Não consigo mestrar Daemon!

Estranho! Mas infelizmente não consigo mestrar o sistema Daemon. Simpatizo muito com o sistema, vejo nele muitas qualidades, mas na hora “H” não me sinto incompleto para utilizá-lo. Gosto da idéia do sistema e do que ele propõe, porém, sou muito apegado as regras, o que faz com que eu não me sinta completamente confiante quanto ao Daemon. Mas quero deixar bem claro que isso é uma opnião pessoal minha, não interpretem como se eu tivesse dizendo que as regras são ruins.

Essa não é a primeira vez que eu tento mestrar Daemon. Na verdade já perdir a conta de quantas vezes mestrei e/ou tentei utilizar o sistema, mas acabo parando no meio do caminho ou até mesmo nem começando, isso quando passava a me aprofundar no sistema. Sou muito ligado as regras (só pode – eu assumo, sou uma cria de Gurps), principalmente por que não gosto de regras que dão brechas a reclamações dos jogadores. Sei que o Narrador tem que ter as regras nas mãos e que suas decisões quanto as regras são quase divinas (pelo menos na opnião da maioria dos mestres), mas sempre vejo jogadores que reclamam quanto a uma decisão do Mestre/Narrador. Claro que entra outra questão: O Narrador deve ter pulso para evitar esses tipos de situaçoes. Só não podemos esquecer que se trata de pessoas, o que tornar isso uma situação dificil em muitos casos, onde as coisas não saem como queremos. Por essas e outras gosto de sistemas que dão o mínimo possível de margem para reclamações. O que na minha opnião Daemon fica devendo, pois penso que ele priorize a historia, tentando simplificar ao máximo as regras.

Já tentei modificar o sistema e criar algumas regras, mas sempre me pego modificando coisas demais, o que acaba descaracterizando e tirando um pouco da identidade do sistema. Me vejo até mesmo pegando muito de Gurps e trazendo para Daemon, o que acho um pouco ilógico e o que torna mais decente mestrar Gurps ao invés de transformar as regras em porcentagem, o que penso ser um desrespeito a Daemon e a Gurps.

Só pra deixar bem claro, isso se trata de uma opnião pessoal, e não uma avaliação fria e didática do sistema. Mesmo assim eu recomendo Daemon, que pode ser tão complexo ou simples de acordo com a vontade do narrador, mas que pra mim, me deixa um pouco inseguro.

13 pensamentos sobre “Não consigo mestrar Daemon!

  1. Venha para o lado calculado da Força, Luke.

    Gurps é o que há de mais explicado, na minha humilde opinião. Realmente ele é o sistema que não deixa brecha para jogador nenhum reclamar. Você pode abrir o Manual Básico e mostrar onde esta a regra para aquela situação. Dificilmente você não vai encontrar algo assim…

  2. Eu encaro Daemon assim como Mago-A Ascensão e GURPS-Artes Marciais: excelentes leituras, recomendo a todos. Mas conseguir jogar (jogar pra valer, e não apenas rolar dados) já é outra história…

  3. Eu acho q vc acha o sistema ruim 🙂 Vc é cria de gurps, gurps é melhor que Daemon. Jogue GURPS ^^ Não é tão complicado transplantar o sistema de magia do Ars Magica pro GURPS. Já vi algumas adaptações na net.

  4. Joguei muito Daemon [e ainda jogo] então a percepção que eu tenho do sistema é que ele é quase um oldschool. Oldschool no sentido de que ele passa para as mãos do Mestre a responsabilidade de cobrir os “espaços” do sistema. Alguns dizem que isto é uma falha e por isto o sistema é incompleto, eu já penso que isto é uma caracteristica do sistema.

    Quanto a sua dificuldade esta mais na sua postura de jogador de GURPS [entenda que não é uma critica, já fui também mestre de GURPS :D], um sistema que não deixa espaço para ambiguidades. Há alguma necessidade especial que você tenha que Mestrar Daemon? Pois se você se sente melhor mestrando GURPS não vejo o porque trocar de sistema.

    Abraços

  5. concordo plenamente com o autor do tópico, sou super fã do cenário e tenho quase todos livros (só faltam os últimos), mas não consigo mestrar, gosto de regras, e não me sinto bem com as regras do daemon, são bem abstratas.

  6. balard eu não chego a axar ruim o sistema, na verdade ele tem muitas qualidades. O problema é que encontro mais coisas q não concordo do que as que gosto (espero q eu me tenha feito entender).

    Gun_Hazard xamamos sim, quanto mais opniões melhor. Obg pelo link e vou olhar sim.

    Shingo concordo com vc: passar a responsabilidade para as mãos do Narrador não é um defeito e sim uma caracteristica. E talvez seja essa caracateristica q esteja me incomodando.

