Carminha Vasconcelos vence Prêmio de Reportagem…

Segue duas reportagens em homenagem à Escola Estadual Carminha Vasconcelos, de Morrinhos, Vale do Acaraú. A escola participou de um concurso, junto com escolas de todo o Brasil [públicas e particulares] e venceu. Vou repassar as duas matérias escritas sobre esse prêmio.

Não tem nada haver com RPG ou coisas afins, mas merece um espaço para a divulgação. Isso mostra que o Vale do Acaraú não está para brincadeira…

Escola de Morrinhos concorre com vídeo a prêmio da RedeRecord.

Alunos mostrando seu trabalho...

Alunos mostrando seu trabalho...

O projeto foi batizado “Assim se Aprende”. E a escola toda se envolveu para conseguir o objetivo principal: reduzir a evasão escolar e aumentar o desempenho acadêmico. Alunos do 9º ano e do ensino médio foram mais longe. Registraram todas as etapas, com entrevistas de coordenadores e alunos mostrando os resultados, num vídeo de três minutos. O trabalho da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Carminha Vasconcelos, da rede estadual, em Morrinhos, foi selecionado entre 200 de todo o País que se inscreveram no Prêmio de Reportagem Jovem Protagonista realizado em parceria entre o Instituto Faça Parte, Rede Record, Record News e Instituto Ressoar.

Apenas cinco estão na semi-final do Prêmio. A festa de anúncio do vencedor será na próxima segunda-feira, 17, em São Paulo. Estão concorrendo com a escola cearense, o Colégio Estadual de Itacajá (Tocantins), a Escola Municipal Professor Epaminondas Alves de Souza Pinto (Conde/Bahia), o Instituto Educacional Paulo Freire (Campo Grande/Mato Grosso do Sul) e o Colégio Integral – Unidade Itatiba (São Paulo). Inscreveram-se para a premiação escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

“O projeto Assim se Aprende abrange todos os alunos da escola. Há quatro representantes de cada turma”, explica a coordenadora de gestão escolar, Tereza Neuman Vasconcelos Freitas, que acompanha o desenvolvimento do projeto na EEFM Carminha Vasconcelos. Mas foram quatro estudantes – uma do nono ano e três do ensino médio – que participaram diretamente da videorreportagem: Maria Eduarda Rocha (9º ano do ensino fundamental); Francisco Rogélio dos Santos, Cristiane dos Santos Carvalho e Kiana de Sousa Santos, os três do ensino médio.

“Estamos torcendo para que sejamos vencedores, afinal somos a única escola cearense na disputa”, diz a diretora da escola, Maria Edna Jovino Araújo. Há 10 anos dirigindo a unidade de ensino, ela relaciona uma série de prêmios ganhos como o Selo Escola Solidária (três anos seguidos) e Referência em Gestão Escolar: três vezes Referência Regional; três vezes Referência Estadual e uma vez Referência Nacional. Funcionando há 42 anos, a escola tem 1.300 alunos e é a mais antiga da sede do município que fica na Região Norte, a 208 quilômetros de Fortaleza.

Critérios
A jornalista Adriana Araújo, da comissão julgadora do Prêmio de Reportagem Jovem Protagonista, explica que na seleção dos trabalhos foram levados em consideração critérios como criatividade, objetividade e a transposição da idéia do projeto para o vídeo. Ela informou ainda que, a cada reportagem, dava pra sentir o orgulho dos estudantes em fazer parte de um projeto de voluntariado com resultados positivos para a escola e a comunidade.

Os alunos realizaram a produção das matérias, selecionando entrevistados, apurando informações, realizando gravações e executando outras atividades relacionadas às reportagens. Segundo os coordenadores do Prêmio, o objetivo é estimular os jovens das séries finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio a mostrarem os programas de voluntariado educativo na escola onde estudam, além da participação de jovens protagonistas nas mudanças positivas no meio que habitam. O vídeo selecionado será exibido pela Rede Record de TV.

A comissão julgadora foi formada por profissionais da Rede Record. Fizeram parte, Ailton Nasser (chefe de jornalismo), Adriana Bittar (repórter), Eduardo Araújo (apresentador na Record News), Octavio Tostes (editor de qualidade), além de Ivanildo Lourenço (presidente do Instituto Ressoar) e José Amancio (diretor do Instituto Ressoar) e pela madrinha do projeto na Rede Record, a jornalista Adriana Araújo.

Carminha Vasconcelos vence prêmio de reportagem

A escola estadual Carminha Vasconcelos, localizada em Morrinhos, no Ceará, é a grande vencedora do Prêmio de Reportagem Jovem Protagonista. A videorreportagem produzida pelos estudantes demonstra o projeto Aqui se Aprende, em que eles desenvolveram atividades de reforço escolar que contribuíram para o aumento do índice de aprovação dos alunos e para a diminuição de evasão escolar. Para assistir à reportagem, veja abaixo.

Ao todo, mais de 200 escolas públicas e particulares brasileiras se inscreveram para a premiação, que tem por objetivo estimular jovens das séries finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio a mostrarem os programas de Voluntariado Educativo na escola onde estudam e a participação de jovens protagonistas nas mudanças positivas no ambiente em que vivem. “Com o prêmio, reconhecemos a força dos jovens de nosso país e como a educação contribui para o desenvolvimento deles como cidadãos. Reconheço e parabenizo cada jovem que dedicou e ainda dedica seu tempo e talento para transformar a realidade a seu redor”, destaca Maria Lucia Meirelles Reis, diretora do Instituto Faça Parte.

A escola ganhadora do prêmio contará com um reconhecimento especial por parte da organização da premiação. Mais informações serão divulgadas em breve aqui no site do Faça Parte.

O Prêmio de Reportagem Jovem Protagonista é uma parceria entre o Instituto Faça Parte, Rede Record, Record News e Instituto Ressoar.

As duas reportagens podem ser encontradas nos seguintes links:

Escola de Morrinhos concorre com vídeo a prêmio da RedeRecord; e

Carminha Vasconcelos vence prêmio de reportagem.

De todo modo, parabéns à escola. Se ganhou o prêmio, foi por que fez por onde merecer.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Carminha Vasconcelos vence Prêmio de Reportagem…

  1. Fala Nordestinus. A questão é a seguinte:
    Estou participando de uma corrente, chamada Aleatoriedades, mandada a mim por Alexandre do Rpgista.com, e gostaria de informar que convidei o ZonaNeutra a participar tambem. É bem legal pra fazer divulgação de blogs de amigos e tal.

    Para mais detalhes clica no link: http://rpgsemcompromisso.wordpress.com/2008/11/22/meme_aleatoriedades/ (ou copia e cola na barra de endereços)

    Até mais!

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s