Mapas, servem para alguma coisa?

Eu confesso – sou doido por mapas! Criá-los, caracterizá-los, fazer as legendas e tudo mais que um mapa precisa.

Mas há um problema: “Mapa é coisa de Dungeon” – alguns podem dizer. “Não tem profundidade e interpretação”. “Não se encaixa em aventuras com roleplay”…

Porém eu digo – E daí?! Acredito que para uma aventura completa ou mais propriamente uma campanha, é necessário mapas, enigmas, roleplay, entre outras coisas. E cada uma dessas partes devem ser bem trabalhadas, sempre que possível. Assim sendo, venho a vocês apresentar um mapa. Na verdade são três, mas que serão aprestados um de cada vez em diferentes artigos, que no final formam um casarão.

CASARÃO DE TELBURKE

Esse mapa foi retirado do Livro Mansions&Manors, de Brian K. Moseley. E teremos uma pequena amostra.

O Casarão de Telburke é um bonito Casarão Rural Medieval. Consiste em dois níveis superiores e um nivel subterrâneo. Do exterior, o Casarão é uma estrutura construída em blocos de granito brancos. As janelas têm venezianas de madeira e vidraças. A casa tem telhado de azulejos de ardósia azul. As paredes exteriores são feitas de granito e as internas de madeira. O chão é em sua maioria de granito.

5041001bg1

Área 1 – Pátio: Um área aberta cercada por um muro baixo feito de granito.

Área 2 – Hall Principal: Sala decorada com plantas e estátuas, com proteções e tapeçarias que adornam as paredes. A escadaria de madeira na parede de norte conduz até uma sacada do andar superior que cerca o corredor principal. Esta sala é mobiliado escassamente, e serve como um Salão para Festas.

Área 3 – Sala de estar: Uma sala confortável e bem iluminada por janelas gêmeas que observam o pátio ao ar livre.

Área 4 – Conservatório: Possui uma boa variedade de instrumentos musicais.

Área 5 – Sala de Jantar: Uma sala formal dominada por uma grande mesa de carvalho polida para se jantar.

Área 6 – Armazem: Este quarto guarda muito das mercadorias do Casarão e tem um armário para os casacos das visitas.

Área 7 – Cozinha: Bem abastecida, com um grande forno, capaz de preparar um banquete para um número grande de convidados. Uma escadaria de pedra desce ao Subsolo (que será apresentada no último artigo), permitindo acesso rápido a provisões armazenadas no porão.

Área 8 – Sala de Estudos: Janelas altas revestem a parede curvada ao sul e estantes de livros cobrem a parede ocidental.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mapas, servem para alguma coisa?

  1. Saudações,

    Eu tenho uma opinião dividida sobre mapas. Ainda que os considere esclarecedores, me parece que cada instante utilizado em sua apresentação e posicionamento dos participantes envolvidos deixa de ser empregado na imaginação conjunta do ambiente descrito pelo narrador. Na minha última sessão de Hunter: The Vigil houve o primeiro combate da crônica. Achei por bem desenhar um mapa muito simples, a pedido dos jogadores. Mas fiquei com a sensação de que “o monstro está aqui, então eu venho para cá e atiro” com setas e rabiscos tirou um pouco do clima do momento. A precisão da movimentação e ação estratégicas acabou suplantando o drama caótico de uma luta em ambiente restrito. Falha minha, possivelmente.

    Gracias,

  2. Olá Carlos,

    Acredito que possa haver dois problemas, em minha opinião: uma que o sistema de Hunter (que acredito ser de WoD) exige muito mais das habilidades do mestre, em relação a mapas, já que não tem regras para isso. E outra que não houve uma preparação antecipada para a situação, ficando muito na improvisação.

    Já utilizei os mapas improvisado, com setas e rabiscos, e confesso que não foi nada interessante. Porém, com miniaturas e uma preparação prévia as coisas fluiram melhor.

    Mas sempre haverá essa questão de se tirar um pouco do drama e transformar tudo em uma cena mais estrategica e de precisão de movimentos. Vai depender muito do estilo do Narrador e seus jogadores.

    Valeu pelo comentário e espero ter ajudado em alguma coisa…

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s