[Sistema]Ao Cair da Noite D6

Depois de criar uma ficha alternativa para o sistema do companheiro Tiago “Deicide”, pedi a ele para criar um pequeno artigo para adaptar o sistema para ser jogado com dados de seis faces (d6). Por que, teoricamente, para quem tem baixa renda assim como eu, os dados de seis faces, os comuns, são mais fáceis de conseguir. Porém, enquanto eu escrevia o artigo decidi que além de umas poucas regras para jogar o sistema com d6s eu iria apresentar um pouco do sistema para aqueles que acompanham esse blog e para quem mais descubra esse artigo e queira ler.

As regras que aqui vou apresentar só são possíveis de serem utilizadas com o sistema Ao Cair da Noite. O livro de regras pode ser adquirido em uma versão eletrônica e gratuita no link: http://www.underhaven.com.br/downloads.php. Também é possível comprar o livro no site da Underground Haven. Existem um suplemento já lançado a venda: Desbravadores do Oculto.

O capítulo 2 do livro do sistema Ao Cair da Noite apresenta as regras básicas do jogo: o conjunto de conceitos e noções que vão dar origem a todo o resto do sistema. Regras mais específicas, com exemplos para situações de drama e ações mentais, sociais e físicas são apresentadas em outros capítulos do livro. Por mais complexas que as regras se tornem, porém, elas podem ser resumidas a:

1- Definir quantos dados você testa para uma ação de seu personagem. As regras utilizam dados de dez faces (os chamados “d10”) – porém, no caso desse artigo os dados de dez faces podem ser substituídos pelos dados de seis faces (d6);

2- Definir a dificuldade da ação;

3- Rolar os dados. Cada dado que resulte em um número igual ou superior à dificuldade conta com o “um sucesso”. Conte o número de sucessos;

4- Se o número de sucessos for maior ou igual a um, você conseguiu realizar o que queria.

Este é o básico que você precisará lembrar.

PARADAS DE DADOS

Esse nome é dado a quantidade de total de dados que você, jogador, tem para realizar determinadas ações. Os dados utilizados em jogos de Ao Cair da Noite são os de dez faces, os “d10”. Esse artigo adapta o sistema para ser jogado com dados de seis faces, “d6”.

As paradas de dados, sem exceção, são determinados pelas características de seu personagem, em geral um conjunto de Atributos+Aptdão.

O número de dados que compõem a Parada de Dados é determinada pelo nível ativo das características testadas, e não pelo nível total das mesmas.

Atributos e aptidões possuem níveis ativos iguais a metade do nível total. Os Aegis possuem níveis ativos iguais ao nível total. Já os históricos não são testados, mas podem somar ou subtrair dados na parada de outros testes específicos.

DIFICULDADE

Uma vez determinada a parada de dados para um teste, o Narrador precisa definir qual é a dificuldade do feito a ser realizado. A dificuldade é um número que varia de três ao infinito. Quando essa dificuldade não é informada, considera-se que a dificuldade é um “feito comum” de dificuldade 6, que é a dificuldade padrão do sistema, quando se joga com dados de dez faces. Utilizando dados de seis faces a dificuldade padrão passa a ser quatro (4).

O Narrador do jogo determina a dificuldade de uma ação. Para auxiliar nessa tarefa siga a tabela abaixo:

Utilizando dados de 10 Faces:

Utilizando dados de 6 Faces:

Nível

Dificuldade

Nível

Dificuldade

Fácil

04

Fácil

03

Médio

06

Médio

04

Difícil

08

Difícil

05

Muito Difícil

10

Muito Difícil

06

Quase Impossível

12

Quase Impossível

07

* Note que essas tabelas são apenas sugestões.

– Modificadores de dificuldade: Depois de determinar a dificuldade inicial, o Narrador pode aplicar modificadores. O modificador pode ser algo entre -3 e +3 (utilizando dados de 6 faces para jogar varia de -2 e +2), de acordo com as circunstâncias facilitam ou atrapalham a realização da tarefa.

– Dificuldades Menores que 3: Caso a dificuldade seja menor do que três (tanto para d10, quanto para d6), talvez o melhor seja permitir ao personagem ter sucesso automático. Afinal a única circunstância em que é sugerido tentar uma dificuldade dois (2) é quando o número de sucessos obtidos importa para determinar o resultado da ação.

– Dificuldades Maiores do que 10: Caso a dificuldade seja maior de que dez, considere-a dez, mas aplique uma penalidade de dados no teste igual ao número que excede dez.

– Dificuldades Maiores do que 6: Quando estiver jogando Ao Cair da Noite com dados de seis faces e a dificuldade superar o número 6, considere que seja 6 e aplique uma penalidade de dados no teste de acordo com a tabela abaixo:

Nível

Penalidade

07-08

-1 dado

09-10

-2 dados

11-12

-3 dados

13-14

-4 dados

15-16

-5 dados

… assim por diante

… assim por diante

* No livro de regras você encontrará todas as informações necessárias pra jogar ao cair da noite – seja com dados de 10 faces (d10) ou dados de seis faces (d6).

Esse é apenas o primeiro passo para se jogar Ao Cair da Noite com dados de seis faces, no futuro novos arquivos virão. As informações e algumas partes do artigo foram tiradas do livro de regras do sistema Ao Cair da Noite – todos os direitos do sitema são reservados a Underground Haven Publicações.

*** É possível baixar o pdf com essas adaptações clicando aqui. ***

Anúncios

5 pensamentos sobre “[Sistema]Ao Cair da Noite D6

  1. Boa adaptação. As regras ficaram bem equilibradas e parecem não ter alterado praticamente nada no sistema original.
    Agora é ver o pessoal comprando os livros e jogando com D6 ou D10…

    Até…

  2. Pingback: penalidade.net - [Sistema]Ao Cair da Noite D6 « Rpg Sem Compromisso

  3. Que bom que gostaram, Alexandre e Thiago, e a ideia é essa mesmo Arquimago, mais pessoas jogando ACN, mesm que seja com D6…

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s