Oh Não! Cadê os Jogadores?!

Como os 1d4+1 (+1 por que esse 1 sou eu mesmo) leitores desse blog já puderam perceber, a maioria dos meus textos estão se tornando depoimentos de meus casos pessoais, opniões ou desabafos. E esse é mais um desses casos: Quando o(s) jogador(es) falta(m) a sessão.

Faltar a sessão não deveria ser algo tão prejudicial ou revoltante, mas o é (principalmente para o GM). Isso por causa do tempo que o GM passa se preparando e preparando a aventura. Pra mim, pessoalmente, acho muito desagradável quando o(s) jogador(es) falta(m), por que você, o GM, passa um bom tempo de sua semana pensando e escrevendo sobre a aventura e quando chega o dia da sessão não pode utilizar o que preparou por não ter para quem apresentar as idéias (No caso de uma falta que cancele a sessão). No caso de uma ausencia que não cancele a sessão, ainda existe o caso de alterar o que você preparou, por que se há 4 jogadores no grupo, os desafios serão mais dificeis para apenas três. E assim haverá um trabalho a mais de adaptação, que deve ser feito durante o jogo.

Existe a idéia de que o que o GM escreve não se perde: Concordo! E que não há motivos para se preocupar por que o que se escreve não se apaga: Concordo e discordo. Concordo que o texto não se apaga; discordo com o fato de não precisar se preocupar. Que o texto não se apaga é verdade, mas eu ainda assim me preocupo por que de uma semana pra outra (eu jogo uma vez por semana), o que se escreveu não está tão vivo na mente. O que traz uma necessidade de um atrabalho adicional de se reler o que se tem escrito, para encontrar novamente toda a essencia do que você pretendia na sessão. Até por que nem todo GM escreve a historia, acho que poucos fazem isso. Penso que a maioria dos GM anota idéias para a sua aventura e de uma semana para outra essas idéias podem se perder um pouco, pois o GM não vai ficar o tempo todo preservando essas idéias e novas idéias vão sugir. E essas novas idéias poderiam ser usadas na nova sessão, caso a anterior tivesse acontecido.

Além do caso do escrito ainda tem o comprometimento e o respeito para como o GM e como os outros jogadores. Aqui temos duas situações distintas: os que não comparecem por ter assuntos mais importantes para resolver e os que faltam por ser inrresponsáveis. Os que faltam por inrrespossabilidade não tem nem o que comentar. Os que faltam por ter um compromisso mais importante, cabe pelo menos um telefonema ou mesmo um aviso para que o GM e os outros jogadores possam se preparar para jogar sem o ausente ou mesmo adiar a sessão, se for preciso.

Eu penso que RPG é um jogo como qualquer outro e que ninguém deve ser crucificado por faltar uma sessão. Mas eu penso também que acima do RPG tem a questão de você se comprometer com outras pessoas e de dar sua palavra para comparecer a um acontecimento. Nesse caso a irritação pode surgir mais por causa da falta de palavra da pessoa e da falta de um simples aviso antecipado do que propriamente por causa da sessão do RPG, que também necessita de sua parcela de comprometimento.

6 pensamentos sobre “Oh Não! Cadê os Jogadores?!

  1. Pois é concordo com oq vc comentou, eu sou um jogador que por gostar bastante da com a historia do jogo as vezes tento mestrar, algumas pessoas até gostam da sessão e realmente faziam questão de participar. MAS como ja é de bastante costume, a falta de compromissos de alguns jogadores é oq influenciam, como no meu caso, para desistencia do jogo. Preparação de material, historia, incrigas envolvendo o backgrounds de alguns jogadores ou mesmo conflitos mais desafiadores, todos desviados ou adaptados por causa de falta de compromisso dos jogadores.

    Efetivamente eu mestrava regularmente 1x semana sempre no mesmo dia, mesmo horario e mesmo local, mas jogadores sempre se utilizando de desculpas como ” Ah vc não avisou que teria jogo ” e que obviamente não procuram nem se informar por meio de outros jogadores ou comigo mesmo, afinal telefone desde 1860 vive ajudando na marcaçao de jogos =o.

