[ACN] Conflitos Sociais

Já notaram que muitos momentos de importância em jogos de RPG são definidos por com bates ou, pelo menos, cenas de ação? Poucas histórias costumam ter um clímax que envolve algum tipo de conflito que não é físico. Ainda as sim, em filmes ou livros, você pode encontrar boas histórias cuja tensão está não em combate e ação, mas em conflitos sociais, como o advogado que convence o júri da inocência de seu cliente, o policial que salva o refém negociando com o assassino ou o diplomata que impede um incidente internacional apenas com a lábia.

Por que em RPG isso não pode ser mais com um? Por que a maioria dos grupos de RPG prefere o combate à moda antiga?

Quando analisam os o sistema de combate de um RPG, encontram os que o legal do combate está em dois fatores: primeiro, ele é descritivo e interativo. Você diz o que seu personagem faz e a cada turno precisa se adequar à situação atual do conflito, conforme oponentes são derrubados e seu personagem sofre ferimentos.

Segundo, combate é imprevisível: ele não é resolvido num único teste ou jogada resistida, mas sim corre turno a turno, e qualquer combatente tem a chance derrotar o oponente ou ser derrotado a qual quer momento. Há uma tensão que surge em com bate que deixa os jogadores empolgados, pois só ao fim do conflito se pode ter certeza da vitória.

Já situações sociais, em geral , não são tão empolgantes: ou elas são resolvidas na conversa (“interpretação”, mas já tocaremos neste assunto), portanto estão destinadas a serem bem-sucedidas ou fracassadas unicamente pela vontade do Narrador; ou então o Narrador pede um único teste para o problema ser resolvido. Não há mesma tensão e dinamismo encontrados em combates.

Esse texto foi retirado do netbook Conflito Social – Altercações e Debate. Apesar do texto ser bem completo, ele é só a introdução. O arquivo conta com 7 páginas, com pouquissimas imagens, o que garante bastante informação. Além do texto apresentado acima, ainda tem:

  • Altercações
  • Debates
  • Argumentos (“Ataque” Social)
  • Atitudes (“Defesa” Social)
  • Dados Vs. Interpretação
  • Envolvendo o Grupo
  • Interpretação + Dados

Altamente recomendado. Esse netbook é para quem gosta de mais interpretação e menos combates, ou mesmo para fazer uma mistura bem equilibrada de ambos.

Anúncios

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s