Gigante de duas cabeças.

Como as coisas tem melhorado quando se fala em Magic aqui em Acaraú, muitos novos jogadores apareceram. Entre esses mais novos o estilo de jogo em duplas é o preferido. Então nada melhor que trazer as regras para essa modalidade. Regras oficiais da Wizards of the Coast.

E prazer, sou Silas McLeod e vou falar de Magic na Zona Neutra.

O que é o formato THG?

O THG é um formato novo de torneio sancionado pela DCI em que 2 equipes de 2 jogadores jogam as partidas juntos.

Como as equipes se posicionam na mesa?

Cada equipe senta-se lado a lado em um dos lados da mesa. Cada equipe decide a ordem em que seus jogadores se sentam. O jogador sentado à direita é o jogador primário da equipe, e o jogador sentado à esquerda é o jogador secundário.

Como funciona o total de pontos de vida?

Cada equipe tem um total de 30 pontos de vida, compartilhados entre os dois jogadores.

Os jogadores de uma equipe podem compartilhar mana ou cards?

Não. Não há compartilhamento de cartas ou mana entre os jogadores de uma mesma equipe.

Exemplo: O time 1 tem os jogadores A e B. O jogador A tem uma Antífona Gloriosa em jogo. Somente as criaturas do jogador A recebem +1/+1.

Os jogadores de uma equipe podem olhar as mãos um do outro e discutir sua estratégia de jogo durante a partida?

Sim. Os colegas de equipe podem verificar as mãos um do outro e discutir suas estratégias de jogo. Entretanto, um jogador de um time não poderá tocar ou manipular cards ou permanentes de seu colega de time.

Que tipo de comunicação os jogadores de uma equipe poderão usar para discutir sua estratégia de jogo?

Qualquer tipo de uma comunicação é aceitável exceto comunicação escrita, que poderia ser confundida com anotações que poderiam ter sido trocadas entre os jogadores ANTES da partida (o que é proibido pela DCI).

Os jogadores jogam seus turnos um de cada vez?

Não. Cada equipe joga seu “turno de equipe” ao invés do turno de cada jogador.

Os jogadores compartilham as fases dos turnos também?

Sim.

Exemplo: Uma Força Verdejante colocaria uma ficha de Saprófita 1/1 no inicio da manutenção do turno de cada EQUIPE, e não de cada jogador.

Como funciona a prioridade?

As equipes têm prioridade, e não os jogadores. A regra 103.4, que versa sobre jogador ativo e jogador não ativo é modificada em partidas de THG. A equipe que estiver em seu próprio turno é a equipe ativa, e a outra equipe é a equipe não ativa. Se ambas as equipes fizerem escolhas e/ou ações ao mesmo tempo, primeiramente a equipe ativa faz todas as escolhas e ações, e então a equipe não ativa faz suas próprias escolhas e ações. Então as ações acontecem simultaneamente.

Como os jogadores de uma mesma equipe decidem quem faz escolhas e/ou ações primeiramente?

Um jogador pode jogar uma mágica ou habilidade ativada, ou realizar alguma ação especial, somente quando sua equipe tiver a prioridade. Se ambos os jogadores em uma equipe quiserem desempenhar ao mesmo tempo alguma ação, o jogador preliminar decide em que ordem as ações da equipe serão realizadas.

Como a prioridade é passada à outra equipe?

Se nenhum jogador em uma equipe desejar fazer qualquer coisa, a equipe passa a prioridade. Se ambas as equipes passarem a prioridade na seqüência (sem nenhum dos jogadores ter desempenhado quaisquer ações em meio às passagens de prioridade), o objeto do topo da pilha resolve, concedendo a prioridade novamente à equipe ativa. Se a pilha estiver vazia quando ambas as equipes passarem a prioridade na seqüência, a fase ou etapa é concluída e a seguinte começa.

Como funcionam os efeitos que dão um turno ou fase extra a um dos jogadores?

A equipe do jogador ganha o turno ou fase extra. Se um efeito fizer com que um jogador pule uma etapa, uma fase, ou um turno, isso acontecerá com a equipe deste jogador.

Como funciona o combate?

