Pesquisa aos blogs…

Bem, como já vi em alguns lugares e blogs, muitas entrevistas são feitas com personalidades [conhecidas ou não] do mundo do RPG. Acontece que, com a atual situação dos blogs na esfera RPGistica, eu imaginei que muitos dos seus idealizadores podem ter os mais diversos pensamentos, quanto ao funcionamento e objetivos de seus respectivos espaços na internet.

Então, nada mais justo que perguntar à todos os escritores e autores de posts dos mais variados tipos, suas crenças e objetivos, e suas expectativas sobre o mercado atual do RPG.

Então é o seguinte, farei algumas perguntas numeradas de 01 à 10 e os blogueiros de plantão, por favor, nos ajudem a entender esse fenômeno que anda aumentando cada vez mais.

01 – Se identifique por favor. Diga quais seus blogs [no caso de ter mais de um, como tenho visto acontecer muito] e de onde você é. Isso também vai me ajudar a me situar nesse “círculo social” que se forma.

02 – Qual o principal objetivo de seu blog? Quem é o seu público alvo? Quais suas metas?

03 – Por que acha que os blogs têm ganhado cada vez mais espaço entre os principais portais de RPG e assuntos relacionados? Acha que os portais podem perder a força e cair de rendimento por causa disso?

04 – Têm planos de transformar seu blog num espaço mais amplo? Tem planos de comprar um domínio para hospedar suas idéias?

05 – Seus objetivos [principal e secundários] têm sido alcançados? O seu público alvo têm respondido de acordo com suas expectativas?

06 – Você joga RPG? [kkk]… Que jogos você utiliza atualmente? Você só mestra ou também joga?

07 – Qual o seu estilo preferido de RPG? Os mais interpretativos ou os mais combativos? Esse gosto pessoal tem influência no que escreve em seu blog?

08 – Como você avalia o crescimento do seu blog, de acordo com as visitas e os comentários que você recebe diariamente? Ele está fazendo aquilo a que se propõe? Os leitores concordam com seu ponto de vista?

09 – Acha que a força dos agregadores têm tido mais peso no crescimento de seu blog, ou isso se deve mais aos seus posts? Não estou dizendo: ou um, ou outro. Sei que as duas vertentes são bem diferentes, mas qual a que mais está te ajudando atualmente?

10 – E por último, mas não mais importante. O que você acha que deve melhorar no universo dos blogs que têm aparecido cada dia com mais conteúdo? Eles estão se saindo muito bem, a ponto de se manter e ganhar espaço, ou precisam melhorar mais a parte de conteúdo, para depois pensar na estabilidade?

Como sempre faço, não responder antes de ninguém. Espero que muitos respondam, pois não só eu vou tirar proveito dessas respostas, mas quem sabe, os agregadores, parceiros, coadjuvantes, etc, etc…

Abraço e até mais…

Alexandre Nordestinus

8 pensamentos sobre “Pesquisa aos blogs…

  1. Salve… vou ter o prazer de inaugurar este post com meu comentário!!!

    1 – João, Confraria de Arton, Porto Alegre/RS.
    2 – O objetivo do blog iniciou como um lugar onde eu pudesse colcoar minhas idéias e criatividade para fora…Aos poucos foi transformando-se num espaço onde eu gostaria de apresentar novidades para os outros jogadores, um uporte para quem tivesse interesse no rpg. O público alvo acho que é muito diverso…pode ser aquele que gosta de rpg, ou de quadrinhos, ou de literatura….. As metas são sempre trazer mais novidades, recriar o blog a todo o momento sem nunca deixar o entusiasmo descer.
    3 – O sucesso dos blogs é diretamente proporcional à quantidade de pessoas/rpgístas que tem algo a dizer, mas até pouco tempo atrás não tinham espaço.
    4 – Não…acho que assim está ótimo!
    5 – Tenho atingido meus objetivos sim….. muita gente tem entrado em contato comigo e vejo que muito do que escrevo tem sido usado em mesas de jogo….. Isso era tudo o que eu queria!
    6 – Jogo, claro, mas pouco atualmente. Jogo D&D, Mundo das Trevas, Gurps (ainda) e Coda (Senhor dos Anéis). Mestro, mas muito pouco atualmente.
    7 – Gosto das duas formas….Depende muito do sistema e do cenário. Fantasia (em D&D e Gurps) é muito melhor para aquele tipode jogo baseado no clássico caçadores de experiência…. Já Mundo das trevas serve muito mais para a própria proposta do sistema deles – intriga. Mas acho que isso não influencia na minha forma de escrever no blog, pois o caminho que segui não da mesa de jogo para o blog…. minha base é a literatura e o gosto pela leitura e escrita…. assim fico menos vinculado á uma ou outra forma.
    8 – Um blog é algo muito complicado de avaliarmos. Muita gente le, muita gente usa, mas poucos comentam….. Normalmente eu recebo muito mais e-mails do que comentários no blog.
    9 – Para ser sincero não sei…..Os agregadores são um elemento muito novo para mim e para meu blog….Mas minha impressão é de que eles deixem o conteúdo muito mais próximo do público a que nos propomos atingir…… Mas se vai influenciar no crescimento não seu responder.
    10 – Acho que sempre pode melhorar. Muitos blogs usam seu espaço como um simples retransmissor de notícias e informações… Acho que muita coisa boa é pensada na cabeça desse pessoal e deveriam estar na tela para serem compartilhadas com todos. Nós ansiamos por novos projetos de todos os blogs…..

