Fazendo uma limpeza nas pastas existentes no meu computador, me deparei com as duas revistas da Iniciativa 4E (para a maioria pode ser notícia velha, mas pra mim, que estava enclasurado no mundo de Ragnarok, ainda é novidade, mesmo tendo baixando as revistas a muito tempo). A idéia é bem interessante e surgiu da mente de Daniel Anand, do blog Rolando 20, rapidamente aceita por outros. A primeira diretriz da iniciativa é: Nós, membros da Iniciativa 4e, temos o principal objetivo criar e divulgar material criado e desenvolvido para o jogo de RPG Dungeons & Dragons, 4ª edição, em Português.
Para mais detalhes sobre o assunto acesse http://www.rolando20.com.br/iniciativa-4e/. Mas se você pensou que o artigo era só pra dizer isso, se enganou.
Mesmo não fazendo parte do grupo da Iniciativa 4E, também resolvi escrever alguma coisa ligada aos temas propostos (espero que isso não gere processo). O primeiro tema foi Água. Apesar de não ter a mesma capacidade para escreve e criar dos companheiros que fazem parte da Iniciativa, gostei tanto da idéia, que vou me arriscar mesmo assim.
ÁGUA
Para esse tema criei um item, um gancho e um ritual. Sei que pode parecer demais, mas as idéia foram surgindo (se bem que no gancho não tive que pensar muito) e acabei escrevendo. Mesmo assim foi pouco texto. Sem mais enrrolação, vamos ver como ficou.
-ITEM: Armadura de Água Negra
Historia – As propriedades mágicas que criam essas armadura foram desenvolvidas por uma raça a muito esquecida. Escritos traduzidos de um idioma antigo, descreve o item como a proteção definitiva contra os inimigos dessa raça. Foram encontrados apenas tomos com o ritual necessário para criar a armadura e ainda não conseguiram realizar tal ritual. Sábios acreditam que seja algo mal traduzido no ritual que impede sua realização. Porém existe notícia de que um exemplar desse item pode ser encontrado e expedições já começam a ser criadas para irem em busca da a Armadura.
ARMADURA DE ÁGUA NEGRA Nível 5+
Uma Armadura Negra e sua superfície parece está em constante movimento, como se fosse coberta de água.
Nível 5 +1 1.000 PO Nível 20 +4 125.000 PO
Nível 10 +2 5.000 PO Nível 25 +5 625.000 PO
Nível 15 +3 25.000 PO Nível 30 +6 3.125.000 PO
Armadura: Brunea, Placa
Melhoria: CA
Propriedade: Fornece um bônus de item no Reflexo contra a Manobra Agarrar igual ao seu bônus de melhoria.
Poder (Encontro) Interrupção Imediata. O usuário pode ativar esse poder ao ser atingido por um ataque com a palavra-chave flamejante. O personagem recebe +2 de bônus de poder na CA e Reflexos até o começo do seu próximo turno contra ataques flamejantes.
Nível 15 ou 20: Recebe +3 de bônus de poder.
Nível 25 ou 30: Recebe +4 de bônus de poder.
-GANCHO: A Busca Pela Armadura de Água Negra
- Os personagens recebem a missão de encontrar a Armadura de Água Negra, que se encontra no Templo de Kalipdra, a Deusa das Águas (Ou outra Divindade das Águas de seu cenário).
- O Guardião da Armadura é um Onda do Caos, criado por Daniel Anand, do Rolando20 (http://www.rolando20.com.br/iniciativa-4e-onda-do-caos/).
- O último desafio antes do confronto final com o Guardião da Armadura é o “Encontro Molhado” criado por Jefferson Véxo, do Tomo4E ( http://www.tomo4e.com.br/2009/01/09/iniciativa-4e-encontro-molhado/ ).
PS: Alem dos links é possivel encontrar as informções acima nas revistas da Iniciativa. Que podem ser baixadas no link http://d3system.com.br/category/downloads/revista-da-iniciativa/.
-RITUAL: Encontrar Água
Seguindo seus instintos, você se ergue e começa a caminhar em direção ao Oeste, dez minutos depois é possível avistar água.
Nível: 2 Custo dos Componentes: 50 po
Categoria: Exploração Preço de Mercado: 200 po
Execução: 5 minutos Perícia-Chave: Natureza
Duração: 10 minutos
Com a realização desse ritual o personagem determinar a direção e distância da fonte significativa de água mais próxima, desde que este esteja dentro do alcance definido pelo resultado do teste de Natureza. Esse ritual não pode ser utilizado para localizar criaturas elementais do tipo água.
Resultado do Teste de Natureza Alcance
9 ou menos 100 metros
10-19 500 metros
20-29 1 km
30-39 3 km
40 ou mais 5 km
Muito bom, mas eu colocaria um bônus maior de CA, acho que +2 tá pouco para defesa contra um único tipo de dano. Talvez ela tenha, permanente, uma redução de dano contra flamejante por exemplo (redução 5), pois podem existir ataques flamejantes que não sejam contra CA ou Reflexos.
Mas ficou legal, gostei do ritual também.
Olá! Olha, a Iniciativa 4E foi tão bem sucedida que gerou duas outras Iniciativas: a Iniciativa M&M, e a Iniciativa 3D&T Alpha da qual eu faço parte!
Bacana a Armadura e o Ritual. Tem esse link para o Encontro Molhado do Tomo 4E:
http://www.tomo4e.com.br/2009/01/09/iniciativa-4e-encontro-molhado/
Eu consegui acessar, vê se serve.
Abraços!
Isso é que é iniciativa! =D
Ficou muito bacana, esse ritual inclusive pode servir bem pra jogos como Dark Sun!