[Resgate RSC] Você usa material da internet?

Já vi muito material na internet, apesar de não ser tantos para alguns, os que vi. Hoje me peguei querendo saber quanto desses materiais que estão por ai são realmente utilizados. Eu mesmo elogio muitos, por que são realmente bons, mas não me lembro da ultima vez em que utilizei um deles em minha mesa. Na verdade aqui em Acaraú não me lembro dos mestres utilizarem tais materiais. Não digo aventuras ou mapas, estou falando de regras caseiras, cenários completos, sistemas altenativos, entre outros de mesmo peso.

Levando mais a fundo a situação, creio que é dificil de eu utilizar até mesmo suplementos. Em Gurps já utilizei alguns: Fantasy, Cyberpunk, Magia, Horror e peço a meus companheiros de rpg que me digam se esqueci de algum. Porém, os suplementos citados não trazem adaptação parciais e sim modificações profundas. Fantasy é um cenário medieval, que pode ser complementado por Magia. Cyberpunk é um cenário futurista. Horror é um genero antigo. Sendo assim se colocar um desses suplementos em minha campanha as coisas vão mudar bastante.

Quanto a elementos mais leves, como uma regra que mofique o proprio suplemento, como o artigo publicado pela Rede Rpg, Artes Marciais simplificadas para GURPS, acho um tanto quanto dificil de ser utilizado por alguem aqui dessas bandas ou que eu conheça. Ou algo parecido com o Ranger alternativo, para D&D, ou as regras de magias altenativas, também para D&D. Acho um pouco complicado de eu utilizar uma dessas regras ou participar de uma mesa que as utilize (ta dificil de jogar ate o D&D tradicional).

Por isso a dúvida, e o receio para criar material alternativo – vale a pena criar esses materiais e divulgá-los na internet? Será que alguém (um número razoável) baixa e utiliza esse material? Você utiliza?

Até!

6 pensamentos sobre “[Resgate RSC] Você usa material da internet?

  1. Grande Emilson,

    longe de mim perder parceria com vc…
    alem de ser muito gente fina, sempre
    está presente e apoiando !!!

    teu banner ta tudo certinho (vide imagem)

    o q pode as vezes acontecer, eh o servidor de imagem ficar fora do
    ar por alguns segundos… ja vi isso acontecendo anteriormente…

    mas fica tranks.. qud eu tiro um parceiro, eu comunico sempre
    por email a retirada…

    Forte abraço,

    Ps.: Eu nao uso material PRONTO da internet, uso a internet especificamente para procurar informações que irão servir para eu construir o cenário, ambientação, npcs, cenas, etc.

  2. Olha, dificilmente eu usaria um sistema de regras ou cenário da Internet, pelo simples fato de não ter os livros à mão para consulta. Além disso, muito do material disponível por aí tem pouco (senão nenhum) playtest, ao contrário de material oficial. Então um feat, vantagem, classe ou raça podem desbalancear ou atrapalhar minha campanha. Até por isso prefiro material ou genérico, como idéias pra aventuras, descrições, etc, ou material do tipo “use uma vez”, como monstros e desafios.

  3. Eu costumo usar aventuras para ter idéias, mas não me lembro de ter usado algo que tenha pego na internet para usar em minhas mesas. Já fiz regras próprias e lancei na net, mas usar a de outros eu não me lembro de ter feito…

  4. Por isso tudo que acho um trabalho ingrato criar certos tipos de materiais e postar na intert. São poucas as pessoas que conheço que utilizam essas coisas. Fichas, aventuras e coisas do genero sim, mas material de rpg naum se resumi a isso. Mas, no final todos dizem q o material é bom, legal, mas na hora de utilizar nada.

    Mas fazer oq? Nessa mare vamos navegar… (o q será q eu quis dizer com isso?)

O que achou desse post?