As criaturas de cada equipe atacam a outra equipe como um grupo. Durante a fase do combate, a equipe ativa é a equipe atacante e cada jogador na equipe ativa é um jogador atacante. Do mesmo modo, a equipe não ativa é a equipe defensora e cada jogador na equipe não ativa é um jogador defensor.

Como funciona a etapa de “declaração de atacantes”?

Conforme a etapa de declaração de atacantes começa, a equipe ativa declara seus atacantes. Se uma criatura for incapaz de atacar algum dos jogadores defensores, essa criatura não pode atacar a equipe defensora. A equipe ativa terá um ataque combinado, e essa combinação de atacantes deverá ser legal em um todo.

Como funciona a etapa de “declarar defensores”?

Conforme a etapa de declarar bloqueadores começa, a equipe que estiver defendendo declara as criaturas que irão bloquear. A equipe defensora terá um bloqueio combinado, e as criaturas controladas pelos jogadores defensores poderão bloquear toda e qualquer criatura atacante, não importando seu controlador, desde que o bloqueio seja válido.

Como são atribuídos os danos de combate?

Conforme a etapa de verificação de danos de combate começa, a equipe ativa anuncia como cada criatura atacante atribuirá seu dano de combate. Se uma criatura atacante tiver seu dano de combate atribuído à equipe defensora, a equipe ATIVA escolhe somente um dos jogadores defensores, que receberá todo o dano de combate causado por essa criatura. Após isso, a equipe defensora anuncia como cada criatura bloqueadora atribuirá seu dano de combate.

Uma equipe perde quando seu total de pontos de vida chega a 0 (zero)?

Sim. Se o total de pontos de vida de uma equipe for zero ou menos, a equipe perde o jogo na próxima vez em que uma equipe fosse receber a prioridade. (este é um efeito state-based. Veja a regra 420 da comp. rules)

Se um jogador de uma equipe perder, o outro jogador pode continuar a jogar?

Não. Os jogadores ganham e perdem o jogo somente em equipe, não separadamente. Se um ou outro jogador em uma equipe perder o jogo, a equipe inteira perde o jogo. Se um ou outro jogador em uma equipe ganhar o jogo, a equipe inteira ganha o jogo. Se um efeito impedir que um jogador ganhe o jogo, a equipe desse jogador não poderá ganhar o jogo. Se um efeito impedir que um jogador perca o jogo, a equipe desse jogador não pode perder o jogo.

Exemplo 1: Em um jogo THG, um jogador controla o encantamento Transcendência, que tem escrito que aquele jogador “não perde o jogo por ter 0 ou menos pontos de vida.” Se o total de pontos de vida da equipe desse jogador for 0 ou menos, essa equipe não perde o jogo.

Exemplo 2: Em um jogo THG, um jogador tenta comprar um card quando não houver nenhum card no grimório deste jogador. O jogador perderá o jogo, e sua equipe perderá com ele.

Exemplo 3: Em um jogo THG, um jogador controla o Anjo de Platina, que diz “você não pode perder o jogo e seus oponentes não podem ganhar o jogo.” A equipe deste jogador não poderá perder o jogo e a equipe adversária não poderá ganhar o jogo enquanto o Anjo de Platina estiver em jogo.

Se um jogador em uma equipe conceder o jogo, o outro jogador poderá continuar jogando?

Não. Se um jogador conceder, sua equipe perderá o jogo.

Como o dano, perda e ganho de vida funcionam com o total único de pontos de vida das equipes?

Dano, perda e ganho de vida acontecem a cada jogador individualmente. O resultado é então aplicado ao total de pontos de vida compartilhado pela equipe.

Exemplo: Em um jogo THG, um jogador joga o feitiço Fenda de Chamas, que “causa 4 pontos de dano em cada jogador.” Como cada equipe tem 2 jogadores, cada equipe sofrerá 8 pontos de dano.

Se um efeito exigir que se saiba qual é o total de pontos de vida de um único jogador, qual número devo usar?

Ao invés de empregar os pontos de vida de um único jogador, utilize o valor total de pontos de vida da equipe daquele jogador, dividido por dois e arredondado para cima.

