Características de Masmorras – Convenções [Parte I]

Inciaremos hoje uma série de artigos que apresentará o resumo das Características de Masmorras encontradas no Livro do Mestre de D&D. Assim como foi com o artigo Tipos de Terreno. Será apresentado também adaptações para Gurps.

O material pode ser encontrado na página 59 do Livro dos Mestres. Esse artigo é mais voltado pra quem não joga D&D, não tem o Livro dos Mestres ou que simplesmente lêem mais na internet do que os livros.

Praticamente todas as masmorras têm paredes, chão, portas e outros tipos de características básicas. Quando os personagens entrarem em uma masmorra, geralmente será útil estabelecer algumas convenções para que não haja mal entendidos mais tarde.

Convenção 1 – Elementos Padrões: Descreva aos jogadores como é o solo, de que são feitas as paredes e a altura do teto. Avise que informará quando ocorrem qualquer mudanças nesses elementos comuns. Isso ajudará os jogadores a imaginar a masmorra e assegura que o Mestre não precise se repetir.

Convenção 2 – No Tabuleiro Cada Quadrado tem uma Característica: Quando houver uma característica, como uma poça de água rasa, no tabuleiro e/ou no mapa, qualquer quadrado que tenha mais de 50% ocupado pela característica sera considerado parte dela – nesse caso, conterá água. Os quadrados que tenham apenas uma pequena fração de sua área preenchidos estarão vazios – nesse caso, estarão secos.

Convenção 3 – Estabeleça Procedimentos Padrões: Uma vez que os jogadores começarem a seguir um padrão previsível quando confrontarem um mesmo tipo de desafio, como uma porta fechada, o Mestre pode assumir que os personagens farão a mesma coisa em todas as ocasiões.

As características escolhidas pelo Livro do Mestre de D&D são:

  1. Paredes e Muros;
  2. Portas;
  3. Salas;
  4. Corredores;
  5. Características Variadas.

No próximo artigo apresentaremos Paredes e Muros.

Anúncios

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s