Vida pessoal e RPG…

Estive lendo um tópico no fórum da Daemon sobre os devaneios de Marcelo Del Debbio.

Um dos tópicos fala sobre a reclamação de um dos leitores, que se denomina “Einherjar”. Ele criou o tópico para reclamar da postura da Editora Daemon em relação aos gostos pessoais de Del Debbio.

Eu acredito que não se pode misturar uma coisa com outra. Não que essa seja a mais completa verdade do mundo, mas venhamos e convenhamos que nem todo mundo tem a mente aberta o bastante para entender e separar as coisas.

O que disse o usuário “Asa Noturna” [no mesmo tópico] é corretíssimo. Vou reproduzir aqui a parte mais importante de dois de seus posts no fórum:

“Sim, o Del Debbio tem todo o direito, afinal ele é o dono da editora. Mas nós, como consumidores (para não dizer simplesmente “rpgistas” ou “jogadores de trevas”) também temos o direito de discordar e reclamar.

E eu concordo com o Einherjar, não acho uma boa misturar as coisas. Não contribui em nada. Acho até um amadorismo, comercialmente falando. Acredito que uma editora (que não é mais exclusiva para produtos de rpg) deveria pensar que não apenas jogadores vão acessar a página da Daemon, mas também curiosos e PAIS de jogadores, e essa mistura entre a temática do jogo e o conteúdo do site da editora pode resultar, no mínimo, em confusão pelos usuários digamos “mais leigos”.

Não se trata apenas de “gostar ou não do Del Debbio”, ou apenas “comprar ou não” os produtos, mas sim da divulgação do RPG e da própria editora. Claro, a empresa (Daemon) é livre para fazer seu próprio marketing e escolher a imagem que quer mostrar para o mercado. Mas ninguém precisa concordar com ela. Eu acho que um link com o assunto “Misticismo em Geral – por Marcelo Del Debbio” estaria de bom tamanho…”

E…

“Exemplo: um sujeito razoavelmente esclarecido é pai de um adolescente que mostrou interesse em jogar rpg. Vamos supor que este sujeito seja um pai zeloso, e vá procurar se informar sobre o novo passatempo de seu estimado filho. Descobre a existência da Daemon, uma das principais editoras deste jogo do Brasil. “Ótimo, vou entrar no site dessa editora e tentar conhecer melhor o conteúdo de seus produtos”, pensa ele. Aí, ele acessa a página e dá de cara com textos de ocultismo.

Concorda que há um potencial bem grande de haver, no mínimo, um mal-entendido? Concorda que é bem provavel que o leigo venha a confundir o próprio jogo de rpg com a temática/abordagem mística sugerida? Claro, após alguma pesquisa, outras informações, diálogos (e se a pessoa tiver boa vontade e mente aberta) a questão pode ser tranquilamente resolvida. Pode. Mas, vc percebe como essa “estratégia de marketing” da Daemon pode ser danosa para o RPG? E que, na melhor das hipóteses, ela não contribui em nada para a “desmistificação” do RPG?

Para fazer uma analogia com outra forma de diversão, a música, seria o mesmo que entrar no site de uma gravadora e se deparar com textos satanismo, temática de alguma banda que a tal gravadora “banca”. Ora, tais textos deveriam estar na página DA PRÓPRIA BANDA, e não da gravadora. Entende?”

Concordo com esse rapaz em gênero, número e grau. Comentários perfeitos e muito bem colocados.

Nós, que fazemos a nossa principal propaganda, devemos ser mais cuidadosos com o que falamos. O que pensamos não interessa a ninguém, mas o modo como passamos isso para a sociedade pode ser altamente prejudicial…

PS: Só para constar, na hora da virada estarei postando qualquer besteira, já que não poderei passar com amigos nem família…

Abraços a todos…

Anúncios

3 pensamentos sobre “Vida pessoal e RPG…

  1. Esses textos estão na pagina principal? Se estiverem em um link a parte pode ser esplicado com poucas palavras. não acho tanto alarde, mas um pouco de paranoia sempre é bom!

  2. Não é de hoje que eu aviso que as editoras de rpg tem responsibilidade maior do que lançar o livro nada data certa.

  3. Na verdade, o texto ou figura em questão eu não vi, falei do assunto mais pela generalização mesmo. Não se deve misturar em hipótese alguma.

    E paranóia é sempre bom…

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s