O básico para jogar Magic: the Gathering…

Já sabemos o que é Magic, agora vamos falar rapidamente sobre as regras mais básicas de todas numa partida de Magic.

Algumas palavras utilizadas no texto são de uso exclusivo, ou diferente, durante o jogo [mulligan, pilha, terreno, barreira, etc. Procure alguém que tenha um deck que ele lhe explicará melhor algumas coisas que não estarão nesse texto explicativo].

Cada jogador precisará de um deck com pelo menos sessenta cartas, contendo no máximo 4 cópias de cada carta, com exceção dos terrenos básicos. Não existe um limite máximo para o tamanho do deck.

Cada jogador começa com 20 pontos de vida, embaralha bem o seu Deck e então compra os 7 primeiros cards de seu grimório, se não gostar de sua mão inicial, você pode declarar Mulligan (Embaralhe suas cartas e compre uma nova mão, desta vez com uma carta a menos, você pode repetir esse processo quantas vezes quiser, sempre comprando uma carta a menos de cada vez).
Decidam aleatoriamente quem começa.

Obs.: Se vocês já jogaram uma partida, é o perdedor quem decide quem irá começar.

Cada turno tem 5 fases, mesmo que não aconteça nada durante a fase.

 

1º Passo

Fase 1 – (Fase Inicial – Esta fase é composta de 3 etapas).

 

a: Etapa de Desvirar:

Durante a sua etapa de desvirar, desvire todas as suas cartas que estiverem viradas. Ninguém pode jogar mágicas ou habilidades durante esta etapa, e as habilidades que são desencadeadas durante esta etapa têm de esperar até à etapa de manutenção para irem para a pilha.

 

b: Etapa de Manutenção:

A sua etapa de manutenção pode transcorrer sem ser notada, a menos que você esteja controlando alguma habilidade que seja desencadeada no decorrer dela (“No início da etapa de manutenção, …”). Durante esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.

Obs.: No 1º turno as etapas a e b acabam ficando nulas, pois nenhum jogador possui cartas em jogo, mas elas acontecem da mesma maneira.

 

c: Etapa de Compra:

No início se sua etapa de compra, compre uma carta.

Durante esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.

Obs.: No 1º turno de quem começa o jogo esta etapa não é realizada.

 

2º Passo

Fase 2 – (1ª Fase Principal).

 

Você pode jogar qualquer tipo de mágica e de habilidade durante esta fase, mas o seu oponente só pode jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas. Além disso, você também pode baixar um terreno durante esta fase.

Obs.: Lembre-se de que você só pode baixar um terreno por turno.

 

3º Passo

Fase 3 – (Fase de Combate – Esta fase é composta de 5 etapas).

 

a: Etapa de Início do Combate:

Durante esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas (mas, em geral, não há razão para fazê-lo).

 

b: Etapa de Declaração de Atacantes:

Decida quais de suas criaturas irão atacar (se é que alguma vai atacar). Quando você declarar que uma criatura está atacando, vire-a.

Assim que você tiver terminado de declarar os atacantes, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.

Obs.: As Barreiras, as criaturas que já estiverem viradas e as criaturas que ainda não estavam sob seu controle desde o início de seu turno não podem ser declaradas como atacantes.

Lembre-se de que as suas criaturas só podem atacar o seu oponente. Você não pode fazer com que elas ataquem uma outra criatura.

 

c: Etapa de Declaração de Bloqueadores:

O seu oponente decide quais das criaturas dele irão bloquear as suas criaturas atacantes. Cada criatura bloqueadora só pode ser designada para bloquear uma criatura atacante, porém várias criaturas bloqueadoras podem “agrupar-se” contra uma única atacante. As criaturas viradas não podem bloquear.

Assim que o seu oponente tiver terminado de designar os bloqueadores, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.

Obs.: As criaturas bloqueadoras não precisam virar para bloquear.

 

d: Etapa de Dano de Combate:

As criaturas atacantes que não forem bloqueadas causam uma quantidade de dano igual ao seu poder ao jogador defensor. As criaturas atacantes que forem bloqueadas causam o seu dano às criaturas que as bloqueiam. Se uma criatura atacante for bloqueada por mais de uma criatura, o jogador atacante decide como o dano será distribuído entre os bloqueadores. As criaturas bloqueadoras causam o seu dano às criaturas que estão bloqueando.

