O RPG e o casamento…

Hoje tive uma conversa com minha esposa sobre esse assunto e de imediato pensei: isso pode dar um bom post. Mas devo confessar que andei lendo sobre o assunto recentemente em alguns blogs. Então esse post não é somente mais uma parte de algo que pode ser aproveitado. Vou tentar demonstrar as principais dificuldades de um relacionamento entre um jogador[a] e um não-jogador[a]. E como a situação aconteceu comigo que sou casado com uma linda mulher, vou escrever como se fosse o marido/namorado/noivo/amante/etc que precisa de desculpas para a mulher [ou homem!? Quem sabe as preferências sexuais de cada um, né?!]

1º “Amor, você passa mais tempo com seus amigos jogando, que comigo!”

Aff. Isso é chato, mas pode ser o primeiro passo de uma discussão. Tente mostrar à ela que o tempo que você gasta jogando não é nem de perto comparável com o restante do dia, que você pode sair com ela, desde que ela esteja disponível. Ah, ela não está disponível? E a culpa é sua? Fala sério!

2º “Amor, seus amigos não lhe deixam em paz. Toda hora estão aqui falando de ficha, background, DX, modificador, etc.”

Se seus amigos lhe visitam com frequência para falar de RPG, tente falar menos do assunto quando a mulher está perto, ou pelo menos use termos que ela não imagine que sejam de RPG. Por exemplo: o jogador foi até a sua casa para saber se ele pode fazer um personagem com excesso de peso, que dirige um caminhão durante todo o dia. Responda a ele que as decisões que ele toma na vida podem ser prejudiciais a longo prazo. Ou diga simplesmente que NÃO e acabe a conversa.

3º “Amor, quando você não está jogando RPG, tá no computador escrevendo pra aquele seu blog chato.”

Diga a ela que as suas experiências têm que ser discutidas para serem aprimoradas. Caso ela ainda queira discutir, pergunte a ela se nenhuma das decisões que ela toma no trabalho são levadas para se ouvir opiniões. Se ela não trabalha, pergunte a ela o que ela faz quando tem alguma dúvida ou quando está alegre demais com um assunto que você não conhece, tipo BLÛSH. [mas afinal, o que diabos é blûsh???]

4º “Amor, por que aquelas suas amiguinhas que jogam, nunca aparecem aqui com os namorados delas?”

Seja simples e direto: mulher nerd dificilmente vai ter um namorado que queira a acompanhar.

5º “Amor, por que sempre tenho que fazer café quando seus amigos chegam pra jogar?”

Outra para ser respondida com simplicidade: Se você gostasse mais de café, não precisaria fazer só quando eles chegam.

leia

No mais é isso. A minha conversa com minha esposa terminou bem. Eu só vou dormir no estofado por uma noite. Já passei por coisas piores. Já enfrentei dragões com pouquíssimas magias. Já durmi ao relento num saco de durmir e acordei no meio da noite pra fazer vigilia pro grupo. Ou seja, já enfrentei coisas piores…

Que ela não veja esse post…

15 pensamentos sobre “O RPG e o casamento…

  1. Dale Alexandre,

    antes de mais nada… feliz 2009

    Parabens pelo novo Layout do Site… agora sim…
    antigamente eu ficava meio perdido !!!
    Mas agora ficou show de bola !!!

    Parabens e muito sucesso para nos em 2009 !!!

    Abraços,

    Mestre Meyer

  2. Então vamos lá!

    Primeiro parabéns pelo Layout novo! Realmente ficou muito melhor que o antigo! Muito Bom!

    Segundo,parabéns pelo artigo. Realmente muito bem escrito e de grande ajuda aos jogadores que desejam passar de nível na vida e se casar!

    Terceiro, façam como eu! Transforme sua esposa numa jogadora do seu grupo! Funcionou!

    Se ela a princípio ficar enojada com o seu convite, vá comendo pelas beiradas. Pergunte a ela se ela gostava de assitir o “Caverna do Dragão” (não conheço até hoje alguém que não goste do desenho), aí explique o desenho na verdade é uma adaptação do D&D pra televisão, que as aventuras são como o desenho, mas apenas acontecem na imaginação dos personagens, que ela pode criar um personagem como a Sheila que tem um capuz que a torna invisível e etc (as mulheres adoras a sheila)! É batata!

