mesmo. Então espero que alguém o faça. [Obrigado]

Fora do nordeste encontrei ainda o Era do Metal [Belém/PA]. Ele não está em ordem alfabética, por não ser “nordestinus”. E é bem difícil falar dele, já que não é um blog como os outros, criticados aqui por mim. Ao invés de trazer novidades e textos sobre RPG, ele traz um cenário, que parece ser desenvolvido de acordo com o passar do tempo. É complicado criticar, por que para isso eu teria que conhecer a idéia de cenário que o Gilson quer produzir e saber o retorno que ele mesmo sente, em relação aos leitores de seu blog.

Espero que minhas críticas não deixem ninguém chateado. Quero que sejam lidas e rebatidas ou usadas como críticas construtivas. Torço pela melhoria de todos os parceiros que trabalham por um bem em comum. O crescimento do RPG.

10 pensamentos sobre “Blogs do nordeste…

  1. Valeu o comentário! E diferente do pessoal do d3System que tirou Belém do Norte num d3cast, mas tudo bem!

    No blog/site explico que o cenário não é meu, mas é tão interessante que o organizei.

    Aqui outroblog/site meu:
    rpgsimples.blogspot.com

    Até!

    Gilson, das Terras Quentes do Norte

  2. Opa, faltou o meu blog, sou de Natal/RN. Tem tambem o Tranpolim da vitoria, no muliplay com algumas matérias no blog (principalmente sobre jogos de tabuleiro). Achei legal a iniciativa.

  3. opa, legal ver a comunidade de blogueiros do NE se manifestando.
    Vcs podia se organizar e fazer o encontro de blogs regional neh!
    Ou se der, vir pro internacional em SP!

  4. Obrigado a todos pela visita. A intenção era exatamente a de juntar o pessoal do nordeste mesmo, para criar mais força e termos uma ligação maior que apenas um agregador em comum.
    Rsemente, eu citei somente esses blogs, pois são os únicos que eu vi no mapa que se encontra no RPG.blog. Vou pesquisar sobre os blogs que você falou e eles vão ganhar uma resenha aqui também.
    Sobre um possível encontro dos blogueiros, depende de muita coisa, muita mesmo, mas quem sabe um dia, né?!
    Até mais…

  5. Olá,

    Muito bom saber que podemos ter um encontro de blogs fora do eixo Sul-Sudeste. Fico muito feliz que estejam todos em contato.
    Gilson, desculpe a mancada no D3Cast. Eu corrijo no próximo.

    D3

  6. Seria interessante que outros blogs do nordeste deixassem bem claro de onde são, pois uma dificuldade que encontrei para falar desses blogs é exatamente a falta dessa informação.
    abraço…

  7. O site do Trampolim da vitoria é esse: http://trampolimdaaventura.multiply.com/ é um grupo de jogos de tabuleiros de Parnamirim/RN, mas que seus membros também jogam RPG (inclusive um fizeram o ultimo evento de RPG em Natal). Um de seus membros é o Tedson, um dos patriarcas do RPG em Natal, talvez o ponto zero! 🙂 Outro é o Franciolli, Um dos Arautos mais ativos do RPGA, criador das campanhas inacabadas.
    Espero que não tenha errado nada, valeu, e desculpa pelo atraso.

O que achou desse post?

