[Resgate RSC] Discussões em Mesas de Rpgs

Nas últimas sessões de rpg aqui em Acaraú tenho percebido certas alterações de humor durante a apresentação das opiniões dos jogadores e do mestre/narrador. Em ambos os casos o pivô da discussão foi o mesmo jogador.

Antes de continuar o assunto, tenho que confessar que sou daqueles mestre/jogador que perde fácil o controle. Quanto mais certo acho que estou, mais rápido fico irritado. Mas deixarei para falar sobre mim em outra oportunidade.

No primeiro caso, no grupo de D&D, o motivo foi a tendência – Neutro e Bom. O DM retirou 500 pontos de XP por não concordar com a conduta do personagem. O personagem não disse as autoridades o que sabia sobre um possível assassino e o DM achou que ele deveria ter dito, devido a tendência. O motivo, penso eu, para o jogador não falar nada sobre o assassino foi pra não comprometer o grupo, já que estavamos mentindo para autoridade desde o começo e dizer a verdade sobre o possivel assassino desmentiria o que estávamos dizendo antes sobre outro assunto. Concordei com o narrador de inicio e ainda apresentei outra ação de não demonstração de bondade. Porém, outro jogador intercedeu por quem estava perdendo os pontos de Xp, dizendo que ele ficou na cidade para reparar um pouco o problema, ajudando a capiturar o tal assassino. O DM voltou atrás e não retirou os pontos.

Na segunda situação, em outra sessão e outro sistema, o mesmo jogador, participou de outra discussão acalorada, mas essa eu não presenciei e só ouvi uma versão. Segundo o jogador em questão, o qual ouvi, a única reclamação dele foi por não ter podido se defender durante a cena.

O mais importante disso tudo é que as duas discussões, a que presenciei e a que ouvi o relato, chegou a momentos de irritação, por ambas as partes. Isso me faz pensar se estamos agindo normais ou se os nervos estão alterados? Pra felicidade de todos, em ambos os caso não teve consequencias que prejudicasse os grupos. Porém, o ponto chave da questão: e quando essas discussões atrapalham o bom relacionamento dos membros do grupo? E quando o grupo termina por causa de uma dessas discussões? O que me faz lembra de outro caso.

O mesmo jogador das discussões anteriores (pode até parecer que estou perseguindo o rapaz, mas não é isso, simplesmente são os casos que estou conseguindo me lembrar no momento), ele discutiu com um companheiro de grupo, que levou ao fim do grupo. O motivo, se me recordo bem, foi por causa de um ter palpitado sobre um talento do outro e iniciar uma discordância.

Finalizo este artigo tentando encontrar uma solução para essas situações, se é que existe. O que fazer para evitar maiores consequencias, quando essas discussões começam? Que não digam que só parando de conversar no final da sessão.

Acho que as opiniões devem sempre ser apresentadas, ao narrador/mestre e aos outros jogadores. Mas quando as coisas começarem a esquentar, ambos os lados, com a ajuda dos outros membros do grupo que não estejam na discussão, devem parar, esfriam as cabeças e deixarem para conversar depois, com mais calma, se possível.

3 pensamentos sobre “[Resgate RSC] Discussões em Mesas de Rpgs

  1. Discussões vão sempre existir. O único problema que tenho visto [ou ouvido falar] recentemente é até onde vai cada discussão dessas. Na sessão de ontem, um jogador discutiu com o mestre por não ter tido a chance de ver algo realmente muito difícil de ter visto. Terminou que ambos [o jogador em questão e o mestre] ficaram meio emburrados [o mestre menos, pois os outros jogadores não deixaram a peteca cair].

    Sinceramente acho que esse jogador que sempre discute [e não é perseguição com o rapaz] deveria rever alguns de seus conceitos e aceitar a palavra do mestre numa mesa de RPG. Se mesmo ele tendo razão, não mudou a opinião do mestre, que ele deixe pra reclamar depois da sessão, pois o mestre deve ter algum plano em mente para seguir esse caminho. Afinal, para que serve a “regra de ouro”?

  2. É triste mesmo quando essas coisas acontecem. Já acabamos algumas campanhas e tive de sacar alguns jogadores-problema pra outras mais legais não acabarem. Não sei bem se tem solução pra isso – em qualquer “esporte coletivo”, rolam brigas assim. =/

  3. È mei dificio enferntar situações deste tipo em uma mesa de RPG com Jogadores e GM de cabeça quente. Concordo com você Emilso, acho que sempre o melhor caminho é esfriar a cabeça e depois sentar todos os jogadores pertencentes ao grupo e entrar em um acordo onde ambas as partes irão seder !

O que achou desse post?

