O Mundo do Magic…

Esse artigo é voltado para um público iniciante, que está tendo o primeiro contato com o jogo. Caso você não se enquadre no público alvo, existe uma grande chance de você não gostar deste artigo. Siga por sua conta e risco.

 

Parte1: Os Modos de Se Conviver com o Magic

 

Ok, você ouviu falar do magic. Seja pela internet, seu melhor amigo joga, você roubou a mochila do menino isolado da escola e tinham cartas lá dentro, ou seja lá de que modo. Você se interessa pelo jogo, quer ter contato com ele, mas você não faz nem idéia de como é isso. Tem pessoas que possuem muitas cartas e nem sequer jogam, outros participam de campeonatos que valem 4 ou 5 dígitos de dólares e não tem nenhuma carta sequer. Como pode isso ser possível?

 

Esse artigo serve para você que se identificou com a situação acima. Se você quer entrar nesse mundo, mas simplesmente não está entendendo como ele funciona, aqui vai o guia de como viver nesse mundo que tem contato com o magic.

 

Player (ou Jogador): Esse é o tipo mais comum de habitante no mundo do magic, mas nem por isso o mais simples. Os players (jogadores) são aqueles que gostam de jogar magic, e são divididos principalmente em 3 tipos:

– casuais; jogam apenas para se divertir, geralmente não participam de campeonatos, ou se participam o fazem apenas pela diversão, sem ambição alguma de ganhar. O investimento para um jogador casual pode ser baixo, já que ele sempre poderá trocar uma carta cara por outra mais barata, que tenha um efeito similar. Afinal, não vale a pena investir R$30,00 numa carta melhor, se ela não te dará retorno algum.

-competitivo; é aquele jogador que não quer ser mais casual, ele investe dinheiro, ele quer um deck bom, mas ele ainda não é um jogador top. O jogador competitivo joga PTQ`s, Regionais, porque ele quer uma vaga no nacional ou no pt¹ para poder virar profissional. Dificilmente um jogador entra no mundo do magic já como competitivo, pois ser competitivo já requer treino, experiência e decks bons, que são geralmente caros.

-profissional; o jogador profissional já participou de Pro Tours, provavelmente já foi bem em muitos deles, joga nacional todo ano porque tem um bom ranking e geralmente é respeitado quando opina em algo do magic. Para você ser profissional, você precisa ter muita experiência no jogo, ter atingido bons resultados e manter uma certa regularidade neles. É, não é moleza não!

 

Dealer(negociador): Os dealers geralmente possuem muitas cartas. Muitas mesmo. MESMO. Grandes dealers geralmente possuem várias e várias pastas, e tem todas (ou grande parte) das cartas boas. Eles poderiam montar qualquer deck para jogar, mas eles não querem. A idéia de ser dealer é comprar magic barato e vender caro/no preço. É possível até se sustentar de magic, embora seja bem difícil. Muitas lojas não incentivam os dealers (pois eles geralmente são uma ameaça, aproveitando o espaço físico da loja enquanto roubam seus clientes), mas mesmo assim existem muitos deles.

 

Juiz/Organizador: Os juízes e organizadores são aqueles que fazem os torneios de magic funcionarem. Eles organizam, tiram dúvidas em partidas e resolvem problemas de jogo. Você sempre verá um desses num torneio, mesmo naquele torneio feito na sua escola, aquela pessoa que joga o dado para ver quem joga com quem está fazendo o papel do organizador (de um modo bem casual, obviamente).

 

Uma mesma pessoa pode fazer parte de mais de um tipo de habitante do mundo do magic. Um jogador pode ser ao mesmo tempo dealer, negociando sempre mas mantendo um baralho para jogar campeonatos. Um jogador pode ser competitivo e casual ao mesmo tempo, treinando sempre para grandes eventos e mantendo um deck for fun³ para jogar um bom mesão com seus amigos.

 

Parte 2: O Dialeto

 

Os habitantes desse mundo falam um dialeto bem específico. Você pode se enganar achando que é Português ou Inglês. Ledo engano. Apenas alguns minutos depois você já nota o quão complexa é essa lingua.