    É isso! Abraços

  3. Meyer e Antônio Sá, obrigado pela observação quanto ao layout.
    Antônio, o pior é que ela já jogou em duas mesas em que eu mestrei. Ela já jogou com um anão guerreiro em AD&D e com uma toreador em Vampiro: a Máscara. Não sei até hoje por que ela parou de jogar, mas também não quero ficar insistindo no assunto pra não piorar a situação.

    No mais, obrigado a vocês…

  4. Também passei por esse problema…e também rendeu um post lá no blog (hehehe, isso dá um bom material mesmo!).
    Minha esposa tem sérios problemas com o RPG (a lenda diz que ela já foi trocada por uma mesa de jogo), mas tem me deixado jogar.

    O que faço, principalmente, é deixar claro que não vou deixar de ficar com ela para jogar. Como jogo relativamente pouco (uma ou duas vezes por mês), estou conseguindo levar na boa.

  5. Alexandre
    Antes de tudo FELIZ 2009!

    Achei interessante você falar que só joga umas duas vezes por mês,meu esposo joga duas vezes na semana no período de três horas e meia cada dia. Bom acho muito tempo, pois o mesmo trabalha a noite(noite sim, noite não) e eu, durante o dia(dias úteis), o que resta pouco tempo um para com o outro. Ele acha que sou exagerada, que não dou tempo pra ele, mas, e o nosso tempo? Bom, o que realmente quero saber é se: você joga só duas vezes por falta de tempo ou por opção…(Ou é a esposa que também pega no seu pé?)

  6. Cara, show de bola.
    Estou ensaiando um post desse porque basicamente passo pela mesma coisa! Minha esposa não joga, mas ela até quem tem se tornado mais flexivel… principalmente se o grupo no qual eu mestro possui pessoas que ela gosta! O ultimo domingo foi um marco! O pessoal chegou lá as 15 horas, pra fazer tres fichas e jogamos até às 21:00! E ela nem ligou, ficou vendo filme, descia fala com a galera… acho que ja tenho grupo certo! na medida! rsrsrsr…

  7. Xiii, xará… se ferrou!

    Feliz 2009, “A Esposa”!!!! 🙂
    Meu post original foi esse aqui, ó:
    http://www.rpgista.com.br/?p=59

    Eu jogo só 1 vez por mês por pura falta de grupo. Se eu pudesse mesmo, jogaria toda semana. Estou tentando arrumar, inclusive, outro grupo de jogo que complemente minha “agenda”.

    No entanto, acho que se eu jogasse mais de uma vez por semana, minha esposa também reclamaria… concordo que o “tempo do casal” é muito importante. Dá uma lida lá no post… explico a situação toda.

    Tenho que ir… minha esposa está me chamando e eu aqui escrevendo comentários no “blog chato” do Alexandre. 😉

  8. Bem, eu jogava RPG antes de conhecer meu noivo. Então, teoricamente, não saí muito no prejuízo, certo?

    Mas sim, ele perde muito tempo com assuntos relacionados com o RPG. xD

  9. Como já falaram mais acima, eu não acho que jogo demais. Jogo duas vezes por semana, durante 3,5 hrs [em média]. Mas são horários marcados e sempre os mesmos dias da semana. Todos os outros dias da semana [quando não estou trabalhando, é claro!] são para ficar com minha esposa e filha. Saímos sempre que possível e inventamos tudo que dá pra fazer. O problema é que algumas esposas ficam “tiriricas” justamente com AS HORAS EM QUE VOCÊ JOGA RPG.

    1º “Amor, você passa mais tempo com seus amigos jogando, que comigo!”

    Aff. Isso é chato, mas pode ser o primeiro passo de uma discussão. Tente mostrar à ela que o tempo que você gasta jogando não é nem de perto comparável com o restante do dia, que você pode sair com ela, desde que ela esteja disponível. Ah, ela não está disponível? E a culpa é sua? Fala sério!

    E como o Alexandre [RPGista.com] falou, caso tenha algum acontecimento que mereça minha atenção à esposa antes do RPG, é claro que ela é a preferência.

  10. Eu jogo RPG a anos, meu namorado joga RPG, adoro jogar RPG e mesmo assim acho que duas vezes por semana pode ser um pouco demais.
    Mas é só uma opinião feminina…

  11. Nmeu: eu daria tudo pra que meu namorado me deixasse jogar RPG com ele… sou obrigada a arrumar outro grupo porque ele nem fala do assunto comigo… e olha que eu adoro jogar ein…

O que achou desse post?

