[Resgate RSC][D&D] Tabela de Erros Críticos

Acredito já ter deixado claro que sou muito fã de Gurps. E uma das coisas que facilitava muito meu trabalho como mestre em gurps era a tabela de erros críticos durante o combate e a tabela de sucessos decisivos.

O sucesso decisivo durante de combate d D&D é mais do que claro, multiplcar o dano, mas o erro crítico é mais a cargo o mestre. Para ajudar nesse trabalho de complicar a vida do personagem durante o combate por causa de um erro crítico venho nesse artigo apresentar uma tabela de erros críticos para D&D baseado na tabela de Gurps.

TABELA DE ERROS CRÍTICOS

01-04: A arma do personagem perde parte da eficiência de sua lâmina (-2 no dano até ser consertada).

05-06: A arma do personagem perde parte da eficiência no seu balanço (-2 no ataque até ser consertada).

07-08: Sua arma esta presa (uma ação padrão, mais um teste de força para solta-la).

09-10: O personagem fica uma rodada sem enxergar.

11-12: Teste SAB CD 20. Uma falha indica que o personagem fica uma rodada sem enxergar.

13-14: O personagem fica uma rodada sem ouvir direito (teste equilíbrio CD 15, uma falha e o personagem cai).

15-16: Teste SAB CD 20. Uma falha indica que o personagem fica uma rodada sem ouvir (teste equilíbrio CD 15, uma falha e o personagem cai).

17-18: O adversário do personagem ganha um ataque de oportunidade.

19-20: Teste DES CD 20. Uma falha indica que o adversário do personagem ganha um ataque de oportunidade.

21-22: O personagem atingiu a si mesmo causando metade do dano. Se o personagem estiver usando uma arma de ataque a distância ele atingiu um companheiro.

23-24: O personagem torce o tornozelo e perde 1,5m no seu deslocamento (teste cura CD 15, para tratar o tornozelo, em uma ação de rodada completa).

25-26: Teste INT CD 20. Uma falha indica que o personagem torce o tornozelo e perde 1,5m no seu deslocamento (teste cura CD 15, para tratar o tornozelo, em uma ação de rodada completa).

27-28: O personagem machuca o pulso: -1 nos ataques (teste cura CD 15, para tratar o punho, em uma ação de rodada completa).

29-30: Teste CON CD 20. Uma falha indica que o personagem machuca o pulso: -1 nos ataques (teste cura CD 15, para tratar o punho, em uma ação de rodada completa).

31-32: O personagem tem 20% de chance de falhar no seu próximo ataque.

33-34: A armadura do personagem perde parte de sua eficiência (-1 no bônus da CA até ser concertada).

35-38: Você não pode realiza ataques de oportunidade no seu próximo turno.

39-42: Teste DES CD 20. Uma falha indica que o personagem não pode realizar ações de movimento até o final do seu próximo turno.

43-46: O personagem não pode realizar ações de movimento até o final do seu próximo turno.

47-50: O adversário do personagem tem direito a um ataque de agarrar, sem provocar ataques de oportunidade, com um bônus de +4, mesmo que não seja a vez dele.

51-54: O personagem só pode realizar ou a ação de movimento, ou a ação padrão (mas não ataque ou magias).

55-58: O personagem passa a ser ultimo da rodada. Se já for o último ele perde sua próxima ação padrão.

59-62: Teste DES CD 20. Uma falha significa que o personagem derrubou sua arma.

63-66: Você derruba sua arma.

67-68: As presilhas da armadura do personagem se abrem e ela fica como se tivesse sido vestida rapidamente (-1 de bônus na CA e +1 na penalidade por armadura).

69-70: O personagem tem 40% de chance de falhar no seu próximo ataque.

71-72: O personagem causa apenas 50% do dano normal.

73-74: Os adversários do personagem causam 50% de dano a mais durante o próximo turno.

75-76: Teste INT CD 20. Uma falha indica que o personagem torce o joelho e perde 3m do seu deslocamento. (teste cura CD 20, para tratar o joelho, em duas ações de rodada completa).

77-78: O personagem torce o joelho e perde 3m do seu deslocamento. (teste cura CD 20, para tratar o joelho, em duas ações de rodada completa).

79-80: Teste CON CD 20. Uma falha indica que o personagem estirou o ombro: -2 no ataques (teste cura CD 20, para tratar o ombro, em duas ações de rodada completa).

81-82: O personagem atingiu a si mesmo causando dano normal. Se o personagem estiver usando uma arma de ataque a distância ele atingiu um companheiro.

83-84: O personagem perde sua próxima ação padrão.

85-86: O personagem tem -2 no seu próximo ataque.

87-88: O personagem perde seu bônus de FOR (ou DES) no seu próximo ataque.

89-90: O personagem tem -2 no seu próximo ataque e perde seu bônus de FOR (ou DES).

91-92: O personagem tem -2 na CA, até o final de seu próximo turno.

93-94: O personagem perde seu bônus de DES na CA

95-96: O personagem tem -2 na CA e perde seu bônus de DES.

97-100: O personagem tropeça e cai e seu adversário ganha um ataque de oportunidade.

* * *

Espero que essa tabéla ajude em alguma coisa. Até a próxima!

Anúncios

3 pensamentos sobre “[Resgate RSC][D&D] Tabela de Erros Críticos

  1. Tenho uma tabela similar a esta de falhas e acertos críticos personalizados, nos moldes da sua, porém com bem menos opções (apenas 10), mas só isto já foi suficiente para modificar sensivelmente os resultados de várias batalhas. Além de dinamizar o combate, deixa o mestre isento de responsabilidade por resultados inesperados.

  2. Creio que isso deixe o jogo mais ‘vivo’. Deixa de lado aquela questão de errar feio é simplesmente errar feio. Erro crítico deve ser como diz o nome: Crítico… Ficou legal Emilson…

  3. Danielfo: Eu acho que 10 opções são suficientes, porem, coloquei uma tabela maior para q os interessados possam montar sua tabela em cima da q aqui esta. Quase todas as ideias q diminuem o “peso das costas do Narrador”, fazendo com q o jogador ñ tenha motivos pra se sentir prejudicado, é realmente válida. Eu utilizei a tabela na integra quando mestrei D&D 3.5, mas atualmente estou mestrando a edição 4.0, e ainda estou me acostumando com o sistema, pretendendo usar a tabela só mais pra frente.

    Alexandre: Vlw companheiro… Erro crítico tem q ser crítico mesmo.

O que achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s