Sou Fã de Gurps, Mas jogo D&D!

Não conto as vezes em que já li discussões sobre qual o melhor sistema. E muitas dessas discussões envolvem principalmente Gurps e D&D. Isso não significa que Gurps tenha força comercial para disputar com D&D, mas que isso se deve ao fato de Gurps ser o sistema que mais gosto e por isso presto mais atenção quando ele está envolvido na discussão.

Eu não entendo como existe tanto jogador que prega a segregação dos jogadores de diferentes sistemas e insistem em dizer que um é melhor do que o outro. Sempre tento adivinhar, e se, essa situação vai mudar. As pessoas as vezes esquecem que o gosto individual de cada um influência na decisão de cada um na hora de escolher o melhor sistema de regra para se jogar. Pois um sistema ser mais vendido não significa que ele seja obrigatoriamente o melhor, mas que é o mais viável comercialmente.

Quando dizem que D&D é melhor do que Gurps, poucas vezes vejo alguém dizer o porquê, e mesmo quando explicam, na maioria das vezes dificilmente concordo com o exposto. O mesmo vale para quando dizem que Gurps é melhor do que D&D. Longe de mim querer tirar os méritos de D&D, já que hoje ele leva uma considerável vantagem sobre Gurps, quando analizamos a quantidade de material vendido e a manifestação dos jogadores desse sistema (que não são poucos). Porém, Gurps não está morto, principalmente se prestarmos atenção no mercado internacional. Os jogadores que gostam do sistema podem ter reduzido com o passar do tempo, mas os remanecentes ainda são bastantes e merecem respeito.

Comecei a jogar Rpg em junho de 2000, com o antigo AD&D. Algum tempo depois mudei para Gurps e me mantive com ele até o lançamento do D&D 3.5, que acredito ter sido em meados de 2004. Como sempre aconteceu comigo, gosto de conhecer coisas novas, e com D&D não foi diferente e quando quero conhecer um novo sistema tenho que mestrar, assim mudei para D&D. Para pode mestrar tive que me aprofundar nas regras e isso me fez perceber que D&D tinha (e tem) um bom sistema de regras, mesmo que diferente de Gurps. Joguei D&D até recentemente, dividindo esse tempo com nWoD, Daemon e o próprio Gurps.

Há mais ou menos um mês voltei de vez para Gurps, pois percebi que esse é o sistema que melhor se adequa as minhas necessidades. Apesar das fortes críticas em cima de Gurps, – onde muitos afirmam que este sistema é somente regras – vejo nessa afirmação um dos prinicipais motivos que me levam a gostar tanto do sistema. Eu me sinto mais seguro em mestrar quando sei que o sistema vai me dar suporte e reduzir ao máximo a possibilidade de os jogadores me questionarem sobre o funcionamento de determinada regra. O que comigo acontecia com mais frenquência em D&D do que em Gurps.

Em resumo o que estou tentando dizer é que ambos os sistemas são bons. O que acontece é que determinados jogadores gostam de um e não gostam do outro, mas isso não significa que um seja melhor do que outro.

Vários outros sistemas também tem suas qualidades e cumprem bem aquilo para que se propõem. 3D&T se apresenta como um sistema simples e para super personagens. Daemon e WoD são sistemas profundos, carregados de emoções, criaturas sobrenaturais e regras simples. Shadowrun mistura magia e tecnologia em um futuro dominado por megacorporações. Gups tem como objetivo cobrir o máximo de situações com suas regras. E D&D é para ser um sistema de heróis medievais com combates estratégicos. Vários outros sistemas tem seus méritos (não dá pra falar de todos), com regras próprias e bem elaboradas e com tudo isso acredito que todos cumprem bem os seus papéis.

Sem mais para dizer, encerro esse artigo com a afirmação de que sou fã de Gurps e gosto muito de jogar D&D, e pergunto: Por causa disso sou alguma aberração rpgistica?

5 pensamentos sobre “Sou Fã de Gurps, Mas jogo D&D!

  1. Aberração rpgistica? Interessante…
    Isso acontece em qualquer lugar onde se tenha jogadores de RPG. As regras de Gurps são o maior atrativo do sistema na sua opinião (e analisando a sua observação, creio que seja a melhor maneira de se defender), mas na minha também. As regras de Gurps não deixam brechas para que ninguém as questione. Eu sou muito fã de Gurps, mas jogo qualquer coisa que tiver, pelo simples motivo de que só aceito críticas de quem conhece o que está criticando…

  2. GURPS Holy Day é essa semana, galera!

    Quanto ao post, acho que gostar de mais de um sistema é uma “vantagem”, não o contrário.

  3. Boa matéria. Cada um no seu quadrado ou hexágono.

    Gilson, que joga DeD, prefere Gurps e está fazendo uma coisa

  4. Pelo fato de já ter jogado muito dos 2, acho que cada um tem suas vantagens, mas creio que no dentro do contexto em que se propoe. D&D é melhor

O que achou desse post?

