Por que jogo RPG?

Fiz-me essa pergunta esses dias e até agora não achei uma resposta concreta. Fiz uma pesquisa na net pra encontrar textos de outras pessoas para esse tema e só encontrei no lote do betão, da época em que ele escrevia para o multiply.

No ultimo paragrafo do seu texto ele diz:

Quando alguém lhe perguntar por que você joga RPG responda: possibilidades e dê seu melhor sorriso enigmático. Se perguntarem mais, convide para um jogo. E mostre a seu amigo curioso um pouco do infinito.

>>>Para ver o texto completo clique aqui.<<<

Eu confesso que gosto dessa reposta, mas ela me parece mais voltada para pessoas que não conhecem o RPG. E quando o problema é com você, que já joga a tanto tempo, mestra desde quando começou a jogar e começa a se fazer essa pergunta? Não venham me dizer que hora de dar um tempo ou algo parecido, que não é isso que eu quero saber. Gostaria de entender por que jogo RPG? No caso, pra essa pergunta, quem tem que achar a resposta sou eu. Mas e você, porque joga RPG?

Não é nenhuma pesquisa. Não quero achar a verdade por trás da vontade das outras pessoas e muito menos a verdade por tras do jogo do rpg. O que eu quero é ouvir mais opniões e entender porque passamos 4 horas por semana contando historias que não nos agregam nada de bens materiais. E mais ainda, por que mestramos/narramos? Nesse caso o trabalho é ainda maior e o retorno as vezes não compenssa o sacrificio de se passar um bom tempo de sua semana preparando historia para um grupo de pessoas que as vezes (ou quase sempre) não reconhecem seu esforço.

Não sei se essa pode ser uma boa resposta, mas pra mim eu jogo e mestro/narro rpg por que ele me trás uma satisfação pessoal de criar algo que seria impossível na realidade. Gosto do desafio de montar historias e personagens que se destaquem no meio dos demais e fiquem marcados na mente daqueles que estava presente na mesa. Vibro quando meu personagem faz algo digno de nota e alguém comenta depois. Fico satisfeito quando vejo as boas reação dos meus jogadores quando a sessão acaba e eles ficam comentando e se perguntado sobre o que pode estar acontecendo. E penso para próxima sessão uma forma de mudar a opnião dos jogadores de quando a sessão terminar e eles dizem que teve algo qua não foi bom ou que a sessão foi meio parada ou que faltou alguma coisa. Devem existir outros motivos, mas creio que pra mim esses são fortes e por enquanto suficientes.

Porém, se me fiz essa pergunte esses dias: “Por que jogo RPG?”, alguma coisa deve está me incomodando. O que poderia ser? Espero que seja algo passageiro e que eu continue a mestrar e jogar como fiz nos ultimos 9 anos. Por que o RPG é algo realmente bom em minha vida e me trouxe muitas alegrias, conhecimento, novas amizades e outros beneficios que todos conhecem e que não preciso ficar repetindo aqui.

Acho que é só isso. Se alguém tiver ou souber de outros textos que tratem desse tema, por favor deixem um comentário com um link, que eu adoraria ler.

Até a próxima!

7 pensamentos sobre “Por que jogo RPG?

  1. Eu jogo rpg porque me é prazeroso e divertido. Viver outras vidas, viajar por outros mundos, indo audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve…

    * Som de uma nave espacial entrando em WARP e passeando pela tela, enquanto ao fundo tem uma voz feminina cantando liricamente *

    Por mais detalhado, profundo ou revelador que seja o texto, Mestre Emilson, lembre-se que na HQ “A pior banda do mundo” já disse a maior verdade de todos os tempos:

    “Nenhuma pessoa aceitará nenhuma revelação ou previsão que não esteja querendo aceitar”. Em outras palavras, o melhor texto que fale sobre o assunto que irá te agradar será aquele que lhe mostre para o seu consciente o que você realmente acredita, pessoalmente falando, o que faz você jogar rpg e por quais motivos 🙂

    Não precisa de um bom motivo para gostar de margaridas ao invés de rosas. Não tem espinho? Pétalas lindas e brancas? Pode ser, mas preferências pessoais são as que mais contam.

  2. Olha ela aki mais uma vez. E mais uma vez obg por sua visita a esse humilde blog.

    Concordo com o que vc disse. E o que busco com esse texto é conhecer a experiencia de outras pessoas. Por que com a experiencia de outros pode se aprender bastante.

    Quanto a bons textos sobre o tema, acabei de encontrar um: seu comentario.

    Mais uma vez obg pela participação e espero encontra-la aki mais vezes.

    Ate mais!

  3. Eu lembro que quando jogava RPG, era pela possibilidade de poder viajar sem sair do lugar. Viver aventuras as quais na minha vida pacata e comum, nunca existiriam. Era por isso que jogava.

  4. eu jogo rpg porque … porque sim … sou um contador de historias, uma mente que vive criacao, minha e de outras pessoas… se nao exercitar minha imaginacao e nao partilhar sinto q vou envelhecer por dentro. passei um tempo de seca rpgistica, nada que fazia era divertido.

  5. A resposta do Valberto é muito boa.
    “Possibilidades”.

    A sensação que tenho quando jogo RPG é a de uma cosquinha no cérebro.

  6. Eu jogo porque é divertido. Reúne meus amigos para nos divertirmos em volta de uma mesa, vivendo cenas fantásticas. É por isso que eu jogo. Por que é bom. Não tem muita frescura envolvida não. Jogo porque eu gosto. Por que me permite viver vidas que eu jamais poderia viver e depois, sair são e salvo para o mundo real.

  7. A risada entre conversas off jogo, a empolgação dos jogadores em momentos de acertos ou tensão, a satisfação de criar uma história, as divertidas trapalhadas que os jogadores e a aleatoriedade (ou os dois) podem causar…

    Meu maior prazer é reunir pessoas e se divertir um pouco com uma história criada por mim. Tem um pouco de vaidade, tem a amizade e tem a diversão que qualquer jogo proporciona. É isso ai.

    Ótimo texto!

O que achou desse post?

