A Verificação de Pânico…

A Regra Geral

O Teste de Verificação de Pânico (TVP) nada mais é do que um teste de vontade, ou seja, IQ mais ou menos a vantagem Força de Vontade ou a desvantagem Vontade Fraca. Por exemplo, se um personagem possui IQ 12 e Força de Vontade 2, seu teste será rolado como 14. No entanto se um personagem tiver IQ 11 e Vontade Fraca 3, seu rolamento será contra 8.

Algumas outras vantagens/desvantagens dão diversos modificadores no TVP, tais como as vantagens Força de Vontade, Reflexos em Combate (+2 nos TVP), a desvantagem Covardia (até –5 nos TVPs), Fobias (de -2 a –4 nos TVPs), e Vontade Fraca (-1 por nível). Lembrando que outros suplementos de GURPS podem conter outras vantagens / desvantagens que representem algum modificador no TVP.

Como regra geral também, qualquer rolamento acima de 14 em um TVP representa uma falha. Caso o IQ mais ou menos vantagens ou desvantagens do personagem representar um número acima de 14 no TVP, o teste ficará reduzido à 14.

Em caso de sucesso, geralmente nada acontece. Porém em caso de falha no TVP, um novo rolamento é requerido, o da Tabela de Verificação de Pânico (pg. 94 MB).

Usando a Tabela de Verificação de Pânico

A Tabela de Verificação de Pânico é o lugar que devemos ir caso haja uma falha no TVP. É nela que encontramos o que nos é necessário para julgar o grau de insanidade proporcionado pela cena de horror.

A Tabela de Verificação de Pânico nada mais é do que uma tabela que varia do número 4 ao 40, sendo que, quanto maior for a falha, maior é a perda de sanidade pelo personagem.

Devemos saber primeiro, qual foi a Margem de Erro do TVP. Será necessário para calcular o estrago! A Margem de Erro é simplesmente por quanto falhou a jogada.
Para todos os casos, basta uma pequena conta para saber a margem de erro, TVP – Resultado dos Dados.

Lembrando que, muitas vezes com os modificadores, a Margem de Erro representa um número alto, como 10, 13, 20, etc.

Bem, sabendo-se a Margem de Erro pelo qual falhou o TVP, jogamos três dados e somamos a esse número, o resultado é o número que devemos consultar na Tabela de Verificação de Pânico. Por exemplo, se a margem de erro for 7 e o rolamento dos 3D representar 11, o resultado final será 18, que significa na Tabela que o personagem Desmaia por 1D minutos, depois de passado os 1D minutos, devera jogar um teste de HT por minuto para ver se acorda!

Porém, muitas vezes a Margem de Erro é alta devido aos altos modificadores. Nesse caso, quanto maior o modificador, maior é a Margem de Erro e pior é o resultado na Tabela.

Modificadores para o Teste de Verificação de Pânico

Modificadores são a alma dos rolamentos em GURPS. Se não existissem modificadores, todos os testes seriam iguais e todas as tarefas de igual dificuldade, o que significa que, por exemplo, fazendo um teste de Computação (sem aplicar quaisquer modificadores) o personagem teria a mesma dificuldade para descobrir um arquivo em um computador, quanto Hackear o computador do Pentágono.

Modificadores então não são apenas requeridos, são necessários.

Os modificadores apresentados no GURPS MB pg. 93 dizem que os TVP podem variar em seus bônus de +1 até +6 e das penalidades de –1 a –6. Esqueça isso! Imagine-se entrando em uma casa e descobrindo que seu porão serve de um laboratório para um necromante louco que utiliza os corpos de suas vítimas para seus testes e que, muitas, mas muitas cobaias estão ali, em cima da mesa, no chão, em pedaços, etc. Um Teste de Verificação de Pânico desses não merece um mero modificador de –6! Mereceria um belo modificador de –10 (ou pior).

Porém, imagine a mesma cena, porém, um médico legista adentra a sala. Ele está acostumado com mortos, apesar da cena ser repulsiva o suficiente para que ele faça o teste ele o fará normalmente, sem modificador nenhum, pois mortos ele está cansado de ver, e fatiá-los, faz ele próprio diariamente.

Então leve em consideração duas coisas ao aplicar um modificador no TVP:

* O quanto a cena é chocante; e

* A profissão e estilo de vida do personagem ou mesmo o quão está familiarizado com a cena.

