Inteligência, Raciocínio ou Sabedoria?

Olhando em textos sobre alguns sistemas e assistindo bons filmes e séries, aconteceu comigo algo que quase todo rpgista já deve ter feito. Converter um personagem em números e estatísticas.

Até que comecei bem, até que cheguei numa dúvida. Um personagem que tenha QI acima da média possui que atributos mentais? Aí olhei para os sistemas que tenho utilizado recentemente e todos têm algo bem diferente em suas teorias para isso.

Para falar no assunto eu vou comentar sobre dois personagens: Nara Shikamaru [da série Naruto] e Michael Scofield [da série Prison Break].

Para os desinformados: Shikamaru é um rapaz que se tornou ninja e que ajuda a proteger a sua cidade de invasores. Sua principal habilidade é a capacidade de pensar rapidamente e bolar estratégias. Tem como principais aliados, dois outros ninjas: Ino, que cuida da parte de controle da mente e Chouji, que cuida da força bruta. Mas os dois dependem de toda e qualquer estratégia montada pelo jovem Shikamaru. Ele foi o primeiro de sua turma a se formar em um nível ninja superior.

nara_shikamaru

Scofield é um cara que caiu numa armadilha por simples acaso do destino. Seu irmão foi condenado à morte por supostamente matar o irmão da vice-presidenta dos EUA. Dias antes da data escolhida para a execução de seu irmão, Michael bola um plano para tirá-lo da cadeia. Um plano totalmente acima da compreensão de qualquer pessoa. Eles conseguem fugir e Michael prova sua inteligência ao mostrar para o irmão que, além de sua fuga da prisão, toda a rota de fuga estava cuidadosamente traçada, incluindo aí, carros para fingir que tinham morrido, armas em locais totalmente inusitados, chantagem bem boladas e por ai vai.

prison-break

Não vou falar mais sobre os personagens, para que caso alguém que queira assistir as séries, não me culpe por nada. hehehe…

Em Gurps [para mim o que melhor retrata a situação] o atributo inteligência mede toda a capacidade mental do personagem, sendo que existem “sub-atributos” como percepção, sentidos e força de vontade, porém esses “sub-atributos” são gerados de forma automática, a não ser que o jogador tenha algum interesse em mudar. Nesse sistema os dois personagens estariam bem servidos de números em seus atributos.

Quando se fala em D&D [D20 Modern, ou o que quer que seja] já começa a dificuldade. Os personagens teriam mais Inteligência ou Sabedoria? A inteligência mede aquilo que se aprende com estudos e preparação, enquanto a sabedoria é tudo que se aprende com o tempo e experiência. Ao meu ver, as duas coisas são muito parecidas por que para se treinar algo e conseguir preparação, é necessário tempo e dedicação. Então não sei qual dos dois atributos se encaixam melhor nesse contexto.

Quando se fala em World of Darkness, acontece o mesmo problema de D&D. Temos Inteligência e Raciocínio, sendo que as definições para ambas são bem diferentes das do jogo medieval. Inteligência é o atributo que mede a sua capacidade de pensar em situações em que você tenha tempo ou material que o ajude. Enquanto o raciocínio mede a sua capacidade de responder às ações que acontecem no exato momento.

Claro, todas as definições que eu usei aqui são um resumo [resumo mesmo] da definição que cada sistema dá aos seus atributos, mas não muda muita coisa também.

Nesse contexto creio que acabo de mudar idéia de quando eu mesmo falava que, com qualquer sistema pode-se narrar qualquer coisa.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Inteligência, Raciocínio ou Sabedoria?

  1. Para min o sistema q mais se adéqua a essas características e WOD, leia a definição de cada atributo e verá q o q está acima sobre Raciocíneo está diferente, o de gurps é bom, mas não concordo q para ter vontade alta precisa ser inteligente.

  2. Grande [kkk] Oscar…
    Como falei no texto, o que postei aqui é um resumo muito resumido [desculpe a redundância] do que tem lá no livro. Eu sei que está diferente.

    E quanto à Gurps, você não concorda que uma pessoa inteligente seja mentalmente mais resistente???

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s