Gurps OGL…

É claro que isso não existe e que provavelmente não vai existir, mas vi um tópico no Orkut falando sobre o assunto e pensei um pouco sobre tal abordagem.

Não é para falar sobre a licença de Gurps ser liberada e sim sobre um livro, baseado nas regras da OGL que seja muito parecido com Gurps.

Primeira pergunta: seria possível? Sim, pois a OGL é aberta para mudanças. Vide as várias versões diferentes do sistema de regras. Na conversa que ocorreu lá, inclusive, apareceu um comentário falando sobre o Mutantes e Malfeitores, dizendo que ele é uma versão muita parecida com o Gurps, pois ele é um sistema baseado em pontos de personagem. E embora tenha niveis, não tem classes. Onde se compra as características dos personagens [atributos, vantagens, desvantagens e perícias] com pontos.

Não vi o livropara afirmar isso, mas se for verdade, por que não alguém fazer um Gurps OGL, baseado na SRD do D20 System e lançar um netbook gratuito na internet?

Eu pessoalmente acho que não daria certo, pois o sistema de Gurps tem vida própria. Ele se mantém sem precisar de suplementos. Ter, sempre é bom, mas não é necessário [pelo menos não acho que seja] para que o sistema funcione.

Um sistema, para ser um bom OGL, na minha humilde opnião, tem que ser algo que não tenha sido criado ainda [isso falando de sistemas e não de cenários].

O Gurps Vampire: the Masquerade foi muito interessante, mas um Vampiro: a Máscara OGL [por exemplo] seria algo totalmente incoerente, pois as regras da SRD não foram feitas para esse fim. Gurps fez isso com vários outros sistemas, utilizando somente sua ambientação, mas somente as suas regras. Já o SRD teria que sofrer as mais variadas mudanças para comportar um outro sistema dentro de si próprio. Assim como aconteceu com Star Wars D20, BESM D20, D20 Modern, Pathfinder, e tantos outros. Todos são considerados D20 System, mas nenhum deles se parece com o sistema original.

Gurps é feito para simular a realidade [afinal de contas, a vida imita Gurps, né?!] e seu conceito não se encaixaria nesse perfil.

Quem sabe apareça um louco e faça isso e quem sabe aparecem outros loucos e gostem? Eu pegaria ele na net para ler e daria meu parecer, mas acho que dificilmente gostaria.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Gurps OGL…

  1. Bom…

    O Opera foi uma tentativa de criar um “Outro Gurps” (Mas não é Open Game), na minha opnião falhou…

    O FUDGE foi um sistema aberto(Open Game) e totalmente customizável, seu problema é ser customizável demais…

    Um Sitema Like-Gurps Open Game seria algo como as versões Lite do Gurps regras Simples e Enxutas onde é fácil “Adicionar elementos” como por exemplo Pericias, Vantagens, Desvantagens, Caracteristicas secundárias (Testes de Coragem, Vontade, Usos de Força, Psiquismo, Magia, etc), mas sem que isso atrapalhe o básico dele…

    Bem basicamente seria isto.

    Isto seria Fácil?

    Sim basta pegar a mecânica mais elementar do Gurps modificar os Nomes e lançar como Open Game quem souber como foi feito vai saber que é simples adcionar “Qualquer elemnto do Gurps” a este pseudo-lik-gurps…

    E com certeza seria uma forma velada de Plágio…

    Mas sempre há formas de evasão…

    A dúvida principal é Precisamos de um “Like-a-Gurps-Open-Game”?

    PS: Ao escrever isto, na minha mente Diabólica até me passou pela cabeça de criar um LAGOG, só por diversão…

  2. Confesso que tive a mesma idéia diabólica, mas prefiro não atiçar o fogo por enquanto…

    Mas como disse, para que eu gostasse e fizesse alguma propaganda, teria que ser uma bela forma de plágio velada.

    Valeu Gun…

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s