[Resgate RSC-28/Abr/09]Mestre e as críticas dos jogadores

Discussão Sou defensor de que ao final de cada sessão, Narrador e jogadores, tirem um tempo para conversar sobre o que cada um achou do que jogaram. Principalmente se for a conclusão de uma Aventura ou Campanha.

Hoje tivemos nossa cota de conversa, eu, Alex, Oscar e o Narrador, Wenderson. Falamos sem medo e com bastante liberdade (até por que não sei agir de outra forma), o que nos levou a expor muitas coisas que aconteceram, algumas importantes, outras relevantes e umas puxadas por outras. Mas pensando agora sobre o que escreve em um artigo, me veio a dúvida: Será que os narradores estão prontos para ouvir abertamente o que os jogadores tem a dizer (Os eternos descontentes)? Em determinados momentos da conversa achei que o nosso Narrador Wenderson não estava bem a vontade com o que estava sendo dito. E mais importante ainda: Será que os jogadores estão preparados para criticarem seus mestres/narradores de forma imparcial e sem medo? Sei que essa pergunta varia muito de grupo para grupo e mais ainda de jogador para jogador, mas de uma forma geral eu penso que não. Isso por que as pessoas não sabem ser imparciais, não só no mundo do rpg, assim com não sabem receber críticas.

No caso do nosso grupo em particular, existe ainda o fato de todos os jogadores da mesa serem narradores também, o que nos leva a uma situação de mão dupla. Temos mais propriedade para falar, por causa de nosso conhecimento de causa, mas ao mesmo tempo temos o problemas de as vezes estarmos falando de algo que não somos capazes de realizar em nossas mesas. Isso em alguns casos pode travar as palavras.

Não consigo me ver como alguém que participa de um grupo de rpg e não opinar, com a intenção de conseguir um jogo melhor. Falo muito, mas muito mesmo, e não sei se isso serve de alguma coisa, se o narrador presta atenção no que eu e os outros jogadores dizem, por que escutar os jogadores, as vezes, é admitir que está errado e são poucos os que tem coragem de realizar tal ação. Porém, sei que continuarei falando, até  ter certeza de que não funciona.

7 pensamentos sobre “[Resgate RSC-28/Abr/09]Mestre e as críticas dos jogadores

  1. Pingback: O que nossos parceiros falaram ultimamente? « Rpgvirtual’s Blog

  2. Este tipo de conversa é muito importante, mas deve ter limites. Já vi amizades acabarem por causa do RPG, aquela famosa história de que as pessoas levam o jogo muito a sério.
    Porém este feedback é muito importante para que a campanha flua bem…

  3. durante a mesa de jogo muitos jogadores ficam insatisfeitos com alguns atos que acontecem durante o jogo, e é extremamente necessário que os jogadores opinem para que todos se divirtam mas todos tem que manter a cabeça fria para que ñ aja arrempedimentos de nenhuma parte de ter dito alguma besteira, apesar de que tem pessoas que pau é pedra e morrem dizendo que pedra é pau, pessoas desse tipo é que fica difícil lidar em uma mesa de jogo principalmente se for desmentido pela a maioria ou por todos os demais integrantes, mas o mais importante de que tudo ñ passa de um jogo que a única intenção é de se divertir com os acontecimentos bons ou ruins que acontecem na história!!!!!
    Ex:em um grupo de WOD eu era um granguel(vampiro), e os meus companheiros e eu nos envolvemos em algo que a família estava condenando, e foi libertado um espírito maligno encarnado no corpo da namorada do personagem do grupo, ele me falou que iria assumir toda a culpa pois era a namorada dele, e nos foi incumbido a missão de destruir tal ser, conseguindo encontra-la ele mesmo da um tiro que nenhum ser poderia sobreviver literalmente (17 de dano letal), por ser uma criatua espiritual armas mundanas ñ funcionariam, eu usei minhas garras e causei dano os outros fugiram e fiquei lutando sozinho, meu personagem era mal humorado e teve um dia péssimo mas ele era o único que poderia derrotar a criatura e meu personagem o fez por estar zangado e por querer defender seus amigos e lutou até cair gastou seu ultimo ponto de força de vontade na esperançs da criatura cair mas foi em vão fui derrotado e morri, essa foi a cena mais marcante para mim meu personagem fez tudo que ele acredita sendo zangado,mas leal, e morreu defendendo seus amigos ñ precisei ser o fodão para me sentir bem e foi a melhor cena que eu fiz até hoje apesar da criatura ser indestrutível!!!!
    eu gosto de ver como as cenas ficam e ñ quando elas acontecem!!!!

  4. em resumo tudo é uma questão de ponto de vistaos narradores tem que ouvir com certeza, mas são muito exigentes e ñ procuram ver como ficariam no final, só querem ser os fodão e aí ñ dá principalmente se ñ fazem por onde!!!!!

  5. Olá!
    Foi por causa de conversas deste tipo que agora penso que sou um bom narrador. Agora, sempre que possível, tento conversar sobre o RPG.

    Até and Bye…

  6. Ilustro com um exemplo pessoal: após uma mesa de Transhuman Space, um jogador, que deliberadamente escolheu um inimigo -30, após manipulações minhas, acabou com um implante na cabeça que permitia aos seus inimigos controla-lo remotamente. Explico: após aceitar um arquivo onde supostamente havia códigos de uma conta bancária, o arquivo instalou um trojan no computador pessoal do personagem, o que permitiu aos seus inimigos segui-lo e encurrala-lo. Uma medida relativamente simples mas que me rendeu críticas pelo resto da mesa, pois, segundo ele, eu não o deixava mais “livre” pra fazer o que quiser. Relevei a crítica, mas depois disso, penso que algumas críticas dos jogadores procedem, e outras são mais frustrações dos personagens do que críticas: afinal, se as coisas não deram certo ou por incompetência do jogador ou azar nos dados, o mestre não pode ser acusado de ter narrado uma partida ruim.

  7. Acho q as discussoes pós narrativa sao imprescindíveis. E as críticas sao devidamente válidas se forem construtivas. Todos tendem a crescer, principalmente o narrador.

O que achou desse post?

