Que tal uma sessão de RPG?

 

Partindo do pressuposto que um roleplayer passa muitas horas por dia sentado, escrevendo manuscritos; conversando por grupos da Google; debatendo em seus blogs; respondendo no Twitter; enviando memes por ai a fora; falando de zumbis em todo o Brasil; será que eles não precisam do tal RPG [Reeducação Postural Global]?

Pense no assunto. Analise quanto tempo do seu dia, você passa sentado em frente ao computador, ou sentado numa mesa mestrando ou jogando com outros amigos. Alguns ainda têm que pensar em quanto tempo passa sentado no trabalho e outros quanto tempo passam de pé.

Uma verdade deve ser dita. Dificilmente você vai ver alguém sentado na postura correta.

Faça o teste ao menos uma vez: sente-se em frente ao computador da maneira que achar mais correta, procure na internet ou em livros [se não estiver no computador, é claro] qual a maneira correta de se sentar e depois pense em quantas vezes por dia você se senta daquela maneira.

 

Bem, para os que foram reprovados no auto-teste, como eu, segue uma definição básica de RPG:

 

A Reeducação Postural Global, ou RPG, foi criada na França, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada, músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos ). A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação. É como um carro em ponto morto: ele não está em movimento, mas está ligado e pode começar a andar em qualquer momento. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados. Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando- se pelo aparecimento dos desvios posturais.

Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais; mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar em nosso corpo como um quebra cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando.

 

Problemas que podem ser tratados com a RPG

 

Escolioses

Hiperlordose

Hipercifose

Hérnia de disco

Torcicolo

Lombalgias

Cervicalgias

Artrose

Bursites e Tendinites

Asma e Bronquites

Joelho Varo e Valgo

Pé Plano e Cavo

Dores Musculares

Stress

Enxaquecas

Entre Outros

O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a ela. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta. O tratamento pode durar de 3 meses a 2 anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos.

 

Que saber as posturas corretas? Veja aqui e até mais…

Anúncios

3 pensamentos sobre “Que tal uma sessão de RPG?

  1. Grande Alexandre,

    valeu pelo post “O que dizer dos amigos???”
    e parabens pelo post “Ah, as desvantagens…” ficou excelente !!!

    Abração ae e bom resto de semana !!!

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s