[Resgate RSC] Vamos Falar de Personagens

Eu sou o tipo de jogador que tenta conseguir o máximo de Habilidades possíveis para os meus personagens (mas quem não é?), porém, ao mesmo tempo tento coseguir para eles história, background, personalidade, manias, alegrias, tristezas, objetivos, sonhos, e por que não, reconhecimento.

Mas esse reconhecimento não diz respeito a conseguir vantagens para o meu personagem, trata-se de formar mais contexto para ele. Ou seja, se ele já tiver um certo reconhecimento em seu background, de acordo com as vantagens, desvantagens e tipo de personagem escolhido, já existirá um gancho que o narrador/mestre poderá utilizar.

Essa ajuda para o mestre ficou evidente com dois de meus personagens. Um em Gurps, com o GM Alexandre, e o outro em uma aventura de  ACN, com o Narrador Wenderson. Nenhum dos dois teve dificuldades de encaixar meu personagem na historia que eles estavam fazendo, até mesmo ajudou.

O problema é que depois que a aventura começa, os backgrounds parecem ser esquecidos. Confesso que, como narrador,  também cometo essa falha. Só que mesmo assim, isso não deixa de ser frustrante. É muito desmotivador você ver seu trabalho, a sua criação para o seu personagem ser ignorada ou, quando melhor, utilizada como um simples gancho, e só. Sei que é dificil fazer mais que isso, mas será que não tem como melhorar?

Eu já cheguei a pensar em não fazer mais os backgrounds e os detalhes que eu criava para os meus personagens. Algumas vezes cheguei mesmo a não fazer isso, mas eu não sei jogar assim. Não consigo criar um personagem apenas com números. E sou um dos maiores defensores de que não precisamos jogar WoD para fazermos personagens com background, personalidade e interpretativos.

Por isso e muito mais, vamos fazer personagens e não apenas preencher fichas.

E narradores-mestre-GM-DM-e-seja-mais-lá-o-que-for, vamos valorizar mais os backgrounds dos personagens. Fazer valer a pena o trabalho desevolvido pelos jogadores.

O que achou desse post?