Assim que os jogadores tiverem tomado todas as decisões sobre como o dano de combate será causado, o dano vai para a pilha. Nada que aconteça à criatura pode afetar o dano que está na pilha aguardando para ser resolvido.

Os jogadores podem, então, jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas. Assim que estas tenham sido resolvidas, o dano de combate é avaliado. Observe que, mesmo que uma criatura saia de jogo depois de o dano ir para a pilha, o seu dano de combate que está na pilha esperando para ser resolvido, é atribuído normalmente. Se uma criatura tenta causar dano a outra que já não está mais em jogo, o dano não é causado.

Obs.: Se uma criatura atacante foi bloqueada durante a etapa de declaração de bloqueadores, mas a criatura bloqueadora já foi removida, a criatura atacante não causa nenhum dano.

 

4º Passo

Fase 4 – (2ª Fase Principal).

 

A sua 2º fase principal é idêntica à 1ª: você pode jogar todos os tipos de mágicas e de habilidades, mas o seu oponente só pode jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas. Você também pode baixar um terreno durante sua 2ª fase principal.

Obs.: Lembre-se, você só pode baixar um terreno por turno, portanto, só poderá baixar um terreno agora se ainda não tiver feito isso durante sua 1ª fase principal.

 

5º Passo

Fase 5 – (Fase Final – Esta fase é composta de duas etapas).

 

a: Etapa de Final de Turno:

Tal como a sua etapa de manutenção, esta etapa pode passar despercebida, a menos que você controle alguma habilidade que seja desencadeada quando o turno termina (“No final do turno, …”). Nesta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.

 

b: Etapa de Limpeza:

Se estiver com mais de sete cartas na mão, escolha e descarte quantas forem necessárias para ficar com apenas sete. A seguir, todo o dano causado às criaturas é removido e todos os efeitos que duram “até o final do turno” terminam.

Ninguém pode jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas durante esta etapa, a menos que uma habilidade seja desencadeada durante esta etapa – algo muito raro de acontecer.

Obs.: No final de cada fase, a mana que sobra na sua reserva de mana desaparece e você perde uma quantidade de pontos de vida igual à quantidade de mana que tiver sobrando (você sofre queimadura de mana).

 

Como Vencer um Jogo:

Existem 2 meios de se vencer o jogo:

1º: Se você reduzir o total de pontos de vida se seu oponente a 0 ou menos.

2º: Se o seu oponente tiver que comprar uma carta quando já não houver mais nenhuma no seu grimório.

Anúncios

28 pensamentos sobre “O básico para jogar Magic: the Gathering…

  1. 1.qual é a diferença para a carta se o custo de execução tiver o NUMERO( não o desenho da caveira, arvore, bola de fogo e nem da gota D’água )1 ou mais alto?

    2.quando é que uma carta atacante é bloqueada , e não é bloqueada ?

    3.se você colocar um terreno e usar sua mana( com uma criatura ou mágica) depois vc descarta o terreno ou deixa ele ali ?se deixar ele vai ficar ali até qual momento?

  2. resposta pelas perguntas ,mande para o meu e-mail por favor(cassiocarvalho@ymail.com

  3. Cássio, vou responder aqui e também vou mandar para seu e-mail.

    1 – A diferença para a carta nesse caso é exclusivamente o seu “custo de mana convertido”. Nesse caso, quando a carta entrar em jogo, você terá que pagar uma mana para cada ponto exigido no número. Ou seja: Uma carta com custo de 4w [4 manas de qualquer cor e uma planície] tem o custo de mana convertido maior que uma carta que tenha custo 2w [2 manas de qualquer cor e uma planície].

    2 – Acho que são duas perguntas né?!
    2.1 – Quando uma criatura atacante é bloqueada?
    Veja a etapa C da fase de combate. O seu oponente decide quais das criaturas dele irão bloquear as suas criaturas atacantes. Cada criatura bloqueadora só pode ser designada para bloquear uma criatura atacante, porém várias criaturas bloqueadoras podem “agrupar-se” contra uma única atacante. As criaturas viradas não podem bloquear.