    Essa minha duvida quanto a daemon é mais pra expor minha frustação de não conseguir mestrar de forma plena esse sistema q tanto simpatizo (q ja mestrei algumas vezes). O q me incomodou mais é q eu ia utiliza-lo no evento q vai ter aki em minha cidade esse final de semana e acabei desistindo na ultima. Por isso gostaria de ouvir a opnião de outras pessoas.

    Obrigado a todos pelos comentarios e espero vê-los por aki mais vezes.

    Até a próxima!

  7. Emilson, como o Shingo e o Balard disseram, o sistema tem uma caracteristica, as vezes nós não gostamos muito dela (Eu mesmo disse quase o mesmo que voce neste link que indiquei), mas tudo depende da forma como queremos usar o sistema.

    Se o enfoque de regras é pouco importante para o mestre e pro grupo, o daemon pode ser uma excelente alternativa.

    Eu mesmo não sou apegado a regras em exagero, mas gosto muito do GURPS e praticamente uso só o Básico e poucas coisas do sistema avançado (Só a parte do Tiroteio para ser exato), o que me facina no GURPS é o Simulacionismo na criação de personagens (O que na minha opnião é bacana para se usar com iniciantes).

    O Daemons me “Irrita” por causa das jogadas de porcentagem, por isso uso a regra do cornometro ou cartas de baralho, ou mais recentemente estou tentando usar as regras de magia dele no GURPS.

    Embora ache a idéia de usar o sistema do Daemon adaptado para cartas uma coisa bacana para se usar em Lives do mesmo. Pois ai sim Regras importam menos que as açoes e as jogadas são reservadas para “Tirar Dúvidas” ou para combates que também são poucos…

  8. Falta familariedade e algo que “estale” sua vontade de mestrar naquele sistema. Talves seja falta de um bom grupo, ou de uma boa história planejada. Lhe desejo sorte 🙂

  9. Realmente GUN, usar um metodo alternativo para se utilizar um sistema, assim como as cartar, pode ser uma boa alternativa. Apesar de axar dificil de mestrar Daemon esses dias, ja q tenho um grupo de D&D4E e estou pra começar outro, vou dar uma olhada nessas ideias e preparar algo pra quando a oportunidade surgir.

    Falta de familiaridade e o “estalo” posso ate concordar “A Rpgista”. Falta de um bom grupo não diria, talvez um grupo mais apropriado sim. Quanto a uma boa istoria planejada naum xega ser, pelo menos eu axo que naum. Isso por que todas as minhas diferenças se concetram diretamente na mecanica das regras. Obrigado pelo sorte e bola pra frente.

    Ate mais!

  10. Eu sou fã da ambientação de Trevas e já usei o sistema daemon pra jogar em várias ambientações diferentes da convencional, da fantasia medieval ao cyberpunk, gosto dele pq é facilmente adaptável a qualquer sistema.

    O que eu gostaria de propor a vc e aos outros que comentaram é, pq poderíamos criar um blog ou forum que tivesse o objetivo de pegar o sistema daemon e ir corrigindo as falhas e implementando melhorias, de forma a ser tão genérico e completo quanto o gurps, mas sem complicar tanto.

    Já tentei algo semelhante no forum da daemon e na comunidade do orkut, mas infelizmente a coisa acaba virando uma briga de ego e chegamos a poucoas conclusões, o que vc´s acham?

  11. Eu soube de uma iniciativa Daemon, com forum e tal, q tem esse projeto. Vou me informar sobre o andamento desse projeto e depois volto aki pra dar mais detalhes… Mas se tiver seguindo, mesmo q devagar, é o q eu recomendo…

  12. Olá mestre emilson, há algum tempo gavia sim uma iniciativa daemon, mas foi por água abaixo. Recentemente o Marcelo Del Debbio anunciou que irá liberar o sistema (inclusive magia) e cenário como liçenca aberta num dos moldes da CC. É claro que com isso, muitas fãs do sistema, que se consideram pretensos escritores, vão retirar seus netbooks da internet, diagramar e querer vender, um absurdo que já vem acontecendo com o Trevas Campanha Épica por exemplo. Tentando remediar isso, eu e mais dois amigos criamos um forum (sistemadaemon.forumbrasil.net) onde estamos nos organizando para primeiro, revisar o sistema e posteriormente, adaptar os materias já existentes a esse sistema revisado, dando certeza de que, qualquer material com o selo do forum será compatível em termos de sistema e, posteriormente, cenário. Usaremos uma metodologia parecida com a aplicada no Projeto Tagmar e as votações já estão acontecendo, inscrevam-se e participem!!!

O que achou desse post?

