Sobre as pesquisas de sistemas de RPG…

Recentemente ví duas pesquisas sobre sistemas de RPG e notei algo que eu acho estranho. Notei que, quando se fala em sistemas de RPG, nas pesquisas, as coisas são meio que confundidas [pelo menos ao meu ponto de vista], e talvez isso seja um fator que atrapalhe alguns resultados.

Por exemplo: ví no Orkut uma comunidade fazendo uma pesquisa sobre esse tema, onde as opções eram:

1 – D20 – D&D, Pathfinder, d20 Modern, Mutants & Masterminds

2 – Daemon – Trevas, Arkanun, Invasão, Templários

3 – GURPS – 4ª Edição

4 – GURPS – 3ª Edição

5 – Storyteller – Vampiro, Mago, Lobisomem, etc

6 – Storytelling – New World of Darkness

7 – 3D&T

8 – Dungeons & Dragons 4ª E

9 – RPG Quest

Entre mais algumas poucas opções.

Analisando as opções imagino o seguinte:

Será que jogadores que gostam de D&D [o clássico, o medieval básico] são os mesmo que gostam de Mutantes e Malfeitores? São jogos bem diferentes, e o mais importante, COM REGRAS BEM DIFERENTES.

Será que os mesmo jogadores que gostam do D&D, gostam também do D20 Modern [que também tem um sistema de regras diferente]?

Será que os jogadores de Vampiro são os mesmo que gostam de Lobisomem? Na nova edição tudo bem, pois o sistema é o mesmo, mas na edição anterior, as coisas eram bem diferentes. Posso até mesmo citar Street Fighter RPG, que também usa as regras de Storyteller, mas é um jogo totalmente diferente dos seus “irmãos”. Aqui na minha cidade mesmo existe um grupo que joga Vampiro Réquiem, mas não joga Lobisomem Destituídos. [???]

Se D&D e D20 Modern estão na mesma opção, por que o RPG Quest está separado, já que ele é uma espécie de “Mini-D&D”?

Não acho que uma pesquisa que queira resultados satisfatórios possa usar as opções dessa maneira. Creio que para um resultado mais correto, as opções que usem sistemas diferentes deveriam ser tratadas de maneira separadas.

Assim como está corretíssimo o uso de Gurps [separado em 3º e 4º edições, já que são sistemas diferentes] e Daemon [que apesar de usar ambientações diferentes, usam exatamente o mesmo sistema de regras.]

Talvez por isso o mercado do RPG anda tão de mãos dadas com o Sistema D20. Se todas as pesquisas forem feitas dessa maneira, com certeza ele estará liderando sempre.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Sobre as pesquisas de sistemas de RPG…

  1. Podemos ver uma outra parecidíssima nesse link: http://rpgararaquara.com/modules/xoopspoll/pollresults.php?poll_id=3&PHPSESSID=b2ff82f8bae581726ba935ae91e5e98e

    Porém, mesmo a anteior, feita no Orkut, foi feita na maior comunidade de RPG do Brasil e por uma pessoa que quer iniciar o projeto de uma revista digital. Minha principal discordância é pelo fato de que essa pessoa [já que quer trabalhar com o público] tem que conhecer aquilo de que vai falar.

  2. Pingback: [Parcerias] Novidades « Rpg Sem Compromisso

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s