    Comentário…. Muito boa iniciativa. Esse tipo de post pode se tornar um grande trabalho de avaliação do universo do blogueiro de rpg e afins….. Pense grande!!!!

    Abraço…… João!

  2. 01 – Marlon “Armageddon” do Inominattus. Sou de SC =D

    02 – Nós somos um grupo de criação. Então o principal objetivo é criar material para jogo, para o maior número possível de sistemas. Estamos no começo ainda heoho

    03 – Pra mim um blog é mais “amigável” que um portal. Você pode conversar com o autor, incluir suas próprias impressões e idéias sobre o texto…

    04 – Então, a gente é .com e não vamos sair disso tão cedo provavelmente. Crescer estamos indo com calma, a última tentativa de dar um passo maior que a perna nos derrubou lá do alto =D

    05 – Os amigos comparecem. Pra mim é o suficiente.

    06 – Nos últimos anos apenas por e-mail. Narro e jogo também sim =D

    07 – Um meio termo, acho. Tem que ter um pouco de tudo.

    08 – Eu achava que tínhamos uma média de vinte visitas por dia. Hoje sei que temos 150. Está ótimo do jeito que está =D

    09 – Ajudam sim, apesar da maioria das visitas serem de pessoas que já nos conhecem e visitam todo dia. Vamos ver como vão crescer os agregadores. Muuuuuuuitos blogs inscritos vai deixar as notícias tão fragmentadas quanto no Google, por exemplo heohaoa

    10 – Não existe certo e errado nessa coisa =D

  3. 01 – Aqui é o Daniel Anand, do Rolando20, teclando de Campinas, SP.

    02 – O principal objetivo do Rolando 20 é produzir conteúdo para RPG, mais especificamente D&D.Raças, feats, dicas, monstros, armadilhas, etc. Meu público alvo são jogadores de D&D 4e em geral. Minha meta atual é conseguir manter um post de conteúdo todo dia da semana, por pelo menos três meses sem falha, e manter o podcast em dia (quinzenalmente).

    03 – O mais importante na Internet é conteúdo. Quem criar conteúdo, ganha presença. É simples assim. O Wikipedia é top porque tem conteúdo sobre tudo, o Google por que te aponta o conteúdo. Aquela mentalidade de “Me adicione nos favoritos” não existe mais, todo mundo usa busca. Por isso os portais perdem um pouco, mas eles estão espertos e correndo atrás.

    04 – Eu já tenho um domínio. Por 30 reais/ano, o caro é o hosting, e não o domínio. Meu plano é me manter do jeito atual, embora colaboradores extras estão nos meus planos.

    05 – Sim. Tenho mantido os posts, e número de visitas tem uma derivada positiva. O podcast está ficando conhecido, e estou entrando em contato com a comunidade blogueira e podcaster.

    06 – Falar sobre RPG sem jogar para mim perde credibilidade. Eu mestro e jogo D&D 3a e 4a edição regularmente, mas principalmente mestro.

    07 – Para mim a sessão ideal usa 50% do tempo em combate e 50% em roleplay. Uma sessão com 100% de qualquer um dos dois se distancia do meu ideal, mas dependendo pode ser legal também. Claro, isso influencia diretamente no blog, acabo criando conteúdo na mesma proporção.

    08 – Ainda existe muita picuinha com a mudança de edição, tem muita gente que não entende que todas as edições do D&D podem conviver juntas muito bem. Então entre meus visitantes estão os ávidos que migraram, até os reticentes e os que ficaram na 3e. De qualquer maneira, o blog está crescendo, e os comentários melhorando. Ainda bem que não aparecem Miguxxos comentando lá no Rolando20!

