Rpg de Mesa pela Internet!

Em meio a essa explosão da internet na evidente era digital (mais para alguns e menos para outros), percebemos que a distância entre os jogadores e mestres fica cada vez mais curta, para os que  tem acesso a um computador com internet. Além disso, os que podem dormir mais tarde encontram-se terde da noite, o que não seria possivel se todos tivessem que ir para casa de um dos jogadores. Isso proporciona o surgimento de grupos de “rpg de mesa” pela internet.

Eu posso dizer que tinha muita curiosidade de participar de um desses grupo, ou mesmo mais de um. Depois de muito tempo pensando em como seria jogar pela internet, enfim consegui um grupo. Graças a esse blog, que por muito tempo passou sob a administração do amigo Alexandre, hoje no blog Rpg Virtual. Gosto sempre de lembra desse fato, por que foi Alexandre quem fez o Zona Neutra atingir o sucesso que tem hoje.

No atual grupo que participo pela internet, tenho junto comigo amigos de Araraquara, Darth Julius (O Narrador), Pardal e Andre, recem conhecidos; do próprio Alexandre e do companheiro Felipe de Aracaju. Estamos jogando uma aventura com personagens normais, ainda sem regras definidas.

O importante nisso tudo é o fato de que temos mais essa opção e não falta onde encontrar grupos na internet ou lugar para jogar. Os fóruns são os lugares mais apropriados para isso. Mas também pode ser utilizado o Orkut ou se criar um grupo de discussão no google ( onde jogo atualmente no meu primeiro grupo online ).

Porem, na minha primeira experiencia estou um pouco perdido. Achei que seria um pouco diferente do que está sendo. Não que esteja sendo ruim, mas acredito que eu esteja estranhando por que deve existir vários estilos de se jogar. Mas deixem-me dizer como eu achava que seria ou como eu faria.

Num primeiro momento escolheria um fórum. Acho que seja por que sou muito fã de fóruns, pelo menos para administrar. E consigo perceber que seja mais facil de organizar as coisas. Alem disso, tem o simulador de dados integrado, pelo menos o que eu tenho tem o simulador de dados. Depois disso eu acho que deveria ser feito os backgrounds e as fichas, que poderiam ser enviados apenas para o mestre ou em um lugar específicado no fórum. Para isso o sistema ja deveria ter sido escolhido. Mas essa coisa de background, regras e personagens, varia de mestre para mestre. Por último determinaria um dia para responder aos personagens depois de apresentar a introdução e a situação de cada personagem dos jogadores. Assim minha principal idéia seria apresentar tudo e depois determinar que todos teriam que respoder de dois em dois dias, por exemplo. Claro que se puder ser todo dia, as coisas andariam mais rápidos, o que tornaria as coisas mais dinâmicas.

Mas acho que no final das contas o importante é está jogando. Mais uma vez digo que não estou reclamando de nada, apenas estou apresentando a minha maneira de pensar. Talvez em breve eu inicie uma aventura dentro do modelo que falei antes, no fórum rapsódia. Os interessados podem visitar o fórum e deixar suas idéias ou vontade de jogar.

7 pensamentos sobre “Rpg de Mesa pela Internet!

  1. Os métodos de se jogar RPG estão se multiplicando rapidamente e não se pode dizer qual deles é certo ou errado. Você deve estar estranhando mais pelo fato de estar jogando com gente diferente das que costuma jogar, do que pelo tipo de jogo [eu acho].

    Eu estranhei no início e acho que qualquer um deve sentir o mesmo.

    Valeu pela lembrança e bola pra frente

  2. Acredito que eu esteja estranhando, por ter pensado que seria de uma maneira e está sendo de outra. No meu pensamento achava que as coisas seriam mais demoradas, com respostas dia sim e dia não.

    Mas creio que seja apenas mais uma maneira de jogar, que deve variar de grupo para grupo.

    Valeu pelo comentario…

  3. eu concordo com o modo de pensa do amigo emilson!!!!! Para joga rpg via net tem q ter um simulador d dados e fichas e isso q eu penso!!!!!

  4. eu não sei até hj como joga RPG tento procurar como mas eu não consigo por isso eu invento o meu xP

  5. ja joguei varios tipos de rpgs, e com certeza, o melhor é aquele inventado pelo proprio mestre, discutindo com os jogadores , como serao as regras e tals, os que ja estao preparados nos livros, sao legais, mas nem todos curtem jogar eles, entao eu prefiro como o gabriel disse, o “inventado” pelo mestre =D
    abraços, e rpg inventado ou nao, é sempre legal de se jogar =D

  6. Joguei várias vezes RPG, tudo inventada na hora, algumas coisas na ficha não eram utilizadas e eram divertidas as aventuras… usavamos o aplicativo simulador de dados “RPG Role” no android para ajudar ( Porque não tinhamos dados do jogo)…

  7. Apesar de minha demora para responder, sobre o que peço desculpas, gostaria de agradecer a todos os comentarios e dizer q isso me deixa feliz, Espero ve-los comentando por aqui novamente.

O que achou desse post?