    Como de vira volta termino voltando a virar jogador tento sempre ser responsavel e dedicado nas sessoes como eu gostaria que meus jogadores fossem. Imprevistos acontecem mas ja que o importante a diversão não faz sentido ficar querendo dar motivo para climas chatos =p

  2. Foxlau, obg pelo comentario.

    Fiz esse post por causa de dois casos q aconteceram comigo nas duas primeiras sessões q tentei mestrar para um grupo que tenho no meio de semana. Na primeira sessão um companheiro faltou, na segunda sessão os dois q naum faltaram na primeira sessão, faltaram na segunda sessão. Sendo q o grupo tem apenas tres jogadores. A ausencia de um resulta em cacelamento da sessão.

    Eu entendo que exisatem alguns compromisso mais importantes q uma sessão de rpg, mas penso sempre em avisar com atecendencia, se naum for possivel aviso assim q possivel e tento fazer com que não aconteça de novo tao rapidamente. Por que mesmo o jogador avisando e a desculpa seja bem convicente, o mestre ainda assim sai prejudicado em seu trabalho.

    E realmente o importante é se divertir…

  3. Outro clima clato que fica eh que muitas vezes as pessoas que faltam sao bem colegas, mas vc sabe que não conseguem comparecer direito a sessões, dai surge uns problemas , pelo menos no meu caso.

    Necessidade de renovação na mesa, gente nova, novas experiencias tals, afinal quem sabe nao encontra alguem que deixe a campanha mais divertida. Acho ainda dificil achar pessoas interessadas em jogar, mesmo com as comunidades que se encontra com possiveis jogadores, de cara da pra ver que 90% eh do tipo de jogadores que não querem jogar com o conceito de um personagem, mas sim testar o combo de um personagem na sua sessao.

    Costumeiramente o povo que falta muito em sessões, por motivos que acredito eu, falta de convivencia, são ruins em interpretaçao, um colega meu mesmo, não importava qual personagem ele fizesse todos ja sabiam como seriam suas ações antes mesmo que ele fizesse, o bom e velho ” Luxuria, ganancia, Senso de dever com Ninguem”, uma vez mesmo jogando com clerigo bondoso e benfeitor ( supostamente aquilo que tem esperança que mesmo alguem maligno mude) falando coisas tipo “Acaba logo com este Ladrao se nao um dia ele pode tentar roubar agente de novo”;

  4. Acredite Foxlau, isso não é uma exclusividade sua. Já vi jogador fazendo personagens de várias tendências, mas com o mesmo comportamento…

  5. Realmente é uma coisa muito chata o que acontece com muitos grupos… Como se não bastasse os clérigos benfeitores temos paladinos(e monges) caóticos, me lembro de uma sessão onde havia um monge leal e neutro, justamente aquele que segue as leis falando com o ladino “Vá lá e roube a loja eu distraio a mulher” e a situação realmente aconteceu…

    Outra situação que me incomoda muito é igual a que Foxlau citou, a falta de comprometimento com a sessão, seja não se interessando por ela ou seja não indo com a desculpa que não foi avisado,sendo que a sessão acontece toda semana no mesmo dia, assim com Foxlau parei de mestrar a campanha em que estava por conta disso pois todo mundo só pensava em dano, e não prestavam atenção na campanha sempre lendo outras coisas durante ela ou ficando jogando PSP durante ela e sempre interrompendo pra falar “O que? O que foi que teve aí?”, é uma situação frustante isso, ainda mais porque tinham jogadores que realmente jogavam….

    Atualmente só estou jogando sendo quase o exemplo do que queria que os meus jogadores tivessem sido (eu tenho problemas com pontualidade ^^) mas sempre aviso quando irei faltar com um dia de antecedência, procuro me entreter com a historia e fazer parte do mundo, coisas muito raras de se ver…

  6. Eu como mestre não gosto muito quando os jogadores faltam, atrapalha sim a historio, você acaba tendo que mudar muita coisa… Um certo compromisso não atrapalha a diversão do jogo.
    Eu como jogador tenho que dizer que ja faltei muito, mais nunca porque queria. Faltar implica em perder o rumo da histori e não participar da evolução dela, uma coisa que particulamente acho muito desagradavel.

O que achou desse post?

