O Sistema só é bom se vende muito?

Hoje eu tive uma calorosa discussão com um amigo, aqui em minha casa, sobre a opnião que temos sobre as qualidades de determinados sistemas. A discussão em si não tem tanta importância, mas o principal argumento dele para considerar um sistema X como ruim foi que esse sistema não conseguiu vender bem e que por isso parou de ser trabalhado. Eu não concordei, pois acho que não vender não é sinonimo de ruim. Isso pode no máximo ser dito como não cair no gosto dos demais jogadores, coisa que eu discordei também em relação ao sistema que estava em questão, pois a aceitação dele, pelo que vi na internet e aqui na cidade onde moro, Acaraú, não foi de todo ruim. Ao contrário, foi até bem aceita e o sistema foi jogado.

O que aconteceu para que o sistema aqui, nessa cidade, não fosse mais utilizado foi a preferência da maioria, e principalmente dos GMs, por outros sistemas. Isso por que o número de jogadores na cidade é reduzido e o tempo da maioria deles também é pouco. O que nos leva a ter que escolher entre um ou dois sistemas e deixar o restante de lado.

Como sempre acontece na maioria das discussões, cada um ficou com a sua opnião e ninguém chegou a lugar nenhum. Mas felizmente pra mim, mesmo nesses tipos de discussões eu tiro algo de proveitoso e até gosto dessas discussões, pois me permite tentar encontrar o que realmente a pessoa pensa sobre determinado assunto ou no mínimo descartar algumas hipóteses mal formadas que eu tinha sobre o que a pessoa podia esta achando disso ou daquilo. Como benefício para meu ramo de atuação, Narrador, posso tentar descobrir se o sistema que utilizo realmente esta agrandando ao jogador que comigo discute e  joga.

Quero deixar bem claro que isso são raciocínios meus e para uma formação de um perfil rpgistico que vai interessar somente a mim, para com isso buscar uma melhor forma de narrar. Não se trata da busca pela verdade e nem de traçar o perfil pisicológico de ninguém.

Com essa discussão ficou mais claro pra mim o fato de que um sistema não é bom ou ruim pelo quanto ele vende, mas sim pela melhor forma que ele se encaixa no gosto pessoal de cada um. E que muitos sistemas que não foram campeões de vendas ganharam a classificação de Rpgs Alternativos, que se encaixa melhor no gosto de uma parcela menor de jogadores.

9 pensamentos sobre “O Sistema só é bom se vende muito?

  1. Opá Emilson…
    Lendo todo o texto vi que a pergunta feita no título resume muito bem o que você quis dizer.
    A resposta, para mim, é não. Um sistema pode não ser bem vendido, mas pode ser melhor que muitos que estão no mercado bombando. Assim como pode acontecer o inverso.
    Vide 3D&T. Eu não o acho um bom sistema, mas ele vendeu que nem água no deserto, na época que tinha suporte da Dragão Brasil.
    Acho que o sistema que vende é aquele que tem suporte e divulgação. Se um bom sistema não tem isso, ele vai vender pouco mesmo.

    Esse post no Lote do Betão, traduz muito bem isso. [http://valberto.wordpress.com/2009/09/16/top-100-da-rpg-net/]

    Veja que, dos livros que temos em português, o mais bem colocado é Mutans and Masterminds. Alguém arriscaria dizer que ele é mais bem cotado que D&D? Difícil.

  2. Se um RPG é bem vendido, não quer dizer que ele seja o melhor, e sim porque ele é o mais divulgado. Muitos dos RPGs indies no mercado europeu são excelentes, mas feito para “os amigos e conhecidos”, e boa parte caem no esquecimento dos que não viram… É uma pena. A qualidade de um RPG é medida em depoimentos de fóruns e grupos sociais. Para tirar esse impasse entre você e seu amigo, é só perguntar isso em uma dessas comunidades, aí você verá as respostas heheh

  3. Comparar qualidade pelo número de vendas/pessoas que usam é como dizer que baile funk são melhores que RPG pq para cada jogador de RPG, tem 50 que vão em baile funk

  4. Olá. Eu sou Cochise César e já tentei fazer isso uma vez e não deu certo, mas pode ser que agora dê.

    Quero convidar você a contribuir com um portal colaborativo de RPG. Um lugar onde apareçam só os posts mais importantes, independentemente de quem seja o autor ou em que site ele esteja.

    Uma forma de tornar mais visível o conteúdo importante.

    Para isso é preciso apenas que quando escrever um post importante faça um resumo dele e submeta para nós em http rpgbrasil. co. nr/

    Se quiser apoiar o projeto pode também adiconar nosso banner ao seu site http i33. tinypic.com/2uh20pw. jpg

    Abaixo segue um “release” do RPG Brasil.

    O RPG Brasil é um agregador colaborativo.
    Isso quer dizer que ele é um site “grande”, mas que vive de doações de conteúdo da comunidade. A idéia é que qualquer um possa “doar matérias”, inclusive eu.

    Todos os blogs tem posts relevantes e não relevantes. Agregadores tratam todos da mesma maneira. Colocal todos eles listados lado a lado. Separar os artigos que realmente valem a pena ser lidos dos que não valem é uma tarefa difícil.
    Mas há mais blogs do que se pode acompanhar, (aproximadamente 150) portanto seria necessário uma grande equipe para fazer uma seleção doque realmente importa.
    Agregadores colaborativos partem do princípio da autocensura para resolver esse problema.
    O autor sabe que os comentários que fez sobre as férias não são relevantes para pessoas que não sejam seus amigos. E ele sabe que o review de um jogo ou o novo NPC que criou é.
    A ideia é que ele divulgue seus posts relevantes para a comunidade através desse site. Assim, o melhor conteúdo da blogosfera é indexado aqui.
    Não publicamos aqui matérias completas, apenas chamadas, então o leitor interessado tem que ir ao blog de origem da matéria para lê-la por inteiro.
    Nesse negócio ganha o leitor ganha por ter acesso a um conteúdo filtrado e o autor ganha por aumentar suas visitas e visibilidade

  5. Eu ñ acho q um sistema seja bom pq vende muito, mas acho q se ñ vendeu foi pq ñ fez sucesso… No entanto, existem uns q ñ vendeu pq são fracos mesmo

  6. Opa Oscar.
    [quote]mas acho se ñ vendeu, foi pq ñ fez sucesso[/quote]

    A diferença aqui é simples, no meu ponto de vista. O sistema não precisa fazer sucesso para ser bom.

O que achou desse post?