    2.2 – e quando não é bloqueada?
    Isso acontece quando: ou o seu oponente decide não bloquear as criaturas atacantes, ou quando ele não tem criaturas para bloquear as atacantes ou quando as criaturas atacantes têm “habilidades de evasão” [veremos logo um post sobre essas habilidades] que não permitam que o oponente bloqueie as atacantes.

    3 – O terreno que está em jogo gera uma mana por turno. Sempre que gerar uma mana, ele é virado até a sua próxima fase de manutenção. Na sua próxima fase de manutenção, ele é desvirado e poderá gerar mana novamente. Nenhum terreno sai de jogo a não ser que alguma carta [as vezes o próprio terreno] o faça.

    Qualquer dúvida alguém virá para responder. Obrigado pela presença.

  4. Mto bom este guia com os passos, Nordestinus…. Pra quem tá começando, ficou bem simples e fácil de aprender…. Prbs!!! ;D

  5. Valeu Rat. Estamos aê para o que precisar. Agora o Tadeu Filho está cuidando da parte de Magic aqui da ZN, mas ele é um rapaz competente e pode esperar bons posts sobre esse assunto aqui também.

  6. Queria tirar uma dúvida quanto ao bloqueio de criaturas. Quando eu bloquear uma criatura atacante 7/7 com uma criatura2/3 outra4/1 e outra 1/3. E esta criatura não tiver atropelar, eu sei que minha criaturas derrubarão a atacante, mas o que acontece as minhas defensoras? Sei que o jogador atacante pode escolher como o dano será distribuído, isso quer dizer que mais de uma será destruída? Por favor envie a resposta por e-mail. Obrigado!!!

  7. Maurílio, o atual dono do blog pode lhe responder por e-mail, mas vou postar aqui a sua resposta.

    Sim, o dono da criatura 7/7 vai escolher causar dano nas suas criaturas e vai matar todas elas. Ou seja, a criatura atacante e as três criaturas defensoras morrem.

  8. Mande resposta para meu e-mail tb, por favor.

    Uma carta de criatura normal (sem efeitos, apenas o nome, o atk, a res e um texto ilustrativo) entra em jogo virada, ou seja, na posição de 90o. Esta criatura não pode atacar nem bloquear, nem ser efeitos de mágicas, a menos que a mágica/artefatos/feitiço/escambal dizer o contrário. Tranquilo. Porém a minha dúvida é a seguinte: Uma criatura virada, “está em jogo”? O “Enjôo de Invocação” no turno em que a joguei pode torná-la alvo de feitiços de destruição no turno do meu oponente (como por efeito da carta Danação, por exemplo)?

    [Danação: Destrua todas as criaturas no campo. Estas criaturas não podem ser regeneradas.]

  9. quando na carta esta escrito que a cada ponto previnido no oponente ele gera uma criatura,o oponete é soh o jogador ou tamberm as criaturas

  10. Mas desde m10 que o dano de combate já não vai para a pilha ou stack. O dano é todo dado ao mesmo tempo.

  11. Boas,…
    a minha dúvida é:
    quando nós temos alguns terrenos e conjura-mos uma criatura, ou outro card, os terrenos utilizados para conjurar essa carta sao destruidos ou permanecem sempre no campo, para puderem ser utilizados mais tard?

  12. Olá DMTS07. Em primeiro lugar peço desculpas pela demora em responder.

    Quanto a sua dúvida, os terreno não são destruidos. Eles permanecem em campo gerando mana. Mas para isso vc deve virar o terreno. Veja o que diz as regras, que se encontram na página 7 do manual de regras:

    “Para poder fazer qualquer coisa no jogo, você precisa primeiramente gerar mana. Pense em mana como se fosse a moeda corrente em Magic — é o que você usa para pagar a maioria dos custos. O mana pode ser de uma das cinco cores de Magic ou incolor . Quando um custo requer mana colorido, você verá símbolos de mana colorido (Planicie para branco, Ilha para azul, Pantano para preto, Montanha para vermelho, Floresta para verde). Quando puder ser utilizado qualquer tipo de mana para pagar o custo, você verá um símbolo com um número dentro de um círculo.

