O Psiquismo e a Sociedade – 2ª Parte

Dando continuidade a série de artigos sobre o Psiquismo em Gurps (que podem ser adaptadas para outros sistemas), chegamos a segunda parte de Psiquismo e a Sociedade. Essa segunda e ultima parte, complementa as formas que os psiquicos podem surgir na sociedade, mesmo que o psiquismo não seja o centro da campanha.

Já foram abordadas as seguintes situações:

  • Poderes Misteriosos
  • Mestres Secretos
  • Talentos Especiais

Para acessar o artigo anterior clique AQUI.

Em seguida temos:

Senhores Supremos

Caso se tornem organizados, os Psis podem vir a assumir o controle da sociedade rapidamente. Uma classe dominante de Psis seria praticamente imune a tentativas de golpes por parte das pessoas normais, principalmente se eles recrutarem (ou eliminarem) novos psis nascidos entre a população normal. Após algumas décadas, uma casta dominante de psis pode até mesmo vir a desenvolver uma cultura diferente com novas normas, com costumes únicos com relação à privacidade telepática e a manutenção de seu poder.

Governantes psíquicos podem ser ditadores totalitários cuja “polícia dos pesamentos” realmente policia o pensamento dos outros. Ou eles poderiam ser déspotas esclarecidos que servem como guardiões da humanidade. Uma opção interessante é que o governador psíquico seja “invisível”, seu comandos seriam dados ao seus servos telepaticamente enquanto sua identidade verdadeira permaneceria oculta. Pessoas de fora podem até mesmo achar que não existe ninguém no comando!

Párias

Sob certas circunstâncias, os psis podem ser temidos ou odiados pela humanidade – talvez eles sejam marginalizados ou obrigados a trabalhar como escravos. Isto é especialmente provável se os poderem psíquicos forem resultantes de heranças genéticas ao invés de treinamento e equipamentos, uma vez que as pessoas normais podem ter inveja dos poderes que nunca terão.

O preconceito pode se manisfestar de muitas formas diferentes. Grupos religiosos podem considerar os psis como sendo “maus”. O governo pode proibir o uso de poderes psíquicos. Os psis podem até mesmo perder seus direitos civis, talvez eles tenham de usar símbolos em suas roupas para avisar aos humanos normais de suas presenças. Poderiam ser formados agências de polícia especiais para capturar psis para serem presos ou executados, ou caso seus poderes sejam genéticos, para esterelizá-los. Psis capturados podem ser escravizados ou forçados a caçar seus semelhantes. A tecnologia psíquica também pode ser banida, ou monopolizada por agências do governo para conter as habilidades psíquicas.

Organizações políticas ou os defensores dos direitos humanos podem formar a ala anti-preconceito. Ou os psis podem reagir indo para o submundo ou formado organizações auto-reguladas para afastar o medo dos normais. Se os psis forem oprimidos ativamente, uma resistência de psis irá se formar. Os psis podem criar institutos de treinamento secretos ou “rotas alternativas” para lugares onde os psis são livres. Psis militantes seriam terroristas ou revolucionários!

Cidadãos Comuns

Quando a maioria das pessoas normais tiver acesso a poderes psíquicos, todos os aspectos da sociedade irão mudar.

Uma cultura abertamente telepática pode ser uma sociedade muito livre com um completo intercâmbio de novas idéias e informações. Porém, ela também pode levar a uma submissão mental.

Mesmo numa sociedade telepática “Fechada” onde as mentes mantêm escudos para proteger a privacidade de cada um, haveria mudanças. Considere o crime. Quando qualquer um é capaz de enviar um pedido de ajuda (ou mesmo se teleportar!) caso seja atacado, e os juízes podem determinar com facilidade quem é culpado por meio de uma simples sondagem mental, o crime tenderia a desaparecer. Contudo o psiquismo também poderia levar a novos tipos de crimes, de apagar a mente de uma pessoa a roubar sonhos, assim como criar novos meios de se cometer velhos crimes.

Mudanças ainda maiores poderiam ocorrer se todos possuírem o mesmo poder. Em um mundo povoado por pessoas capazes de teleportar, quem precisa andar? Carrões, aviões, correios, avenidas, até mesmo portões seriam obsoletos!

A Telepatia teria o maior efeito: ninguém mais precisaria estar sozinho. Decisões em todos os níveis da sociedade, da família aos negócios com o governo, podem ser tomadas através de voto telepático, ou até mesmo participação em massa em uma gestalt* ou mente mundial.

[*Em uma gestalt, dois ou mais psis combinam suas mentes formando uma mente mais poderoso para focalizar seu poder.]
Texto retirado de Gurps Psiquismo
Todos os direitos reservados a: Steve Jackson Games e Devir Livraria
Artigos Relacionados:

Anúncios

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s