A Era D20 vai acabar?

Tenho visto em alguns fóruns, comunidades e até alguns blogs falando sobre o assunto. Não sou fã de D&D, mas como já falei milhares de vezes, alguém tem que conhecer a coisa toda para ter o direito de reclamar e criticar. Então me pego lendo e relendo algumas matérias de D20.

Com a “chegada” da 4º Edição do jogo no Brasil, as versões antigas podem sofrer um sério golpe. Mesmo os jogadores mais fanáticos de D&D tem que reconhecer que a Devir vai acabar com a produção de material para as versões anteriores. Pode não ser de uma hora para a outra, mas isso vai acabar. E quando acabar, como esses jogadores vão se abastecer de novidades OGL [que ainda tem aos montes fora do Brasil].

A 4E já foi comparada várias vezes com o Windows. Existe o Vista, muito mais sofisticado que o XP, mas pouca gente migrou. Houve quem migrasse e voltou para a versão antiga. E isso parece que vai acontecer com a 4E, de acordo com o que vemos nas listas de discussão e comentários acalorados sobre sistemas por ai a fora.

Uma das soluções foi o Pathfinder. A Paizo deu uma bola dentro com categoria, mas isso foi bom lá fora, por que no Brasil a questão continua.

A Jambô, que tem os direitos sobre Tormenta e Reinos de Moreania [ambos nacionais] e já se fala na produção de material para esses sistemas usando algumas regras com diferenciais do D20 original.

Nesse caso então teremos: A Devir com a 4E e a Jambô com Tormenta e Reinos de Moreânia OGL. E quem diabos se arriscaria a traduzir e vender o Pathfinder?

E mais uma dúvida pessoal. Não entendo nada de contratos e leis, mas a Wizards poderia extinguir a OGL? Tipo dizer: “A OGL não existe mais, portanto parem de produzir material para D&D!”???

Não sei, mas parece que a Era D20 está perto de passar por um grande aperto, no Brasil…

Anúncios

9 pensamentos sobre “A Era D20 vai acabar?

  1. Não… a Wizards não pode encerrar a OGL do D&D 3.X pq não existe nenhuma cláusula que verse sobre isso… tipo “podemos cancelar a licença a qualquer momento”… que é o que acontece na OGL da 4ª edição onde tem um momento, bem específico, que a Wizards afirma que a qualquer momento ela pode acabar com aquela licença…
    Esse é um dos grandes problemas que as editoras estão enfrentando, pra q investir nalgo que hoje é legal… mas amanhã passa a ser ilegal??
    3.75 é o futuro!! E seu Deus quiser a Jambô vai trazer o Pathfinder… \o/

  2. Mas Alex, por que a Jambô traria o Pathfinder?

    Não acha que seria simplesmente trazer um concorrente a mais para os dois que eles pretendem lançar [Tormenta e Moreania]?

  3. alexandre,

    vale salientar, que muitos q voltaram do vista para o XP foi pq não tinham maquina para aguenta-lo, todas as pessoas que conheço que trabalham com desenvolvimento, continuam com o vista e não querem voltar 🙂

    Quanto a 4, acho difícil muita gente volta pro 3.5, só com os grupos que jogo, 4 grupos diferentes com 6 jogadores cada (alguns repetidos), todos adoraram a 4e, e não querem voltar pro 3.5. Claro que existem alguns que voltaram, mas não é a maioria. Se assim fosse, a wizards não estaria fazendo planos dos livros que serão lançado 1 ano a frente (no mínimo 1 por mês).

  4. Pingback: [Sistemas]D&D 4.0 v.s. D&D 3.X « Rpg Sem Compromisso

  5. PuTaH_cLuBbEr_MoR, veja bem. Exatamente como aconteceu com os computadores, os usuários que não tinham equipamento compatível ou recursos para comprar um que fosse, voltaram.
    Assim como a 4E vai ser bem mais cara que a edição anterior, pois não se pode jogar somente com os livros, automaticamente a versão mais nova sairá com um custo maior.

    E aqueles que já estão jogando, provavelmente não vão voltar mesmo, mas eles têm a vantagem de poder comprar em inglês sem problemas. Mas pode apostar que a grande maioria dos consumidores da Devir, não lêem em inglês.

  6. Quanto ao custo, é verdade, é obrigatório o uso das miniaturas agora, e essas são bem caras (principalmente pelos nossos impostos alfandegários). Mas ainda acho q a 4E já emplacou, a prova disso é a venda da aventura q a devir lançou, acho q muita gente está comprando, tentei comprar no site da devir e não tinha mais.

    Em todo caso, vamos ver uma posição oficial disso. Pois muita gente q estava com um pé atrás e NÃO leu em inglês, resolveu comprar a aventura para testá-la junto com o resumo das regras.

  7. PuTaH_cLuBbEr_MoR, não sei exatamente onde li, mas é uma observação a ser feita.
    Não estar disponível para vendas no site da Devir, não quer dizer que estão esgotados. Podem estar “empancados” na gráfica, ou outras coisas…

    E concordo com você nesse ponto. Essa aventura vai servir de termomêtro. Esperemos seu resultado…

  8. Foi uma burrada de marketing sem tamanho não haver cláusulas protetoras na OGL, o que foi bom para tantas editoras com tantos produtos lançados. Quando li a tal licença pela primeira vez eu fiquei bastante surpreso com isso e da falta de alguma cláusula de atualização da licença.

    Outra foi lançar uma degustação paga, a aventura para 4a edição, que poderia ser gratuita. Mas nesse caso a empresa se vale de seu peso no mercado, com jogadores em dúvida de absorver o novo produto, mas com disposição para pagar por algo mais barato. Por outro lado não consegue a atenção de outro público.

    Gilson

  9. Umas das minhas dúvidas mais importantes sobre esse tema era exatamente se ainda é permitido produzir livros que necessitem dos 3 livrões da 3º edição para poderem funcionar. O Daniel Talude, respondeu no RPG Sem Compromisso [http://rpgsemcompromisso.wordpress.com/2009/01/20/dd-4_vs_dd-3/#comment-304]
    que a partir de agora não é mais possível fazer isso.
    Ou seja, como disse, a Era D20 acabou…

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s