Dicas para jogar RPG com qualidade…

  1. Dê vida ao personagem: Crie um background, nem que seja pequeno, coloque a data de aniversário dele na ficha, escreva os nomes dos caras que ele conhece melhor, família, etc.
  2. Ouça o que o mestre tem a dizer: O cara tá tentando lhe fornecer algumas horas de diversão, puramente gratuita. Dê um tempinho pra ele antes de ficar com cara de tedio.
  3. Jamais fique esperando o Mestre tomar a ação por você: sempre que puder peça para olhar em volta, MOVA-SE! As boas interpretações feitas no meu grupo que literalmente roubaram-a-cena nada tiveram a ver com o assunto da campanha, mas sim baseado em peculiaridades de conversa.
  4. Aceite o que o mestre fala: Se ele disse que ‘não pode!’ então deixa esqueça, não fique insistindo em colocar aquela habilidade apelona, ou qualquer coisa do genero. Se ele disse que você escorregou e tascou essa bunda branca no chão, levante-se!
  5. Não se meta na interpretação alheia: Cuide do seu personagem que já ajuda muito! Deixe que os outros jogadores interpretem os seus. Não dê palpites nos personagens alheios durante a sessão.
  6. Marque presença nas sessões: Não falte. Se tiver que faltar avise ao narrador com antecedência. Chegue na hora marcada. Procure saber o que você deve e o que não deve fazer na casa de quem estiver jogando.
  7. Conheça o seu narrador: Exitem extremos, do narrador que valoriza apenas a interpretação ao que acha que as regras são fundamentais, do que quer interpretação o tempo todo ao que aceita piadas fora de jogo e até mesmo faz elas, descubra entre qual desses extremos está o seu narrador e guie sua forma de jogar a partir daí ou se for um caso procure um novo mestre, diz o ditado: “Para cada jogador, um narrador e vice-versa”.
  8. Não esqueça as armas básicas do jogador de RPG: Lápis e borracha são fundamentais em qualquer sessão.
  9. Procure uma imagem que mostre seu personagem: Tá bom, isso não é essencial, mas ajuda muito os jogadores visualizarem o seu personagem e pode melhorar as descrições.
  10. E por último e mais importante. INTERPRETE O SEU PERSONAGEM: Não dê a ele a SUA vida. Você é você. Se você é invejoso, que ele não o seja. Se você é rico [sorte sua!], mas ele não precisa ser.

Enfim, acho que é isso…

Até…

Anúncios

9 pensamentos sobre “Dicas para jogar RPG com qualidade…

  1. Boas dicas, seria bom se os jogadores seguissem, pelo menos algumas delas. A 9, apesar de não essencial, eu acho bem legal. Ter uma cara para o personagem ajuda bastante.

  2. eu jogo em um grupo de 4 jogadores, e fico mt bolado qd eles n interpletam seu personagem e sim a sí proprio.

  3. eu nao vejo a hora de eu montar o meu prprio grupo se acontecer isso fai cer tudo de bom

  4. tipo eu tava fasendo mais o povo e burro e naum sabe nem como joga queria faser guerra de verdade !!!
    obg pelas dicas..

  5. gostei de muito das dicas! parabéns. olha, eu comprei recentemente um livro de rpg supers da editora daemon. eu quero dicas para aprender a ser pelo menos um bom mestre. é algo novo para mim. se alguém puder me ajudar entre em contato comigo, por favor. eu adoro rpg! meu email é marcioleitecabral@gmail.com.

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s