Exemplo 1: Em um jogo THG, uma equipe está com 17 pontos de vida quando um jogador ativa a abilidade de Hidetsugu impiedoso, que diz que, ao ser virado, ele “causa a cada jogador dano igual à metade do total de pontos de vida daquele jogador, arredondado para baixo.” Para resolver esta abilidade, cada jogador nessa equipe é considerado como estando com 9 pontos de vida, o que faz com que Hidetsugu cause 4 pontos de dano a cada um daqueles jogadores, totalizando 8 pontos de dano para a equipe.

Exemplo 2: Em um jogo THG, um jogador controla o Teste de Resistência, um Encantamento que diz “No início de sua Manutenção, se você tem 50 pontos de vida ou mais, você vence o jogo. ” No começo da sua própria Manutenção, a equipe daquele jogador ganhará o jogo somente se o total de pontos de vida daquela equipe, dividido por dois e arredondado para cima, for igual ou superior a 50.

Exemplo 3: Em um jogo THG, um jogador controla o encantamento Chacais Sorrateiros, que diz, “Quando um oponente tem 10 pontos de vida ou menos, se Chacais Sorrateiros for um encantamento, Chacais Sorrateiros torna-se uma criatura 3/2 do tipo Cão de Caça.” Se o total de pontos de vida da equipe adversária, dividido por dois e arredondado para cima, for igual ou menor que 10, Chacais Sorrateiros se tornará uma criatura.

Se um efeito ajustar o total de pontos de vida de cada jogador em uma equipe para um valor específico, que valor devo usar?

Se um efeito ajustar o total de pontos de vida de cada jogador em uma equipe para um valor específico, o total de pontos de vida da equipe será a soma de todos os números.

Exemplo: Em um jogo THG, um jogador joga Biorítimo, que diz que “o total de pontos de vida de cada jogador torna-se o número de criaturas que aquele jogador controla.” Se um dos membros de uma equipe controlar três criaturas e o outro não controlar nenhuma, o total da vida dessa equipe se tornará 3.

Se um efeito ajustar o total de pontos de vida de um único jogador em uma equipe para um valor específico, que valor devo usar?

Se um efeito ajustar o total de pontos de vida de um único jogador em uma equipe para um valor específico, o total individual de pontos de vida desse jogador transforma-se nesse número. O total de pontos de vida da equipe é então ajustado de acordo com esse novo valor de pontos de vida daquele jogador.

Exemplo: Em um jogo THG, um jogador em uma equipe que tem 25 pontos de vida joga uma mágica que diz, “seu total de pontos de vida torna-se 20.” Usando a regra da divisão arredondada para cima, descobrimos que o total de pontos de vida do jogador em questão, para os efeitos daquela mágica, é 13. O total de pontos de vida daquele jogador então passa a ser 20, e o total de pontos de vida da equipe torna-se 32.

O que acontece com os jogos que terminarem em empate devido à destruição mútua de ambas as equipes?

Os jogos empatados, sem nenhum vencedor, não contam para o andamento da partida. Enquanto houver tempo na partida, as equipes que empataram devem começar um novo jogo, continuando a jogar até que uma equipe vença.

Como funciona a regra de Compra-ou-Joga, usada no início do jogo, em um jogo de THG?

Uma equipe determinada aleatoriamente escolhe jogar em primeiro (e pular sua primeira compra), ou jogar em segundo. A escolha deve ser feita antes dos jogadores daquela equipe olharem os cards de suas mãos iniciais. Se algum jogador naquela equipe olhar os cards de sua mão antes da escolha de Compra-ou-Joga ter sido feita, aquela equipe será obrigada a joga primeiro. Como foi dito, a equipe que jogar primeiro pula sua primeira etapa da compra (nenhum jogador naquela equipe compra card na etapa de compra do primeiro turno da equipe).

Como são usados os sideboards em torneios THG?

Como só ocorre um jogo por partida em THG, os sideboards não são usados.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Gigante de duas cabeças.

  1. Eu realmente não consigo me interessar por magic…
    Que bom que sempre lê meu blog, bom saber que alguém lê aquilo lá. Aproveitando, se quiser participar do meme Aleatoriedades considere-se convidado por esse comentário. Mais informações no ultimo post lá do blog. 😛

  2. Pingback: Fim de Semana na COMICS GAMES com Two Headed-Giant!!! | COMICS GAMES

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s