[Resgate RSC] Porque Jogo Rpg? (Estranho ou sem idéia!!!)

Ontem postei um artigo aqui no Zona Neutra, que falava do por que de jogar rpg. E hoje quando fui ver os antigos artigos do blog RSC, descobri um artigo de mesmo nome e de texto bem semelhante. Devido a isso resolvi resgatar esse textos para uma possivel comparação, já que o texto do blog RSC foi escrito por volta de 10 meses atras e o do Zona Neutra eu escrevi ontem.

Comparando os dois textos percebo que houve um avanço quanto ao que estou pensando hoje para como eu penssava no ano passado. Ainda existe um pouco do sentimento das antigas, mas acima de tudo continuo jogando.

Chego a pensar se existe realmente algum problema comigo, com o qual eu deva me preocupar. Acho melhor procurar um daqueles doutores que ficam sentando anotando algumas coisas, enquanto você fica deitado em um Divã falando e falando. Bruuuu que medo.

Sem mais delongas vamos ao antigo texto:

Eu não sei se isso acontece com outros jogadores, mas comigo vem acontecendo constantemente. O que acontece é que me questiono vez por outra o porquê de jogar rpg. As respostas de inicio são bem óbvias: por diversão, por que estimula a mente, por hobby, entre outras repostas possíveis e cabíveis.

Porém depois de oito anos nesse jogo, com altos e baixos (mais baixos ultimamente), sinto certo desanimo pra jogar, que me faz pensar se vale à pena continuar. Procuro motivação e às vezes até encontro, mas na maioria das vezes isso não acontece. Chega a parecer, às vezes, que mestro por obrigação.

Acredito que se alguém ler esse artigo vai me dar algumas sugestões: vai dizer que é normal e que ao atingir esse nível é interessante parar e dá um tempo, para não estragar a emoção e desgastar mais ainda a situação. Porém, como podem ver isso tudo eu já sei e o que realmente eu quero saber é se isso só acontece comigo e se vai ter um dia que isso vai passar.

Ainda consigo ter meus momentos de diversão nas mesas que participo, mas a falta de motivação que me atinge me leva a ver defeitos na sessão que são altamente aceitáveis. Faz também com que minhas aventuras me pareçam ruins, mesmo quando as pessoas que jogam comigo dizem ser boa. Acontece ainda de eu está em casa preparando minhas aventuras ou lendo regras e achar que o meu tempo está sendo perdido. Notem que nada disso acontecia comigo há algum tempo atrás.

Com isso tudo fico me perguntando hoje por que ainda jogo rpg. Será por comodidade? Como um relacionamento que já chegou ao fim, mas que ainda querem manter as aparências. Será que é por ainda ter esperanças? Esperança de que um dia a magia do rpg volte a minha mesa. Será que é por causa dos meus colegas de mesa? Que jogam comigo e não quero vê-los para. Poderia eu dar várias outras opção, mas que a mim não conseguem convencer.

É mais ou menos isso. Sei que ainda tenho muito a contribuir para o rpg na minha cidade ou onde eu possa alcançar, mas até quando isso vai durar? Será que um dia passa ou me vencerá fazendo com que eu deixe de jogar?

Jogo rpg por que gosto. Sinto-me bem em criar historias e ver os jogadores serem bem sucedidos ou falharem tentando. Animo-me quando o jogador viaja para o mundo criado por mim ou criado por outrem, mas que consigo passar a alma do cenário. Gosto quando o jogador tentar ser heróico (o que raramente acontece em minhas sessões), mesmo sabendo que isso pode prejudicar seu personagem. Adoro criar personagens, background e dar vida a números escritos em um papel. Não resisto à oportunidade de fazer meu personagem se destacar dos demais ou até humilhar um companheiro (sem ofensas) com minhas ações. Gosto de jogar rpg, por que ele é simplesmente um jogo, ele é simplesmente rpg.

E você! Por que joga RPG?

E é isso. Coisa estranha.. Escreve um texto com o mesmo titulo, parecido, mas com um avanço significativo, depois de tanto tempo. Vai entender…

3 pensamentos sobre “[Resgate RSC] Porque Jogo Rpg? (Estranho ou sem idéia!!!)

  1. Na verdade naum foi ontem q escrevi o texto aki no ZN, foi antes de ontem.

  2. Kaike, naum estou falando de RuneScape Classic, até por que eu não conheço. Estou de falando de RPG de mesa mesmo…

    Obrigado pelo comentário.

O que achou desse post?

