Grau de controle em Gurps

O Grau de Controle [GC] é uma medida geral de controle que um governo exerce. Quanto maior o GC, mais controle existe no mundo e mais restritivo é o governo. O GC determina os tipos de armas que podem ser portadas, mas as sociedades muito violentas e as pacatas terão GC independente e diferente para as leis relativas a armas.

Os Graus de Controle são os seguintes:

0. Anarquia: Não há lei nem mpostos;

1. Muito Livre: Nada é ilegal exceto (talvez) o uso da força ou da intimidação contra outros cidadãos. Não existe restrição ao porte de quaisquer armas, exceto as militares. Os impostos são leves ou totalmente voluntário.

2. Livre: Existem algumas leis; a maioria beneficia o indivíduo. As armas de caça são ilegais. Os impostos são leves.

3. Moderados: Há muitas leis, mas a maioria beneficia o indivíduo. As armas de caça são permitidas desde que tenham registro. OS impostos estão entre moderados e justos.

4. Controlado: Existem muitas leis; a maioria para a conveniência do estado. Permite-se apenas a posse de armas leves, sob licença. A irradiação de programas é regulamentada; transmissores particulares (como CB) e a impressa podem ser proibidos. Os impostos costumam ser pesados e injustos.

5. Repressivo: Há muitas leis e regulamentos, executados com rigor. A taxação é pesada e frequantemente injusta. As poucas armas civis permitidas são rigidamente controladas e podem ser punidas em público. Licensas de porte são obrigatórios. Há uma regulamentação severa com relação a computadores pessoais, fotocopiadoras, transmissores e outros meios de distribuição e acesso a informação.

6. Controle Total: as leis são numerosas e complexas. Os impostos são esmagadores, absorvendo a maior parte dos rendimentos do cidadão. A censura é um fato habitual. O indíviduo existe para servir o estado. Proíbe-se a posse particular de armas e equipamentos de transmissão ou duplicação. Aplica-se a pena de morte corriqueira, e os julgamentos, quando existem, são farsa.

Na minha opinião eu gosto de regras desse tipo, assim como as regras de características de masmorras, que existem para D&D. Isso por que o Mestre/Narrador/DM/GM não domina todos os conhecimentos e todas as informações nessa terra, o que as vezes atrapalha, por que os jogadores estão em maior número e acabam superando o conhecimento do GM. Não estou dizendo isso em relação a regras, mas sim em relação a conhecimento de mundo mesmo. Tipos, leis, caractertisticas arquitetônicas, dificuldades em meio a florestas, entre outras situações. Nesse caso é que apóio as regras acima apresentada e outras parecidas.

A regra de Grau de Controle acima apresentada pode ser encontrada na página A18 do módulo básico de Gurps. E lembrem-se de que Zona Neutra é contra a pirataria.

No próximo artigo apresentarei a regra de Legalidade das Armas, de acordo com a regra de Grau de Controle acima apresentada. E darei um pouco mais de opinião sobre esse assunto.

Anúncios

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s