Os Cavaleiros do Zodíaco

Enquanto o nosso copanheiro Alex teima em naum estreiar seus textos sobre anime, vou me virando como posso. Trego a vocês dois textos, um da Wikipédia e outro de um membro do Fórum CP Turpo, que descreve muito bem esse anime que foi sucesso da década de 90.

(Texto da Wikipedia) Saint Seiya (聖闘士星矢, Santo Seiya?), conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990, contando a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.

A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque.

A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997(voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998) e estava sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005).

INFORMAÇÃO (Texto de Hookton, postado originalmente no fórum CPTurbo)

Saint Seiya , conhecido no Brasil e em Portugal como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma das séries japonesas (anime e mangá) de maior sucesso no mundo, contando a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.

Cinco guerreiros tem a missão de proteger Saori Kido, uma garota que é a reencarnação da deusa Atena (deusa da guerra justa e da sabedoria), e lutar contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias. A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de outubro de 1986.

A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de setembro de 1994 e 12 de setembro de 1997 e está sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para Play TV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. A ela seguiram-se outras manias , como Sailor Moon e Pokémon.

Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pela RTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteudo violento por parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z em 19 de Setembro de 1999 a SIC inicia a transmissão da versão portuguesa da série, transmitindo desta vez a totalidade dos episodios, exceptuando o 37. Destacou-se pela negativa a constante mudança do horário da série, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7.30 da manhã.

No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma “anime-mania”. Noutros países latino-americanos como no México e na Argentina o sucesso também foi grande, apesar de a animação japonesa ter sido exibida eventualmente em ambos os países na década anterior, com programas como “Robotech” e “Mazinger Z”. Em função do sucesso nos países de língua espanhola, a tradução brasileira do anime foi feita com base na dublagem em espanhol. Tanto o anime quanto o mangá foram lançados na China, Hong Kong e Taiwan por volta de 1990, dando início à adoração da animação japonesa e do mangá nesses países.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Cavaleiros do Zodíaco depois de ser sucesso na França, onde foi nomeado como Les Chevaliers du Zodiaque. Na Espanha e outros países de língua espanhola foi chamado de Los Caballeros del Zodiaco. Na Itália, o anime ficou conhecido como I Cavalieri dello Zodiaco, em Portugal adoptaram Os Cavaleiros do Zodiaco enquanto nos EUA foi exibido como Knights Of The Zodiac.

Pode afirmar-se que Saint Seiya deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes. É a mais importante e antiga origem para Doujinshi, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi tem atualmente um grande número de membros no Leste Asiático, América do Sul e Oeste Europeu.

Até mais a todos!

Anúncios

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s