Minha sessão de RPG no domingo

Jogamos rpg ontem, de novo no domingo. Tenho que confessar que a sessão foi um tanto confusa. Mas isso por que a aventura tem que ter um sentido confuso.

A aventura possui mais de um objetivo, deixando de lado aquele estilo de aventura que apresenta uma missão e pula para próxima quando se completa a anterior. Agora, o que eu devia ter feito a bastante tempo, os objetivos se misturam, são missões dentro de missões, algo que eu acredito já ser feito por vários mestres experientes pelo mundo, e por outros não tão experientes. Penso que eu já tenha feito isso antes, mas não tão evidente como agora. Os jogadores chegaram a exclamar que havia bastante coisas a se fazer, sem ter de idéia do que fazer primeiro, mas o próprio desenrrolar da historia esta levando os jogadores para o caminho certo, mas sem forçar, apenas indicando.

Além da questão dos multlipos objetivos, onde temos um objetivo ou dois de maior importância, e outros pequenos objetivos, tivemos também o caso do dia da sessão: domingo.

Eu sempre tive em minha mente que o domingo era um dia que não se encaixava para o Rpg. Veja bem, eu achava isso. Pois sempre vi no domingo o dia para se descançar de tudo e de todos. O dia que as pessoas tiram para ir a praia, a piscina ou simplesmente para ficar com a família. Porém, meus  dois últimos domingos foram utilizados para se jogar RPG, junto com meus companheiros de grupo. E posso dizer que a experiência foi bem interessante. Gostei de jogar no domingo.

Sei que muitas coisas, como essa de dia pra jogar, são peculiaridades de cada jogador, de cada grupo, mas as vezes é bastante interessante dividir experiências. Sendo assim, digo que o domingo é como qualquer outro dia, para se jogar  um bom Rpg, sendo que o que pode influênciar são as suas vontades e os dias disponíveis dos outros membros do grupo, assim como a disponibilidade dos familiares, que deve ser a prioridade que cada pessoa que joga ou não joga Rpg.

Por hoje é só. Até breve!

2 pensamentos sobre “Minha sessão de RPG no domingo

  1. Olá,

    Gostei muito do seu post e achei interessante criar histórias como varios objetivos fazendo com o que os jogadores ñ saibam o que fazer primeiro.

    Estou começando agora a mestrar, comprei o kit basico D&D 4 e pretendo iniciar uma aventura assim que terminar os 3 livros. Como sou iniciante, gostaria de saber um pouco mais de como criar historias como vc mencionou no post.

    abs

  2. Em primeiro lugar kero pedir desculpas pela demora em respoder seu comentario. Desde já agradeço pela sua visita em meu blog e pelo comentário.

    Para mestres iniciantes eu aconselho utilzar aventuras prontas, para ir pegando as manhas sobre organização e o que realmente se deve colocar no papel. Antigamente eu escrevia muito pra pode mestra, desde as cenas bem detalhadas até as falar dos NPCS, mas como o tempo descobri que isso é detalhe demais e muito do trabalho se perde, pois numa sessão de rpg as coisas quase sempre tem grades possbilidades de seguirem rumos que vc não consegue prevêr. Por isso para a criar suas aventura organize-as em tópicos. Anote as caracteristicas de todos os adversário que irão surgir e de alguns outro reservas. Tem em mão um lista de nomes de pessoas, vc pode vir a precisar para akele npc q surge de ultima hora ou para akeles outro que o jogador insistem em conversar. De imediato o que consigo pensar é nisso.

    No mais posso te indicar um bom post sobre esse tema, do site RpgOnine, basta clicar nesse link: http://www.rpgonline.com.br/dicas_de_rpg.asp?id=190. Fala de elementos de uma aventura, dos estilos, entre outras coisas.

    Até a próxima!

O que achou desse post?

