As Cartas…

Seguindo a série de textos explicativos para Magic: the Gathering, vamos começar a entender o jogo por completo a partir de agora.

Antes, seria interessante estar familiarizado com O mundo de Magic.

2. AS CARTAS

200. Geral

200.1. As partes de uma carta são: nome, custo de mana, ilustração, tipo, símbolo de expansão, caixa de texto, poder/resistência, créditos, texto legal, e número de colecionador.

magic201. Partes de uma Carta

201.1. As partes de uma carta são: nome, custo de mana, ilustração, tipo, símbolo de expansão, caixa de texto, poder/resistência, créditos, texto legal, e número de colecionador.

202. Nome

202.1. O nome de uma carta está impresso no canto superior esquerdo.

202.2. Texto de uma carta que se refira ao nome desta refere-se apenas a essa cópia da carta em particular e não a quaisquer outras cópias, independentemente de quaisquer mudanças de nome devidas a efeitos de jogo.

202.3. Considera-se que duas cartas têm o mesmo nome se as versões em inglês dos seus nomes são idênticas, independentemente de todo o resto impresso na carta.

203. Custo de Mana

Lembrete: [B(Black)=Pântano; U(blUe)=Ilha; W(White)= Planície; G(Green)= Floresta; R(Red)= Montanha]

magic203.1. O custo de mana de uma carta é indicado pelos símbolos de mana impressos no seu canto superior direito.

As fichas e os terrenos não têm um custo de mana. Ao pagar um custo de mana deve-se igualar a cor de quaisquer símbolos de mana coloridos.

203.2. Uma carta é da cor, ou cores, dos símbolos de mana no seu custo, independentemente da cor da sua borda.

Por exemplo, uma carta com um custo de mana o 2W é branca; uma com um custo de o 2WB é branca e preta. Cartas cujo custo não inclua símbolos de mana colorido são incolores.

203.3. O custo de mana convertido de uma carta é o total de mana no seu custo, independentemente da cor (por exemplo, um custo de mana de o 3UU traduz-se num custo convertido igual a 5). O custo de mana convertido pode ser pago com qualquer combinação de cores de mana.

203.4. Qualquer custo adicional descrito no texto de regras da carta não faz parte do custo de mana.

204. Ilustração

204.1. A ilustração está impressa na metade superior de uma carta, e não tem nenhuma importância para o jogo.

Por exemplo, uma criatura não tem a habilidade de voar a não ser que isso esteja especificado no texto de regras, mesmo que na ilustração apareça a voar.

205. Tipo

205.1. O tipo de uma carta (e o subtipo, quando aplicável) está impresso na linha logo abaixo da ilustração.

206. Símbolo de Expansão

206.1. O símbolo de expansão indica em que expansão de Magic a carta foi publicada e está impresso na linha abaixo da ilustração, no canto direito.

206.2. A cor do símbolo de expansão indica a raridade da carta dentro do conjunto onde apareceu. Um símbolo dourado indica que a carta é rara; prateado, que é incomum; e preto, comum ou um terreno básico. (Antes da expansão “Êxodo”, todos os símbolos de expansão eram pretos).

206.3. Uma mágica ou habilidade que afeta cartas de uma expansão em particular “vê” apenas o símbolo de expansão. Uma carta que seja reimpressa na edição básica recebe o símbolo dessa edição; a versão reimpressa da carta não conta como parte da sua expansão original. As primeiras cinco edições do conjunto básico não têm símbolo de expansão.

207. Caixa de Texto

207.1. A caixa de texto ocupa a metade inferior da carta. Contém texto de regras que indica o que a carta faz e eventuais exigências especiais para a jogar.

207.2. A caixa de texto pode também conter texto explicativo (entre parênteses e em itálico) que resuma alguma regra que se aplica à carta, e/ou texto ilustrativo que não tem nenhuma função no jogo, mas como a ilustração, acrescenta-lhe apelo artístico.

208. Poder & Resistência

208.1. Uma carta de criatura tem dois números separados por uma barra diagonal impressos no canto inferior direito. O primeiro número é o poder da criatura (a quantidade de dano que ela inflige em combate); o segundo é a sua resistência (a quantidade de dano necessária para destruí-la). Por exemplo, 2/3 significa que a criatura tem poder 2 e resistência 3.

209. Créditos

209.1. Os créditos pela ilustração de uma carta estão impressos diretamente abaixo da caixa de texto. Eles não têm nenhuma influência no jogo.

210. Texto Legal

210.1. O texto legal indica a data de publicação e a informação de direitos de cópia. Não tem nenhum efeito no jogo.

211. Número de Colecionador
211.1. Algumas expansões incluem números de colecionador. Esta informação está escrita na forma <número da carta/total de cartas na expansão>, imediatamente a seguir ao texto legal. Estes número não influem no jogo.

Bem, logo logo vamos continuar a ler mais sobre Magic.

Até…

Anúncios

8 pensamentos sobre “As Cartas…

  1. Muito interessante,

    Sómente acho que deveria colocar uma carta (qualquer carta) para explicar melhor.

    Magic é um jogo e tanto, é uma pena a quantidade de cartas já disponíveis, e o valor das cartas… o resto é um jogo que eu admiro muito.

    Ps.: Sou vice campeão da cidade onde moro (que não tem nenhum prestigio) mas foi um torneio legal.

  2. Nossa minha ideia foi aprovada? xD~~
    Adorei a imagem da carta! (sem direitos autorais… muito boa sacada!)

    xD~~

    Continue que a coisa tah indo para o lado interessante!

    Que tal agora explorar os tipos de cartas?
    Feitiço, Encantamento, Magica Instantânea, Invocação de Criatura… etc

    Abraços!

  3. Com certeza Shin. Se não fizer o blog para a boa leitura daqueles que o lêem, o que eu estaria fazendo aqui, né! [hehe]

    Vou seguir falando sobre magic, mas de acordo com a organização do manual completo. E como você já parece ter lido, esse é exatamente o próximo post. Falarei sobre os tipos de cartas. Artefato, Criatura, Encantamento, Mágica Instantânea, Terreno e Feitiço.

    Aguarde que logo logo vai sair o próximo post sobre Magic…

    Obrigado pelas dicas…

  4. “Magic é um jogo e tanto, é uma pena a quantidade de cartas já disponíveis, e o valor das cartas… o resto é um jogo que eu admiro muito.” [2]

    Não preciso nem dizer pq não jogo mais Magic.

    É uma pena.

  5. Com certeza ele é um jogo que se torna caro, dependendo da maneira como se joga. Conheço alguns amigos aqui na cidade que mal tem grana para se manterem, mas tem seus decks e jogam sempre que possível.
    Agora, jogar para disputar e estar entre os melhores, sim… Isso é caro…

  6. ahuahuaa…sou eu na carta!

    pow…eu adorava Magic, mas essa bagaça drena muito dinheiro.
    Não caio mais nessa armadilha de jogos colecionáveis.
    MAs garanto que jogar Magic me ajudou a aprender inglês

  7. Sim Tsu. Peguei a imagem lá do Contos de RPG e coloquei um link na imagem, inclusive.
    Magic é um passatempo muito caro realmente, mas eu tenho algumas cartas e não pretendo comprar mais nada por um bom tempo. Passo boas tardes jogando com os amigos e isso é o que me importa.

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s