Seriam necessárias muitas páginas para poder documentar todos os termos existentes, mas aqui seguem alguns deles para que você possa se situar numa conversa:

 

-Sideboard: também chamado por side, é a reserva do seu baralho. Ele precisa conter exatamente 0 cartas ou exatamente 15 cartas. Essas cartas são geralmente de utilidade específica, e você pode trocá-las (na proporção de 1 para 1) com as cartas do seu baralho entre um jogo e outro.

-Match: um match é uma partida, composta geralmente de 3 games. O primeiro que vencer dois games ganha a match. Seu sideboard pode ser trocado entre cada game, mas é importante que no primeiro game de cada match o deck esteja exatamente como listado (você não pode ter cartas trocadas do sideboard no primeiro game de um match).

-Constructed/Limited: são tipos de formatos. Basicamente definindo, o Constructed seria o formato aonde você pode usar as cartas que tiver, desde que elas respeitem o formato (ver abaixo) e o limited você tem que jogar com um pool de cartas limitados de acordo ao tipo de torneio (ver abaixo).

– T2(standard)/T4(extendend)/T1.5(Legacy)/T1(Vintage)/Block/Deck Selado/Booster Draft: são os formatos de torneios. Os primeiros 5 são formatos construídos (Constructed), e você pode jogar com as cartas que tiver de acordo a delimitação de edições (você pode ver as delimitações no site da Wizards of the Coast). Por exemplo, T2 é um formato aonde você só pode jogar com cartas da Décima Edição ou de Lorwynn para frente (Lorwynn, Morningtide, Shadowmoor, Eventide, Shards of Alara). Os outros dois se referem a formatos Limitados (limited). Deck selado consiste em cada jogador receber um deck de torneio e 2 (ou 3) boosters. Isso consiste em 75 cartas aleatórias, e a partir disso você deve montar seu deck. O draft é um pouco mais complicado…

-Booster Draft: um formato aonde cada jogador recebe 3 boosters. Ao redor de uma mesa com 8 jogadores (ou 7), todos eles abrem ao mesmo tempo seus boosters, e escolhem, dentre as 15 cartas que vieram, uma delas. As demais são passadas para sua esquerda. Assim, você receberá 14 cartas, escolherá uma e passará as outras 13. Esse processo se repete até que acabe o primeiro booster, depois novamente até que acabe o segundo booster (dessa vez no sentido anti-horário) e depois novamente para a esquerda. Ao final disso, você deverá montar um baralho utilizando as 45 cartas escolhidas + terrenos básicos. Um baralho Limitado deve conter no mínimo 40 cartas, enquanto um baralho construído deve conter no mínimo 60 cartas.

-DCI: é uma organização responsável pelas regras e pelo ranking do jogo. Quando falarem sobre seu DCI, se referem ao seu número de cadastro da DCI (você faz um de graça em qualquer loja, basta jogar um torneio). Ele é como um RG, você não precisa da carteirinha, mas não pode esquecer seu número. Se você não tiver um DCI, você pode fazer um a qualquer momento, mas se você já fez um DCI, você não poderá fazer outro nunca mais!

-Splash: digamos que você montou um deck verde. Você só usa cartas verdes nele, e isso tem te agradado. No entanto, seu oponente usa uma criatura que impede as criaturas verdes de atacar. Tendo isso em vista, você resolve que precisa usar cartas que destruam a criatura alvo, e para essa função, você escolhe utilizar a carta Terror. Numa situação dessas, não dizemos que seu deck é Preto e Verde, dizemos que ele é verde com um splash preto. Isso porque são pouquíssimas cartas pretas nele.

-WUBRG: As cores do Magic. W é designado para a cor branca (White), U para o azul (blUe), B para preto (Black), R para vermelho (Red) e G para verde (Green).

 

Bem, vou tentar manter um ritmo mais definido para as postagens de Magic e continuar a ensinar o básico para os novatos.

Talvez eu traga alguns jogadores para esse lado do muro…

 

Até…

Anúncios

4 pensamentos sobre “O Mundo do Magic…

  1. Otimo post! Otimo mesmo! Espero que realmente atraia novos players! Contando os dias pra Terça, hehehe!!!

  2. Existe um livro com todos esses termos? Existem regras nos campionatos além das regras do jogo?

  3. Muito boa postagem, gostei!

    Onde posso encontrar regras especificas.

    Gostaria de conhecer um site de compra confiavel e algum forum com novidades, voces conhecem? qual vcs usam?

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s