Quando o mestre joga os dados

Uma das coisas que mais me deixa curioso é a possibilidade de o Mestre realizar algumas jogadas para os jogadores. Utilizar o Escudo para esconder os resultados e depois descrever o que acontece de acordo com o resultado. Mas é agora que pergunto – como ter certeza de que o Mestre vai está sendo “honesto” e quando ele vai está manipulado o resultado para um situação que ele acha mais adequada? Não seria mais interessante simplesmente dizer como as coisas vão aocntecer, sem precisar perder tempo com jogadas “falsas”? Sempre fico em dúvida quanto as respostas. Para Gurps essa situação deve ser levada da seguinte maneira:

A maioria dos testes de habilidade deve ser feita pelos próprios jogadores. No entanto, existem dois tipos importantes de situação, nos quais o GM deve fazer a jogada e não deixar que o jogador veja o resultado.

O primeiro tipo é qualquer situação na qual o personagem não deveria saber se ele foi bem sucedido ou não — especialmente quando ele está tentando conseguir alguma informação. Este tipo de situação ocorre, por exemplo, com jogadas envolvendo Detecção de Mentiras, Meteorologia e outras perícias científicas, e a vantagem da Empatia.

Quando o jogador diz que deseja usar uma destas perícias, o GM deve fazer a jogada em segredo. Se o resultado for um sucesso, o Mestre dá ao jogador a informação correta. Mas se o resultado for uma falha, o GM deverá escolher o que parecer mais apropriado entre mentir ou não dar nenhuma informação. Quanto pior a falha, maior a mentira.

O segundo tipo é qualquer situação onde o jogador simplesmente não deve saber o que está acontecendo. Neste tipo de situação está inclu- ída a maior parte dos testes que envolvam os Sentidos, Noção do Perigo e coisas similares. Suponha que o grupo está viajando por uma trilha dentro da selva e existe um jaguar escondido adiante. O GM não deveria dizer — “Há um jaguar um pouco adiante. Faça um teste para decidir se vocês o verão ou não”. Nem tampouco o seguinte: — “Façam todos um teste de Visão. Algum de vocês tem Noção do Perigo?” Qualquer uma destas abordagens fornece mais informações do que deveria.

Ao invés disso, o GM deveria consultar as informações sobre os personagens existentes em suas anotações, fazer a jogada e, no caso de alguém ser bem sucedido, dizer: — “Harry! Você viu um jaguar em cima de uma árvore 20 metros adiante!” Se ninguém for bem-sucedido, o grupo será pego de surpresa.

Estou para iniciar um grupo de Rpg, e essa é uma de minhas dúvidas: Utilizar Escudo e jogadas escondidas ou deixar que os jogadores façam sempre suas jogadas. Estou inclinado a testar o escudo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Quando o mestre joga os dados

  1. Eu concordo com os testes atrás do screen. Acho que as observações do livro de Gurps é perfeita.
    Existem casos onde o jogador mesmo que passe [se não for um sucesso decisivo, é claro] ele não poderá saber o resultado.

    Detecção de mentira é o caso mais fácil de que me lembro. Se o jogador não está acreditando na pessoa por que a conversa parece fiada, mas ai ele passa num teste de detecção de mentiras e passa a acreditar. Isso parece certo? Acho que não.

    Em testes assim, eu concordo com o testes atrás do screen, pois mesmo que o personagem tenha sido bem sucedido, ele vai continuar com a dúvida.

    E acho que, mais que um juiz do jogo, o mestre deve fazer isso quando for melhor para a estória. Se o jogador descobrir algo vai arruinar toda a aventura, por que não impedir que ele descubra nesse momento?

  2. Tbm concordo q algumas jogadas tem q ser “escondidas”, principalmente as q o jogador ñ saberá o q aconteceu caso falhe, mas se ele for bem sucedido, acho q ele tem q saber o q aconteceu, seja num teste de labia, empatia, det. de mentiras e por aí vai…
    Acho q o jogador ñ deve suspeitar do narrador pq na minha opinião o narrador é impacial, apezar de ter algumas ocasiões q talvez ele possa “ajudar” os jogadores, mas jamais prejudicar os personagens.

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s