    09 – É o que comentei acima, é uma questão de conteúdo. Meu blog não é de notícias ou algo efêmero. Cada post dura por bastante tempo. Então os agregadores ajudam na divulgação de um ponto de localização desse conteúdo. Por isso meu feed sempre mostra o conteúdo completo dos posts. Para quem faz blogs de notícias (não estou desprezando, eles são muito importantes também) a situação é mais complexa.

    10 – Qualquer um pode fazer um blog hoje em dia, e isso é uma coisa boa. Concorrência livre, no melhor sentido. Mas manter um blog requer um que de disciplina e dedicação. Se você tem picos de criatividade, acho que é mais legal você contribuir com um blog que você se identifica e gosta do que criar um blog novo que em breve não será mais atualizado.

  4. Marlon, Daniel, João e rsemente. Obrigado pelas opiniões. O objetivo dessas perguntas é saber o ponto de vista dos blogueiros exatamente sobre o que eles mesmo escrevem. Agora, aguardo por outros amigos para responder. Depois de algumas respostas, quem sabe uma análise sobre os comentários expostos?
    Abraço e obrigado…

  5. 1. Sou o Fabiano Neme, meu blog é o Vorpal e sou de Porto Alegre/RS.

    2. O público alvo do meu blog é o jogador de D&D. O meu principal objetivo com o Vorpal é resgatar as raízes do jogo, analisando as influências que o Gygax e o Arneson usaram para criar o D&D.

    3. Eu acho que os portais irão existir para sempre, mas de forma mais geral. Eu imagino os blogs mais conceituais e autorais, enquanto os portais seriam mais voltados para notícias, discussão e coisas do gênero.

    4. O Vorpal já tem domínio e servidor, pois é filiado ao site Valinor.

    5. E como! Cada dia me surpreendo mais e mais.

    6. Jogo e mestro. Geralmente é só D&D, mas volta e meia flertamos com outros sistemas.

    7. O meu estilo preferido é uma mistura dos dois. O que importa é a diversão, mas uma diversão sem minhoca na cabeça e sim, busco passar isso no meu blog.

    8. Como já falei, eu me surpreendi com a aceitação do Vorpal em tão pouco tempo, ainda mais sendo um blog que vai meio que contra a maré, por pregar um D&D old school.

    9. Com certeza os agregadores são fonte fundamental para o crescimento do meu blog.

    10. Eu acho que chegamos à era de ouro dos blogs brasileiros de RPG. Muitos são excelentes e acho que têm muito o que acrescentar ao jogo no Brasil. É só manter o bom trabalho.

  6. 01 – Meu nome é Tiago Hackbarth, escrevo o http://professoralabarda.blogspot.com/ de Brasília, mas sou originário de Porto Alegre.

    02 – Passar adiante minha prática com RPG e ajudar RPGistas em geral, principalmente os que estão começando no hobby.

    03 – A web está passando de sua versão 1.0, centralizada para a 2.0, distribuida. Isso significa que os geradores de conteúdo passam a ser todos os usuários, não somente os grandes, então claramente os blogs, feitos pelos rpgistas individuais ganham e os portais, feitos por entidades grandes perdem.

    04 – Se criar um público suficiente para sustentar o domínio com adsense ou similar, sim, passo a tratar meu blog com mais seriedade.

    05 – Para um blog iniciante a resposta foi muito além da minha expectativa!

    06 – NÃO! Sério mesmo é muito difícil pra mim jogar agora meus horários estão super reduzidos, tenho família e ainda estou procurando grupo de jogo. Acho que depois do GURPS Holy Day agora vai… Jogo GURPS, claro. E mestro, quase sempre, adoro mestrar

    07 – Gosto de tudo, desde que o grupo esteja se divertindo. Se o grupo gosta de Dungeon Crawl, ou tramas e intrigas, sem problema. Desde que sem exageros, claro.

    08 – Como eu disse a resposta foi além da minha expectativa, e os leitores acolheram bem meus artigos iniciais.

    09 – Difícil dizer, não sei quem chega no meu blog e não mantenho estatísticas de acesso. Mas é muito agradável ter sido listado nos agregadores.

    10 – Agora é responsabilidade dos blogueiros tratar seus blogs com o devido respeito. Escrever bem e escrever direito. Respeitar as normas da internet e do português, ou seja, escrever com correção dos fatos, da língua, de estilo, com conteúdo e citando fontes e origens. Resumindo: fazer jornalismo de qualidade.

O que achou desse post?