Pode ser que uma pessoa sinta-se extremamente repelida ao encontrar um zumbi pela primeira vez, mas ao encontrar um pela décima sétima vez, um teste não será mais necessário.

 

Veja abaixo um pequeno exemplo de modificadores de Testes de Verificação de Pânico:
+6 Ver motivo de Aversão à uma grande distância.

+5 Presenciar o corpo de um estranho em um velório.

+4 Ouvir uma história de fantasmas nada convincente.

+3 Presenciar motivo de Aversão à poucos metros.

+2 Presenciar motivo de Fobia Leve à uma grande distância.

+1 Ouvir uma história de fantasmas convincente em uma noite chuvosa.

0 Ver um corpo mutilado de um pequeno animal; Presenciar motivo de Fobia Leve à poucos Metros; Ver Motivo de Fobia Média à uma grande distância.

-1 Ser atacado pelo motivo da aversão; Ouvir um barulho em um necrotério à meia-noite; Olhar para uma cova pública aberta.

-2 Ver um cadáver de uma pessoa conhecida em estado lastimável; Presenciar um assassinato; Presenciar Motivo de Fobia Grave á uma grande distância; Presenciar motivo de Fobia Média à poucos Metros; Ser atacado por Motivo de Fobia Leve.

-3 Ver um corpo de um suicida com um tiro na cabeça; Ver um animal pequeno muito estranho ou completamente diferente; Presenciar um pequeno monte de pequenos e médios animais mortos e/ou mutilados.

-4 Presenciar uma pessoa alimentando-se de um cadáver crú; Presenciar uma cena grotesca de um ritual satânico; Ser estuprado; Receber um tiro no peito; Ser atacado por motivo de Fobia Média; Presenciar Motivo de Fobia Grave à poucos metros.

-5 Ver o corpo mutilado de amigo próximo; Ver a cabeça de um conhecido em um jarro cheio de Éter; Tomar um banho de Sangue; Ser torturado; Ver um Zumbi.

-6 Ser atacado pelo motivo de Fobia Grave; participar como vítima de um ritual satânico; Ver uma pequena pilha de três ou quatro corpos violados de pessoas desconhecidas.

-7 Sob tortura grave. Avistar um grande animal desconhecido voando nos céus. Presenciar uma grande invocação de um Demônio.

-8 Ver um demônio superior; Deparar-se com uma imensa criatura desconhecida; Descobrir um Dinossauro vivo (que quer te comer).

-9 Frente à Frente com algo que sequer a mente mais brilhante do mundo possa explicar; Ser vítima de mutilação enquanto ainda está vivo.

-10 Voltar do mundo dos mortos; Descobrir que está morto; Presenciar um ritual de magia negra que provavelmente trará ao mundo uma criatura que a destruirá parcialmente; Encontrar Cthulhu; Presenciar a cena que provavelmente nunca irá nem esquecer, sequer tirar de sua mente durante anos.

Usando e Abusando dos Testes

Lembre-se, os testes de verificação de pânico são utilizados quando alguma cena choca o personagem o suficiente para lembrar-se da cena durante anos, ou mesmo jamais esquecer de tal fato.

Não tenha medo, use e abuse dos testes de verificação de pânico, são a alma dos jogos de horror e não devem ser desperdiçados.

Boa sorte com sua aventura de horror, após os TVP fazerem parte deles, você verá como o clima da aventura irá mudar e muito.

Original em: http://www.rpgdehorror.hpg.ig.com.br/materias/tvp.htm
Retirado da adaptação de Daniel Dantas [Gurps a Pampa]

Anúncios

3 pensamentos sobre “A Verificação de Pânico…

  1. Uma vez eu montei um Supers que tinha o poder Fear (não lembro o nome exato do poder agora).
    E era muito bom, justamente pela regra do 13. A maioria dos oponentes saia correndo. Mas quando aparecia chefões, ou o mestre tava de saco cheio ele falava que tinha sido bem sucedido no teste e nada aconteceu.
    Era um supers intangível, tipo fantasma e com o poder de fear e drenar energia.

  2. Uma verificação pode deixar as coisas bem interessantes, dependendo da situação onde ele é pedido. Pode acontecer de atrapalhar, quando o mestre pede antes de descrever a cena e o jogador fica ‘automatizado’, por já saber que verá ou presenciará algo horrível.
    Concordo com o Mamangava. Quando bem utilizado, é uma ótima ferramenta…

    E quanto ao seu personagem, Tsu, que apelão…
    uahsuahsuhaus, brincadeira…

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s