    De onde vem o mana? Praticamente todos os terrenos do jogo têm uma habilidade que gera mana. Os terrenos básicos possuem apenas um grande símbolo de mana na caixa de texto que indica isso — você pode virar um deles para adicionar um mana daquela cor à sua reserva de mana . (A sua reserva de mana é o local onde seu mana fi ca guardado até que você o gaste.)

    Assim como dinheiro na sua carteira, o mana deixado na sua reserva de mana fará “um furo no seu bolso”. No fi nal de cada fase do turno, você perde 1 ponto de vida para cada mana não usado na sua reserva de mana, e o mana desaparece. Isto é chamado de queimadura de mana .”

    E o que as regras querem dizer com” Virar”? De novo veja o que diz as regras, na mesma página, no mesmo manual:

    “Virar um card é girá-lo de lado. Você faz isso quando usa um terreno para gerar mana, quando ataca com uma criatura, ou quando joga uma habilidade que tem exige que a carta seja virada. Quando uma permanente é virada, isso geralmente signifi ca que ela já foi usada no turno. Você não pode virá-la novamente até que ela tenha sido desvirada (endireitada).

    No início de cada um dos seus turnos, você desvira seus cards virados para poder usá-los novamente.”

    E é isso. Espero ter ajudado.

  13. Pedro Rodrigues >> Falha nossa!
    Obrigado pelo comentário e pela informação.

  14. Dúvida: Se eu tenho uma magica instantania que diga: negue uma mágica de artefato quando ativada do oponente. Custo 1deágua por exemplo.

    Como eu vou poder usa-la?
    Tipo, se eu não gastar todas minhas manas, elas vão pro saco. então como poderei ativar ela, se minha mana só volta ao normal no inicio do proximo turno. Por favor, mande por PM.

  15. eu jogo muito essas cartas e estava a procura para jogar na net porque muita gente nao tem
    eu ja derrotei muitos gajos fazia mos campeonato nunca perdi
    quem quiser acredita

  16. @BRUNOERIG: O D20 é utilizado no magic para marca os pontos de vida do jogador. Pode ser que exista outras função, mas essa é a que eu mais vi sendo praticada.

  17. Você segue jogando com as cartas que for puxando. Nada de especial acontece por ficar sem cartaz na mão. Apenas suas opções de estratégia que ficam muito reduzidas.

  18. quando eu tenho uma carta de equip artefato q tem o custo de 3 de mana esta equipada em uma criatura e a destruída é destruida, o equipamento continua lá,mas o mana q eu pago pra equipar em outra criatura é o q está escrito embaixo ou o de cima msm?

  19. eu ñ entendi mto bem a parte b: Etapa de Limpeza:

    Obs.: No final de cada fase, a mana que sobra na sua reserva de mana desaparece e você perde uma quantidade de pontos de vida igual à quantidade de mana que tiver sobrando (você sofre queimadura de mana).

    ké dize a minha mana (terreno)eu tiro do jogo?ou ela continua e eu levo o dano?

  20. Gostaria de Saber se posso baixar um terreno fora da fase principal conforme descrito ali em cima.

    ex: não baixei terreno esse turno e estou atacando, segurando um terreno com a possibilidade de dar +1/+1 para uma criatura. Turntimber Grove.
    Posso atacar, e em seguida bombar minha criatura baixando o terreno?

  21. entre em nosso canal no youtube e APRENDA A JOGAR MAGIC, breve teremos varios novos updates, uma forma divertida e inovadora de aprender magic de maneira rapida

    obrigado abraços

  22. Uma dúvida: se eu tiver 5 manas em uma criatura q precisa d 5 manas, no próximo turno se a criatura ainda estiver viva, ela contina usando a mana ou eu posso usá-la para conjurar outra criatura?

  23. Como faço para bloquear no Magic? E para que servem os dados em cima das cartas?

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s