[Opnião Pessoal] No que estou pensando atualmente sobre RPG

Faz bastante tempo que não escrevo um post de cunho pessoal. Porém, não estou falando de vida pessoal ou algo parecido, estou falando de opnião pessoal. Nesse momento estou pensando em algo e nada de brilhante me vem a mente. Sendo assim vou escrever sobre o que esta a minha volta atualmente e aquilo que eu desejo ser possivel um dia.

Atualmente estou mestrando D&D 4E, lendo bastante sobre isso e tenho que confessar que estou bastante satisfeito com o sistema. Como quase sempre acontece com o lançamento de uma nova edição, tive que renovar os meus livros e tentar passar adiante os livros antigos. Isso não é uma regra, mas para pessoas de poucos recursos como eu, é uma necessidade. Essa atitude também teve como motivo a questão de eu não ter sido um dos maiores fãs do D&D 3.x. Sempre o achei um bom sistema, mas não completo pra mim. O que aconteceu com a quarta edição, foi a alteração de vários pontos que me incomodavam na edição anterior.

Nesse momento também vivemos a expectativa pela chegada do Gurps 4 Edição e pelo que tudo indica esse sistema vem pelo menos pra incomodar os dominantes, porém, essa é o que eu penso. Alem disso, penso também, como quando estava conversando com um amigo pelo MSN, de acordo com o que vi no Gurps lite e no que li na internet, se a nova ediçao de continuar nessa linha , em relação as regras, as novidades não serão tão bombasticas quanto o proprio fato do lançamento ter demorado tanto e chegar num momento, aparentemente, mais adequado.

Mas acima disso eu ainda acho que Gurps tem que ser no minimo respeitado, pois trás uma idéia que tem muitos benefícios para o narrador e para a campanha em si. Vejo Gurps como uma ferramenta que proporciona uma lirbedade diferente. Pra falar de uma maneira mais adequada, eu acho que Gurps facilidade a aplicação dessa liberdade, pois o rpg em si não deve limitar niguém. O limite se encontra apenas na mente das pessoas e na falta de coragem de desenvolver algo mais elaborado.

Numa analise mais geral Gurps vem pelo menos pra somar. Trazer mais opções de escolha em relação a sistemas. Por que no “mundo” rpgistico quan mais opções tivermos melhor, pois o importante é que cada vez mais pessoas joguem, assim como um amigo meu disse uma vez: :”Jogue o que jogar, jogue RPG…”

E por enquanto é apenas isso. Até a próxima!

5 pensamentos sobre “[Opnião Pessoal] No que estou pensando atualmente sobre RPG

  1. Oia só… Refletindo sobre a vida e sistemas de RPG…
    Espero que você possa voltar a criar material em breve… O ZN tá passando muito tempo parado.

    Até

  2. Fala companheiro. Vlw pelo comentario em nosso blog, que anda fraquinho de atualizações e de comentarios, mas que mantem uma boa média de visualizações/dia. Só faltou vc falar do tema do post, to axando q tu naum leu.. hehe…

    quanto a falta de atualização vai demorar para normalizar, mas mesmo assim naum vai ficar tao ruim. Pra um blogueiro solitario to tentando manter a media de um post por semana, so q as vezes naum dá….

    Mas a gente continua na luta. Até a próxima!

  3. Li sim… Não quis comentar, mas por nada…

    Acho que GURPS não vai vir pra tirar espaço de D&D, mas acho que as outras linhas da Devir e da Jambô vão perder um pouco dos seus consumidores.
    O modelo genérico de GURPS vem para preencher um espaço em branco no Brasil. Mesmo que M&M seja de fácil adaptação, GURPS tem a vantagem de não precisar de alteração. Acho que isso vai fazer com que alguns jogadores voltem a jogá-lo e a consumir os materiais que sairem para GURPS [que eu acredito que não seja muito]…

  4. É sempre bom um novo sistema em português. Ficar só de D&D, d20 (e suas variações) e Vampiro não pareceria mais a melhor aposta.

    Não sou fã de GURPS. Sou um dos acha as regras excessivas. Até o Mini-GURPS eu via como “regroso” demais. Perdi a paciência para picotar regras que não quero. Bem mais fácil pegar um sistema simples desde o início.

    Mas acho muito importante o GURPS estar em português. Se as demais previsões das editoras se cumprirem, este será o ano das opções, da variedade. Precisamos disto. Sempre.

  5. Olá Camilo. Desde já obg pela sua participação em nosso blog.

    Penso muito parecido com vc, o importante é termos opções. Quanto mais opções tivermos, mais sitemas conheceremos e poderemos afirmar com certeza qual o nosso sistema preferido. Naum adianta nada dizer q gostamos de algo se naum temos escolhas.

    Mais uma vez obrigado e ate a proxima…

O que achou desse post?

