Punga ou Prestidigitação?

Estava eu jogando em um grupo de Gurps, do companheiro Alexandre, do Blog PCPronto ( que estranho… do pcpronto), e eis que surgiu uma duvida:

  • Para roubar algo de cima de um balcão usa-se a perícia Punga ou Perstidigitação?

Confesso que no dia discordei, pois Alexandre, o GM, utilizou punga e eu achei que fosse mais apropriado Prestidigitação. Porém, lendo as descrições das duas perícias fiquei com dúvida. A definição de cada perícia é:

  • Prestidigitação (Física/Difícil): Esta é a habilidade de “empalmar” pequenos objetos, fazer truques com moedas e cartas, etc. Cada sucesso em um teste de habilidade permitir-lhe-á fazer um pequeno “truque de mágica”. Uma falha significa que você errou o truque.
  • Punga (Física/Difícil): Esta é a habilidade de tirar uma carteira, faca, etc., de alguém, ou “plantar” alguma coisa nele.

Dentro de cada definição, na minha opinião, nenhuma das duas servem para furtar algo de cima de um balcão em um bar. Mas se eu tivesse que escolher uma das duas opitaria por Punga, mas daria um bonus de +1, por ser mais facil pegar um objeto em cima de um balcão do que do corpo de uma pessoa. Aplicaria, claro, os outras modificadores.

Aproveito o espaço para dizer que o Alexandre estava certo na ocasião e me desculpar.

Até a próxima!

3 pensamentos sobre “Punga ou Prestidigitação?

  1. Fica tranquilo.

    Depois que você falou sobre a opção de usar prestidigitação, eu também fiquei na dúvida e fui perguntar para colegas sobre o assunto…

    Mas fica aí o registro… Desculpas aceitas…

  2. O engraçado que eu tenho GURPS Quarta edição e nele inventaram uma pericia propria apenas para roubar objetos assim de locais como em cima de mesas e etc XD

    Filch
    DX/Average
    Defaults: DX-5, Pickpocket-4, or
    Sleight of Hand-4.

    This skill lets you steal objects that are sitting in plain sight . . . without being spotted. Roll against skill to shoplift, snatch documents off a desk, etc. If someone is actively watching
    the item you wish to snatch, you must win a Quick Contest of Filch vs. his Vision roll (or Observation skill, p. 211) to perform the theft unnoticed.
    Filch only covers the theft itself. The GM might require rolls against Stealth to get close enough to make the attempt and Holdout to conceal stolen objects afterward.
    Modifiers: +3 if the light is dim; +3
    if you have a confederate to distract
    attention.

  3. Que infelicidade a minha não saber ingles. Pois já li sobre isso, Jamesfoxbr, em uma comunidade do orkut, onde o companehiro Nordestinus lenvantou essa mesma questão.

    Se a devir tivesse traduzido o livro quando prometeu, isso não teria acontecido…

    Obrigado pelo seu comentario Jamefox e espero ler mais comentario seus por aqui.

O que achou desse post?

